Bem-Estar

Creche para cachorro: como escolher a ideal

Publicado em 10 de abril de 2020

Tempo de leitura: 5min

A creche para cachorro, também conhecida como day care, foi criada para auxiliar os tutores que possuem uma rotina agitada. É um local voltado para o desenvolvimento social do cãozinho.

cachorro brincando com outro cachorro

Nessa creche para cães, os cachorros vivem juntos e participam de várias brincadeiras e dinâmicas. Elas desenvolvem não só a socialização do cão, mas também seus lados sensorial, cognitivo e físico.

Normalmente, os locais oferecem pacotes de cuidados extras do cachorro, alguns incluindo massagem, acupuntura, piscina, fisioterapia e muito mais. Além disso, são divididos em planos diários, semanais, mensais e, em alguns locais, anuais. Consulte o local de sua preferência quanto a esses planos.

Além desses serviços citados, alguns locais oferecem o serviço de hospedagem para cachorro. Quando você for fazer uma longa viagem ou ficar fora por alguns dias e não souber com quem deixar seu cãozinho, esta é uma ótima opção.

Como saber se meu cão estará sendo bem tratado?

É sempre bom pesquisar sobre a creche canina escolhida. Veja suas redes sociais e, principalmente, comentários e depoimentos de tutores que já estiveram no local. Outra forma de ficar de olho em seu filho de quatro patas é o monitoramento on-line através de câmeras no ambiente. Algumas creches oferecem esse serviço.

Como é feita a alimentação do pet?

As particularidades do cachorrinho são levadas sempre em consideração na creche pet. Todo cão deve levar seu alimento próprio e o tutor deve informar a quantidade de vezes que o pet deve ser alimentado. Além disso, as baias de alimentação são separadas.

Como as creches auxiliam no desenvolvimento do cãozinho?

Como citamos anteriormente, a creche de cachorro não só trabalha a parte da socialização do cãozinho, mas também seu desenvolvimento cognitivo, sensorial e físico. Entenda a seguir como é trabalhada cada uma dessas partes.

Gasto de energia

Cachorros que são criados em locais pequenos ou presos, que limitam seus movimentos, ou que são de raças mais agitadas, necessitam gastar mais energia. Além disso, o fator atenção é muito importante. Muitos cães não necessitam apenas de passeios, mas também de carinho.

Caso isso não aconteça, pode-se desencadear o desenvolvimento de problemas de saúde sérios, como diabetes, ansiedade e até mesmo depressão. Deixá-lo em uma creche para cachorro, onde o espaço é amplo, fará ele gastar essa energia, além de conviver com outros cães, recebendo a atenção necessária.

cachorro mordendo corda

Obediência

Fatores como falta de atenção e tempo dos tutores podem desencadear a desobediência nos cãezinhos. Locais como a creche para pet impõem regras e fazem com que o cachorrinho entenda a importância de pequenos atos, como fazer xixi no lugar certo.

Relacionamento

Nossos amigos caninos tendem a estranhar coisas novas. Ao frequentar um local com tantas novidades como um day care, eles se acostumam com vários fatores diferentes que, aos poucos, os tornarão mais receptivos.

Comportamental

Acumular energia, ficar sozinho e não receber atenção deixam o pet com diversos problemas comportamentais, como ciúmes, impaciência e até agressividade. Ao entrar em contato com coisas novas, ele ocupa a mente e foca em suas brincadeiras saudáveis.

Psicológico

Ao poder gastar sua energia, receber estímulo físico, amor, atenção e carinho e estar em um espaço amplo, o cachorrinho sem dúvidas mantém sua saúde mental de forma positiva.

Cuidados

Recebendo atenção e observação todos os dias, é mais fácil descobrirmos se tem algo errado com o cãozinho. Alguns locais possuem o serviço de check-up diário, onde analisam se há a presença de pulgas, carrapatos ou alguma outra anormalidade em seu pet.

Como é feita a segurança do cãozinho na creche?

A creche para animais possui um sistema de segurança extremamente cuidadoso. O local é muito rígido quanto a evitar a fuga de cãezinhos da creche e a retirada do animal sem a autorização prévia do tutor.

Como são escolhidos os profissionais do day care?

Em boa parte dos locais, a escolha do profissional é feita a partir de sua facilidade em lidar com bichinhos e sua aptidão. Normalmente, os profissionais devem ter menos de 30 anos e formação na área veterinária.

Os cães são separados de acordo com o porte?

Essa divisão por portes de cachorro não é feita. O intuito do day care é justamente socializar os cãezinhos. A divisão ocorre de acordo com sua energia, agressividade, afinidade com o grupo e, inclusive, seu temperamento.

Para ter uma noção do cachorros, as creches de animaizinhos propõem um dia de adaptação. Se trata de um dia experimental, onde o comportamento de cada cãozinho é avaliado. Sendo assim, apenas os bichinhos sociáveis são aceitos pela creche.

cachorro descansando em frente a um tobogã

Caso sua rotina seja muito corrida, a creche para cachorro é uma ótima alternativa para continuar proporcionando bem-estar para seu animalzinho. Para saber mais dicas como esta, cuidados com seu filho de quatro patas e curiosidades sobre outras espécies, confira outros conteúdos no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog