Cães bem estar

Cachorros e crianças pequenas

A relação entre cães e crianças sempre dividiu opiniões. Enquanto alguns acham importante que crianças convivam com animais, outras acreditam não ser ideal, por questões de segurança e higiene. Hoje, até mesmo com pesquisas científicas, está provado que o convívio com animais de estimação traz muitos benefícios para as crianças.

  • O convívio com animais é um estímulo físico e mental, o que pode ajudar a criança se tornar mais ativa, confiante, sociável e criativa.
  • Para crianças tímidas, o cão pode ser um facilitador social, diminuindo a sua ansiedade e fazendo com que ela fique mais segura.
  • O desenvolvimento de uma relação de cuidado e respeito com os animais desde cedo é muito importante.
  • O contato com animais pode até reduzir as chances de surgimento de algumas doenças e aumentar a imunidade, tanto em crianças, como em adultos. Essa é a conclusão de uma séria pesquisa de uma universidade brasileira!
  • Portanto, podemos ver que ter um cão em casa traz só alegrias e benefícios, mas é claro que precisamos ter algumas regras e cuidados, para que o contato com a criança seja seguro e agradável.

  • Mantenha o pet com as vacinas sempre em dia, bem como vermífugo, antipulgas e carrapatos.
  • Banhos regulares e rotinas de higiene, como limpeza de patas depois do passeio, também são necessárias para garantir a limpeza do pet e do ambiente.
  • Educação básica para o pet é fundamental: ensinar comandos como “senta”, “deita”, “fica” e “vem” ajuda a controlar o comportamento dele, diminuindo as chances de acidentes com as crianças. Ensinar a brincar da forma correta, sempre utilizando brinquedos, como bolinhas ou cordas, em vez de ficar mordendo ou pulando, também ajuda na relação do cão com a criança. Ter um momento para atividade física diária do animal também é importante, para que ele gaste sua energia da forma certa, durante um passeio, por exemplo.
  • Ensine também as crianças: oriente sobre a forma correta de se aproximar de um cão desconhecido, como acariciar um cachorro conhecido, a não abordar um pet enquanto come ou dorme e as formas corretas de brincar com o cão. Delegue também algumas tarefas simples, como encher o pote de água, auxiliar o adulto na limpeza do banheirinho e sair para passear com um adulto e pet. Isso ajuda a criar um senso de responsabilidade e respeito com os animais.
  • Por mais dócil que o cão seja, nunca o deixe sozinho com a criança pequena, sem supervisão. Muitos acidentes acontecem dessa forma, durante uma brincadeira não supervisionada, ou mesmo com o cachorro dormindo e a criança tentando acariciá-lo, o que pode causar uma agressão não intencional. Brincadeiras entre cães e crianças pequenas só com adulto por perto!

É possível manter uma relação saudável e prazerosa entre cães e crianças, levando em conta suas particularidades e necessidades, e tomando os cuidados adequados. A amizade e os laços entre a criança e o pet são tão importantes na infância, que permanecem na vida adulta!

Por Juliana Yuri, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

  • Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa

    • Ficamos felizes que tenha gostado Marisa!
      Continue ligada que sempre teremos mais novidades para você!

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

2 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

2 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

2 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

2 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

2 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

2 horas ago