Cães

Cachorro de pelo longo: aprenda tudo aqui!

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Tem cachorro de pelo longo por aí que possui uma cabeleira de dar inveja em qualquer blogueira! Com pelagem sedosa e brilhante, muitas raças — e até mesmo alguns cães sem raça definida — chamam a atenção por onde passam.

caes de pelo longo

Os cachorros são conhecidos por sua energia, sua lealdade, e por serem muito fofos. Claro, os pelos ajudam no quesito fofura, deixando nossos filhos de quatro patas ainda mais irresistíveis! Vamos conhecer algumas raças de cachorro de pelo longo?

Raças “peludonas” mais comuns no Brasil

Além de bonitos, os pelos são importantes para a saúde do cachorro, ajudando no controle da temperatura corporal, na proteção contra raios solares, entre outras funções. Ele necessita de atenção especial, independentemente de ser um cachorro de pelo longo ou curto.

Se o tutor escolher uma raça que possui pelos longos, deve saber que muitos cuidados adicionais são importantes para mantê-los saudáveis para continuar a manter sua função é proteger o animal. Veja quais são as raças de cão de pelo longo mais comuns no Brasil:

  • Spitz Alemão: um dos tipos de cachorro peludo mais querido no país. De pequeno porte, muito companheiro e um pouquinho barulhento;
  • Lhasa Apso: o cachorro do Cebolinha, da Turma da Mônica, é um cão agitado e que precisa de cuidados especiais com a coluna e os membros;
  • Husky Siberiano: essa raça de cachorro grande e peludo vem ganhando destaque devido aos vídeos na internet mostrando o quanto são falantes!
  • Golden Retriever: esse manso e inteligente cachorro de pelo longo é um dos mais criados no mundo todo por ser companheiro e brincalhão;
  • Shih-tzu: esse pequeno “cãopanheiro” tem a pelagem bem comprida e adora fazer mil penteados diferentes.

Cuidados com a pelagem exuberante desses cães

O cachorro de pelo longo possui algumas necessidades que o cão de pelo curto não tem. É um trabalho a mais, mas que vale a pena depois de finalizado. Lembre-se de sempre usar produtos de uso veterinário de qualidade, caso realize os cuidados em casa.

Se for o caso de levar o peludo para ter esses cuidados em locais especializados em banho e tosa, procure obter referências do lugar e visite-o um dia para ver como os animais são tratados e se existem rotas de fuga. Todo cuidado é pouco.

Banhos: saúde e higiene

Os banhos são importantes para todos os pets. Porém, para cachorros de pelo longo, esse cuidado é essencial! Os produtos usados na hora do banho são os shampoos e condicionadores adequados para a hidratação e maciez de sua pelagem.

Isso vai dar a dose exata de nutrição que os pelos precisam, deixando-os fortes e brilhantes. O intervalo entre os banhos é variado e depende do quanto o pet se suja, de quanto seu cheiro incomoda o tutor e de quanto ele produz nós nos pelos. Assim, ele pode tomar banhos semanais, quinzenais ou mensais.

tipos de pelos de cachorro longos

Atenção na hora de secar!

Todos os tipos de cachorro peludo precisam de muito cuidado na hora da secagem. Isso vale tanto para o banho quanto para aqueles momentos em que o pet se molha ao brincar.

É claro que está permitido deixar seu filho de quatro patas correr livremente pelo quintal, tomar um pouco de chuva ou mesmo nadar em piscinas com água tratada para ele. No fim da brincadeira, é importante secar bem os pelos do pet para evitar dermatites, alergias e irritações.

O mesmo vale para os banhos no companheiro peludo. Para garantir uma secagem completa, é fundamental usar secadores. Nesse sentido, os melhores são os mais potentes e silenciosos de uso profissional, encontrados em pet shops de qualidade, como os centros de estética da Petz.

Se você for dar o banho em casa, o secador normal pode ser utilizado, mas tenha muito cuidado para não queimar a pele do pet ou deixá-lo estressado. O ideal é acostumá-lo ao barulho do secador muito antes de secá-lo.

Escovação: um cuidado diário

A escovação é outro cuidado essencial para os cachorros de pelo longo! Isso evita que os pelos embaracem e enrosquem, gerando incômodo para o pet. Lembre-se de que ele pode até mesmo desenvolver doenças por conta disso.

“Deixar de escovar predispõe o cão à formação de nós, o que pode causar dermatites”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Sheila Martins. Além disso, a escovação auxilia a retirar os pelos mortos e outras sujeiras.

Isto é, além de ficar mais bonito, o cão ainda deixa menos pelos pela casa. “O ideal é que a escovação seja realizada diariamente, com ajuda de escova própria para cães de pelo longo”, complementa a veterinária.

Alimentação: cuidado de dentro para fora

Uma alimentação de boa qualidade, como rações super premium ou alimentação natural balanceada para casa animal favorece no crescimento, força e brilho dos pelos do seu peludo deixando o pelo do seu pet irresistível!

Por outro lado, alguns dos primeiros sinais que algo não vai bem com a saúde do pet aparecem na pelagem. Pelos fracos, caindo e sem brilho podem indicar que o cachorro não está se nutrindo da maneira correta.

cao de pelo longo

Com essas dicas sobre cachorro de pelo longo fica muito mais fácil cuidar da saúde de seu filho de quatro patas, não acha? E conte com as lojas da Petz para ter tudo que ele precisa para ficar sempre lindo e saudável!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog