Bem-Estar

Audição canina: como os cachorros escutam?

Publicado em 24 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

A situação é familiar para muitos tutores: basta um cachorro latindo a quilômetros de distância que o pet logo começa a “responder”. De fato, a audição canina é bastante aguçada!

audicao canina pet

Alguns estudos, inclusive, mostram que os cães são capazes de escutar barulhos a uma distância até quatro vezes maior do que nós conseguimos ouvir. Ficou curioso para saber mais?

Aparelho auditivo: como é a audição canina?

Ao menos no que diz respeito à parte interna, o aparelho auditivo canino é muito parecido com o nosso.

Isto é, assim como a gente, os cães também contam com tímpano e um conjunto de ossículos que vibram, enviando sinais ao nervo auditivo.

Mas, apesar da semelhança anatômica interna, a audição canina é bem mais aguçada: enquanto nós somos capazes de captar vibrações entre 20 e 20.000 hertz, os cães as captam entre 15 e 40.000 hertz.

O que a ciência diz?

Segundo a ciência, uma das explicações para essa habilidade está na orelha externa dos cachorros. Isso mesmo! Mais do que um “acessório” de fofura, ela é uma verdadeira máquina de captar sons.

Para tanto, a orelha canina conta com cerca de 18 músculos que permitem ao cachorro movimentá-la até encontrar a melhor posição para captar sons.

Além disso, estudos também sugerem que o aparelho auditivo canino seja capaz de filtrar os sons mais relevantes.

É verdade que existe uma frequência sonora audível apenas para os cães?

Sim! Como visto acima, a audição de cachorros vs seres humanos é diferente, sendo que a dos cães é bem mais abrangente.

Isso significa que, a partir de 20.000 Hz (sons muito agudos), nós não ouvimos nada. Já seu filho de quatro patas pode não só ouvir, como ficar muito incomodado com o barulho.

audicao caes

E por falar em incômodo, você já parou para pensar que, por causa da audição aguçada, alguns barulhos do dia a dia podem ser o suficiente para causar mal-estar no pet?

Lembrando que, dependendo da proximidade e da intensidade do barulho, ele pode causar danos físicos ao aparelho auditivo do pet. Já sons mais distantes, também podem causar danos psicológicos, provocando medo, irritação ou agitação.

Cuidados com a audição canina

A exposição contínua ou repentina a barulhos muito altos é um dos fatores que podem contribuir para a perda gradativa da audição nos cães. No entanto, o mais comum é que a surdez canina seja causada pela complicação de doenças, como otites não tratadas.

Por isso, tome cuidado para não deixar as orelhas do pet molhadas e procure analisá-las de tempos em tempos.

Caso o pet apresente algum sintoma, como odor anormal na região ou chacoalhar de cabeça constante, procure imediatamente um veterinário!

Fique atento às mudanças na audição dos animais!

Vale destacar também que outras doenças, como síndrome de Cushing, cinomose, traumas na orelha ou na cabeça. Além do uso indiscriminado de medicamentos também podem levar à perda da sensibilidade auditiva dos cães.

Por isso, o ideal é levar o seu amigo para um check-up ao menos uma vez por ano!

Quanto à perda da audição canina em si, o médico veterinário da Petz, Dr. Manrique Cardoso de Andres, diz que alguns sinais indicam que o cachorro não está ouvindo bem.

“Quando passam a não reconhecer sons com os quais eram habituados, como quando toca a campainha ou o telefone, quando o tutor chama o pet pelo nome e ele não responde, quando alguns brinquedos com som não são percebidos”, enumera o especialista.

Sempre procure um profissional

Ainda segundo o veterinário, no Brasil, não é tão comum realizar exames de audiometria em cães e gatos, para avaliar o grau de audição. Além disso, não existe cura para a surdez canina congênita ou causada pela idade.

audicao canina

No entanto, com algumas mudanças na rotina do pet, é possível recuperar a qualidade de vida dele. Por isso, não descuide e faça sempre o acompanhamento da saúde do seu amigo com um veterinário!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog