Bem-Estar

Comandos básicos para os cães

Publicado em 18 de junho de 2015

Tempo de leitura: 3min

shutterstock_115294513

Uma das muitas funções do adestramento é ensinar comandos aos cães: senta, deita, vem, fica etc. Alguns tutores perguntam ao adestrador o porquê de ensinar esses comandos a um cão que está sendo adestrado por conta de um problema comportamental específico (destruição de objetos, por exemplo), por não entenderem como esse aprendizado pode impactar positivamente para a melhora do distúrbio comportamental.

Por exemplo, o cão que destrói objetos pode estar tendo esses comportamentos simplesmente por não saber outra forma de chamar atenção das pessoas, ou ainda por ócio e tédio. Aprendendo os comandos, o cão tem uma nova forma mais adequada de solicitar atenção – pode se sentar na frente do seu dono – e também se exercita mentalmente enquanto é treinado, o que ajuda a gastar energia.

Como ensinar comandos aos cães?

O aprendizado deve ser sempre agradável para o pet, portanto, utilizamos as técnicas de indução e reforço positivo – usamos um petisco como isca no focinho do cão, fazendo movimentos que o induzam a ficar na posição que queremos, e quando o cão alcança essa posição, entregamos o petisco como recompensa.

Essa é a forma mais inteligente de ensinar comandos: o pet aprende que interagir e obedecer as pessoas é sempre prazeroso e interessante para ele, sem que haja uso de força física, violência ou técnicas de dominação.

Ensinando o comando senta: pegue um petisco pequeno e deixe o pet farejar; comece a elevar a mão fazendo com que ele vire o focinho para cima; para alcançar o petisco nessa posição, o cão precisará encostar o bumbum no chão; quando isso acontecer, entregue o petisco.

Ensinando o comando deita: coloque o cão na posição “sentado”; com o petisco no focinho, induza o pet a abaixar lentamente (alguns cães não se deitam rapidamente, mas ficam “corcundas”); induza lentamente e, quando o cão encostar a barriga no chão, entregue a recompensa.

shutterstock_258022607

Ensinando o comando vem: a uma curta distância do cão, mostre um petisco para ele e, quando ele estiver se movimentando na sua direção, fale “vem”; quando o cão estiver bem perto, entregue o petisco.

Ensinando o comando fica: para esse comando, o cão deve saber o senta; fique em pé, em frente ao cão sentado, faça um gesto com a mão espalmada, dizendo “fica”; dê um passo curto para trás e retorne, recompensando se o cão se mantiver na posição “sentado”. Aumente gradualmente a distância e o tempo que o cão deve aguardar.

Por Juliana Yuri, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog