Cães Ciumentos

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 18, 2021

Bem-Estar
Cães Ciumentos
Tempo de leitura: 2 minutos

shutterstock_222732544

Sabe aquele cachorro da sua vizinha ou da sua tia que, quando você chega, não deixa vocês conversarem? Aquele cão que pega o chinelo do dono rosna e tenta morder quando querem tirar dele? Esses cães são mais comuns do que imaginamos. E geralmente somos nós, donos, os culpados por esse comportamento.

Na maioria dos casos, dizemos que esse cão sente ciúmes. Mas, na verdade, é posse e proteção por alguém ou por algo. Ciúmes é algo que somente nós humanos sentimos.

Sem querer, reforçamos esse comportamento, ou porque achamos muito legal ele nos proteger, ou, até mesmo, quando deixamos de fazer algo para tirar um objeto da sua boca. Dessa forma, estamos reforçando uma atitude ruim e agravando o problema.

Sempre precisamos mostrar a nossa liderança, com treinos. Quanto mais novo o animal for treinado, melhor será sua convivência com os demais. Mas como? Pedir para ficar em um determinado lugar sem que ele nos siga, não deixar pegar tudo o que quer e ignorar quando latir para te chamar.

Quando chegar uma visita em casa, dê atenção para ele também. Peça à visita que interaja com ele. A maioria das pessoas tiram seus cães para não terem trabalho nessa hora. Isso pode funcionar a curto prazo, mas a longo prazo será um desastre. Ele começa a entender que toda vez que chega visita, fica trancado e perde sua atenção. Consequentemente, acaba odiando a visita e fazendo bagunça.

Na chegada de um neném, procure deixá-lo cheirar e participar dos eventos com o novo integrante.

Recompense-o sempre quando fizer o correto. Seja com brincadeiras, petiscos ou carinho. Muitas vezes, quando o peludo está roendo um ossinho em vez de latir, achamos melhor nem dar atenção a ele. Afinal, que alívio! Se eu for falar com ele, vou distraí-lo!!

Sem dúvida, quanto mais colocamos nossos cães na nossa rotina e convívio, melhor será sua reação com a família e seus amigos.

Por Katia De Martino, adestradora da Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones (11) 3571-8138 (São Paulo) ou 4003-1410 (demais localidades). Acesse o nosso site: www.caocidadao.com.br.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *