Bem-Estar

Cães que comem plantas

Publicado em 12 de novembro de 2015

Tempo de leitura: 3min

Quem já não ouviu falar ou tem um cão que simplesmente come ou destrói seu lindo jardim, suas plantas ou seu quintal? Pois é, esse tema é muito abordado e não é tão fácil fazer com que o cão se livre desse hábito.

caes-comem-plantas01

Normalmente, os cães começam a procurar as plantas por falta de atividade física ou mental. Eles podem estar se sentindo entediados, sozinhos, inseguros ou nos casos de filhotes, sua gengiva pode estar coçando muito em função da troca dos dentes e, por isso, procuram algo interessante para fazer.

Cães precisam também se exercitar, pois, além de ser um hábito saudável, eles se distraem, se acalmam, têm contato com o proprietário e diminuem a sua ansiedade. Sugiro passeios diários de acordo com a necessidade e o porte do seu pet.

Outra forma muito eficiente é a utilização de brinquedos que estimulem ou aliviem seu animal de estimação. No caso de filhotes, brinquedos que tenham aquelas cerdas macias costumam funcionar, pois causam alívio para as gengivas.

Para cães maiores, precisamos de objetos que os distraiam e proporcionem prazer em mordê-los para, assim, diminuir a ansiedade deles.

Mas, como fazer com que os cães prefiram os brinquedos às plantas?

Mostre o brinquedo fazendo muita festa e demonstrando ser um objeto especial. Comece brincando com ele e, toda vez que seu cão pegar esse objeto, faça a associação positiva, com elogios e muita interação, mostrando a ele o quanto é especial.

Quando ele tentar pegar as plantas, diga a palavra NÃO firmemente e o retire do local. Assim que ele voltar a pegar o brinquedo, recompense novamente, podendo até dar um petisquinho. Logo, ele fará a associação correta, mordendo e destruindo os brinquedos e não o seu jardim.

caes-comem-plantas02

Outra dica bastante válida é colocar spray amargo, próprio para pets e vendido em casas especializadas, para que ele sinta uma sensação desagradável ao tocar nas plantas. O importante é que seja um produto especializado, para que não faça mal para seu pet ou plantas.

Não se esqueça de que cães precisam ter locais adequados para brincar à vontade. Qualquer dúvida, sugiro que procure um profissional para ajudá-lo.

Boa sorte e até a próxima!

Por Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog