Bem-Estar

6 tópicos para descobrir tudo sobre gripe de cachorro

Publicado em 04 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

O inverno está chegando e, com ele, as doenças da estação. Assim como humanos, os pets também ficam mais suscetíveis a problemas de saúde durante os dias frios. Entre os mais comuns está a gripe de cachorro.

gripe de caes

Também conhecida como gripe canina, a enfermidade ainda causa muitas dúvidas para os tutores. Pensando nisso, elaboramos uma lista com seis tópicos para acabar de vez com as suas dúvidas sobre gripe de cachorro. Confira!

1 – O que é a gripe de cachorro?

A gripe canina é uma doença causada pelo vírus da gripe, também chamado Influenza A. Esse vírus, muito contagioso, é transmitido pelos pets que já estão doentes.

Ele ataca o organismo do cachorro, debilitando as defesas e causando sintomas como fraqueza, dores, tosse e coriza. O que gera a preocupação de saber quanto tempo dura a gripe canina. Mas, apesar de ser bastante incômoda, a gripe de cachorro costuma não ser grave e, com um bom tratamento, em poucos dias seu amigo já estará recuperado.

2 – É uma doença é grave?

Quem olha para um cãozinho gripado certamente fica com o coração partido! Os cachorros ficam manhosos e carentes durante esse período. E não é pra menos, a gripe de cachorro é muito desconfortável!

Contudo, ela não costuma ser grave e nem causar problemas mais sérios. Com o cachorro gripado, o tratamento correto e um bom acompanhamento farão toda a diferença! Por isso, nunca deixe de visitar o veterinário para um diagnóstico preciso.

3 – Gripe de cachorro passa para humanos?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para as famílias com crianças. Apesar de causar sintomas muito parecidos, o vírus da gripe de cachorro não ataca humanos. Ou seja, você vai poder cuidar do seu filho de quatro patas sem medo!

gripe de cachorro

O vírus da gripe canina é transmitido de um cão doente para outro cão. Essa transmissão se dá pelo contato, que pode acontecer quando eles dividem um comedouro, brincam em um parque ou mesmo interagem por um breve momento. Bem parecido com a gripe humana, não é mesmo?

4 – Quais são os sintomas?

Os sintomas da gripe de cachorro são muito semelhantes aos de qualquer gripe. Ou seja: o pet fica desanimado, cansado, com dores e sem energias. Os principais sinais da gripe canina são:

  • Apatia;
  • Coriza;
  • Tosse insistente;
  • Perda de apetite;
  • Febre,
  • Mucosa excessiva e avermelhada nos olhos.

Mas, fique atento! Nem todos os cachorros apresentam todos os sintomas. Além disso, sinais como apatia e febre podem indicar outras doenças, mais graves. Por isso, sempre que perceber qualquer problema na saúde do seu amigo, visite um veterinário.

5 – Qual o remédio para gripe de cachorro?

Assim como quando estamos resfriados, o cachorro com gripe precisa de descanso, boa alimentação e muita água. Apesar de ser fácil encontrar várias dicas de remédio para gripe de cachorro feitos em casa, fique longe de receitas milagrosas!

Tratamentos sem supervisão podem comprometer a saúde de seu amigo e complicar uma doença simples. Também não pense em dar dipirona ou outro remédio humano para gripe de cachorro. Isso pode mascarar os sintomas e levar a um diagnóstico equivocado.

O ideal é seguir o tratamento proposto pelo veterinário que, além de descanso, nutrição e hidratação, pode envolver antibióticos e anti-inflamatórios específicos para cães.

6 – Como evitar que meu pet fique doente?

Para evitar que seu amigo sofra com gripe de cachorro ou outros problemas, o melhor é prevenir. Algumas dicas simples podem ajudar a promover uma saúde de ferro ao seu animal:

  • Mantenha sempre a carteirinha de vacinação dele em dia e não se esqueça de fornecer vermifugação regular;
  • Lembre-se de que exercícios são excelentes para uma boa imunidade e estimule seu filho de quatro patas com caminhadas e brincadeiras;
  • Ofereça uma ração de qualidade, com os nutrientes e vitaminas necessários para a manutenção de uma boa saúde,
  • Faça visitas regulares ao veterinário para acompanhar o desenvolvimento de seu cãozinho.

E lembre-se: mesmo uma doença simples deve ser acompanhada por especialistas de saúde. Afinal, você não quer que seu filho de quatro patas se sinta mal, não é mesmo?

gripe de cachorro pet

Seu cachorro está precisando de um check-up de rotina? Na Petz, você encontra profissionais capacitados que poderão ajudar em qualquer situação. Procure a unidade mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog