Como os cachorros enxergam? O que a ciência diz

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 19, 2019

Bem-Estar
Como os cachorros enxergam? O que a ciência diz
Tempo de leitura: 2 minutos

Os cães são seres muito fascinantes, não é mesmo? Graças a um olfato apurado, eles são capazes de farejar vários rastros. Mas e quanto à visão canina, você já parou para se perguntar como os cachorros enxergam?

Descubra o que a ciência tem a dizer sobre o assunto!

Visão canina: um sentido importante, mas não o principal sobre como os cachorros enxergam

Assim como nós, os cães também contam com cinco sentidos, mas a importância de cada um deles é diferente. Por exemplo, entre nós, é comum ouvir falar que “comemos com os olhos”.

Já para os cachorros, a aparência do alimento não tem tanta importância. É principalmente o cheiro que determina o interesse do pet na comida.

Na verdade, enquanto a maioria de nós conta com a visão para realizar quase todas as atividades, os cães costumam confiar muito mais em seu olfato e audição.

Mas, isso não quer dizer que eles não enxerguem bem, muito menos que não utilizem esse importante sentido no dia a dia.

Afinal, como os cachorros enxergam?

Com o passar dos anos, a ciência conseguiu revelar alguns mitos que eram passados com normalidade sobre a visão e quais cores os cachorros enxergam.

Afinal, quem já não ouviu que os cães enxergam em preto, branco e cinza, não é? Apesar disso, os estudos mais recentes sugerem que, na verdade, não é bem assim.

De acordo com a ciência, acredita-se que os cães sejam sim capazes de enxergar algumas cores. Isso seria possível graças a uma estrutura presente também na visão humana, os chamados cones.

Apesar disso, a visão deles é bem diferente da nossa

Devido à pouca quantidade desses cones, os cachorros seriam capazes de enxergar o mundo de forma bem menos colorida.

Embora existam divergências sobre o tema, atualmente, os cientistas acreditam que os cães vejam o mundo principalmente em amarelo e azul. Ou seja, justamente as cores da Petz!

Bastonetes, auxiliares da visão noturna

Ainda que os cães vejam o mundo em cores limitadas, não pense que eles estão em desvantagem!

Isso porque, outra estrutura muito importante, presente na visão canina, são os bastonetes, muito úteis para decifrar como os cachorros enxergam humanos até mesmo nos dias mais escuros.

Enquanto os cones servem para reconhecer as cores, essas estruturas estão ligadas ao reconhecimento da luminosidade, sendo que os cães contam com uma quantidade maior de bastonetes que a gente.

Isto é, dá para entender porque seu filho de quatro patas se vira bem melhor no escuro do que você, não é mesmo?

Mas não é só isso sobre como os cachorros exergam!

Outra vantagem da visão canina em relação à nossa é a visão periférica. Por conta da posição mais lateral dos olhos dos cachorros, estudos sugerem que, enquanto nosso ângulo de visão é de cerca de 190°, o dos cachorros poderia chegar a até 250°, dependendo de alguns fatores!

E aí, gostou de saber mais sobre como os cachorros enxergam? Continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades sobre o seu filho de quatro de patas e compre tudo o que ele precisa aqui na Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *