Bem-Estar

Dicas para resgatar cães

Publicado em 19 de agosto de 2016

Tempo de leitura: 2min

Quem nunca se deparou com um animal que o seguiu até em casa, ou que estava perambulando pela rua?

Essas situações, infelizmente, são muito comuns em nosso país. Você provavelmente já se sensibilizou e quis ajudar um cachorro de rua em algum momento. Mas para que isso aconteça, antes de tudo, é preciso resgatá-lo. E qual a melhor forma?

dicas-resgate-caes

Procure perceber a reação do cão ao se aproximar, se está amistoso, com medo, se rosna ou chora. Muitas vezes, o cão está com medo e ferido, e por defesa acaba mostrando agressividade.

Tente oferecer comida de longe e aos poucos vá tentando deixá-lo mais próximo a você. O ideal é que ele chegue perto de você por curiosidade e não o contrário, pois, dessa forma, toda a confiança que você está querendo alcançar será perdida.

Quando isso ocorrer, tente aos poucos oferecer comida na sua mão, aproximando as costas da mão para que o cão cheire.

Deixe que cheire também a guia e tente se aproximar sempre de uma forma lenta e positiva. Nunca tente forçá-lo a colocar a guia. Lembre-se de que é um cão de rua e pode ter uma reação agressiva e inesperada.

Quando estiver finalmente na guia, tente colocá-lo em volto de uma coberta e levá-lo até o carro. Pense que agora esse cão é de sua responsabilidade. Procure os primeiros socorros, caso ele esteja ferido, ou leve-o a um abrigo temporário responsável e de confiança.

Caso não possa adotá-lo, realize uma campanha de adoção, falando com amigos e vizinhos. Procurar pela ajuda de ONGs deve ser a última das opções, pois a maioria já está com sua capacidade máxima e nem sempre recebem cães que levamos a eles.

Retirar um cão da rua é um gesto de amor, mas deve ser feito com muita responsabilidade.

Por Katia de Martino, adestradora da Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones (11) 3571-8138 (São Paulo) ou 4003-1410 (demais localidades). Acesse o nosso site: www.caocidadao.com.br.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog