Ensinando o reforço positivo

Postado por PETZ, em 17/06/2015

Bem-Estar
Ensinando o reforço positivo

reforco

O reforço positivo é a técnica utilizada no Adestramento Inteligente, cujo princípio essencial centra em tornar a aprendizagem dos animais muito prazerosa.  Para isso, utilizamos a recompensa (carinho, petisco etc.) todas as vezes que eles se comportarem da maneira desejada, ou executarem algum comando ou atividade solicitada.

A técnica, cientificamente comprovada, tem como objetivo gerar no pet o prazer em repetir os comportamentos esperados, sempre de forma positiva, associando um bem-estar com a ação desejada. Mas, vamos entender um pouco mais sobre o método. Aliás, antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre o seu pet.

Em primeiro lugar, descubra do que ele gosta mais. Alguns preferem carinho, outros brinquedos ou petisquinhos.  Dependendo do momento e da situação, isso também poderá variar. Descubra, principalmente, qual dessas recompensas gera mais prazer em seu amigo, e em quais momentos podemos usar esses reforços positivos.

Descoberta a recompensa que ele mais gosta, partiremos para os treinos. Podemos começar ensinando o comando VEM. Caso ele goste de petisco ou um brinquedo, por exemplo, pegue- os e diga a palavra VEM, assim que ele chegar perto, e fale “muito bem”! Agradeça com a recompensa preferida dele – pode ser com petisco, brinquedo ou carinho.

shutterstock_51431005

Faça algumas vezes esse comando e repare como ele obedecerá cada vez mais feliz ao comando VEM. Podemos ensinar também o comando BUSCA.  Jogue algum brinquedo que seu pet goste muito e diga a palavra BUSCA. Quando ele pegar o objeto e trouxer até você, diga: “muito bem!”, e dê um petisco ou faça carinho, demonstrando que ele acertou no comportamento.

Repita algumas vezes, e logo perceberá que ele o chamará para brincar e soltará o objeto para que se entretenham. Com essa técnica toda, o treino ficará mais divertido e prazeroso.

Desejo bons treinos e muita diversão para você e seu pet.

Por Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *