Cachorro de pelo longo: 6 cuidados com os pets peludos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 18, 2021

Cães
Cachorro de pelo longo: 6 cuidados com os pets peludos!
Tempo de leitura: 4 minutos

Cachorros são conhecidos por sua energia, sua lealdade, e por serem muito fofos. Claro, os pelos ajudam no quesito fofura, deixando nossos filhos de quatro patas ainda mais irresistíveis!

Mas, além de bonitos, os pelos são importantes para a saúde do cachorro, ajudando no controle da temperatura corporal, na proteção contra raios solares, entre outras funções e necessitam de atenção especial, independentemente de ser um cachorro de pelo longo ou curto.

A falta de cuidados com os pelos dos cachorros pode resultar em dermatites, infecções e outros problemas. Por isso, fique atento em 6 cuidados que preparamos especialmente para cachorros de pelagem longa, uma das mais complicadas!

1. Banhos: saúde e higiene

Os banhos são importantes para todos os pets. Porém, para cachorros de pelo longo, esse cuidado é essencial! O ideal é que seu cãozinho tome banho todas as semanas, e, de preferência, com profissionais qualificados.

Outro ponto importante é se atentar aos produtos usados no hora do banho, utilizando somente shampoos e condicionadores adequados para a hidratação do cachorro. Isso vai dar a dose exata de nutrição que os pelos precisam, deixando-os fortes e brilhantes.

Assim, o cachorro e o tutor vão sofrer menos com as temidas quedas de pelo e o pet ficará limpo e cheiroso por mais tempo.

2. Atenção na hora de secar!

Cachorros de pelo longo também precisam de cuidado na hora da secagem. Isso vale tanto para o banho como para aqueles momentos em que o pet se molha ao brincar. É claro que está permitido deixar seu filho de quatro patas correr livremente pelo quintal, tomar um pouco de chuva ou mesmo nadar em piscinas com água tratada para ele.

Mas, no fim da brincadeira, é importante secar bem os pelos do pet para evitar dermatites, alergias e irritações.

O mesmo vale para os banhos no companheiro peludo. Para garantir uma secagem completa, é fundamental usar secadores. Nesse sentido, os melhores são os mais potentes e silenciosos de uso profissional, encontrados em pet shops de qualidade, como os centros de estética da Petz.

Já, se você for dar banho em casa, o secador normal pode ser utilizado, mas tenha muito cuidado para não queimar a pele do pet ou deixá-lo estressado. Aprenda também sobre os melhores penteados para cachorro.

3. Escovação: um cuidado diário

A escovação é outro cuidado essencial para cachorros de pelo longo! Isso evita que os pelos embaracem e enrosquem, gerando incômodo para o pet. Lembre-se que ele pode até mesmo desenvolver doenças por conta disso! “Deixar de escovar predispõe o cão à formação de nós, o que pode causar dermatites”, explica a médica veterinária da Petz, Dra. Sheila Martins.

Além disso, a escovação auxilia a retirar os pelos mortos e outras sujeiras. Isto é, além de ficar mais bonito, o cão ainda deixa menos pelos pela casa. “O ideal é que a escovação seja realizada diariamente, com ajuda de escova própria para cães de pelo longo” complementa a veterinária.

4. Alimentação: cuidado de dentro para fora

A nutrição é um ponto chave quando o assunto é pelos de cachorro! Uma alimentação equilibrada, com a quantidade adequada de nutrientes e vitaminas, vai deixar os pelos do seu pet irresistíveis!

Por outro lado, alguns dos primeiros sinais que algo não vai bem com a saúde do pet aparecem na pelagem. Pelos fracos, caindo e sem brilho podem indicar que o cachorro não está se nutrindo da maneira correta.

Procure sempre um veterinário para encontrar uma dieta que garanta os nutrientes essenciais para seu cachorro peludo. Ah, e não se esqueça: a hidratação também é essencial para a saúde do pet, especialmente em dias mais quentes. Por isso, deixe sempre um bebedouro com água fresca e limpa à disposição dele.

5. Prevenção contra os ectoparasitas!

A prevenção contra ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, deve acontecer regularmente em todos os pets, independentemente do tamanho do pelo. No entanto, cachorros de pelo longo merecem maior atenção, pois é mais difícil identificar os parasitas neles.

Vale lembrar que, além de causar muito incômodo, carrapatos e pulgas transmitem doenças graves. A melhor maneira de evitar que seu amigo seja infectado por parasitas é utilizando métodos seguros de prevenção, como coleiras e comprimidos antipulgas. O médico-veterinário também deve ser consultado, para garantir o melhor para a saúde de seu pet.

6. Verão: cuidado redobrado

O verão é a estação favorita de muitos, especialmente de quem adora praia, parques e a vida ao ar livre. Nossos amigos peludos também adoram essa época, quando podem brincar e relaxar livremente. Mas é necessário muito cuidado nessa época.

Alguns cachorros de pelo longo podem sofrer com o calor dos dias mais quentes, transpirando muito. Com isso, podem sofrer com dermatites e alergias. Assim, é recomendado buscar um pet shop de confiança e realizar uma tosa adequada para a estação mais quente do ano.

Mas cuidado: com menos pelo, o pet fica mais exposto aos raios solares, que podem queimar a pele do seu amigo. Evite levar o cachorro para passear nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h.

Outra dica é utilizar protetores solares desenvolvidos para cachorros, que podem ser encontrados em pet shops modernos e bem equipados, como a Petz.

Com essas dicas sobre cachorro de pelo longo, fica muito mais fácil cuidar da saúde de seu filho de quatro patas, não acha? E você, possui algum cuidado especial? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *