Bem-Estar

Descubra se jornal para cachorro fazer xixi faz mal

Publicado em 28 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 4min

No passado, o jornal para cachorro era extremamente popular e utilizado para demarcar o local em que o pet deveria fazer xixi. Inclusive, nessa época, os tutores não se questionavam se essa prática fazia bem ou mal para o animalzinho.

filhote sobre jornais

Porém, com a chegada dos tapetes higiênicos, os papéis foram deixados de lado. Mesmo assim, seja para reciclar ou economizar, alguns tutores ainda apostam no uso do acessório para as necessidades dos cães. Mas, afinal, será que o jornal para cachorro fazer xixi faz mal? Descubra!

O que há por trás do xixi no lugar errado?

Antes de esclarecermos se o uso do jornal pode prejudicar a saúde do cão, convidamos você a refletir sobre o mau comportamento de fazer xixi no lugar errado. Em muitos casos, isso pode ser apenas falta de adestramento. Por outro lado, também pode ser um sintoma de incontinência urinária. 

Então, o melhor a fazer é ter paciência e observar até descobrir o motivo. Abaixo, confira seis razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado. 

  1. Falta de adestramento;
  2. Marcação de território;
  3. Problemas de saúde, como infecção urinária e doenças gastrointestinais;
  4. Excitação excessiva;
  5. Ansiedade de separação do tutor;
  6. Ciúme.

Para descobrir se o motivo do seu pet estar fazendo xixi no lugar errado é uma doença, utilize o recurso da eliminação. Vá descartando as outras hipóteses e se sobrar apenas o fator saúde, leve-o ao veterinário.

Jornal para cachorro: sim ou não?

Mas, afinal, comprar jornal para cachorro é uma atitude correta? Especialmente quando o assunto é xixi, a escolha vai muito além de mera preferência do tutor. 

De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Larissa Seibt, apesar de o jornal comum ser mais econômico, a mistura da tinta com a urina pode trazer prejuízos para a saúde do animal.

cachorro fazendo xixi

“Esses prejuízos incluem desde alergias mais simples, por exposição, até distúrbios gastrointestinais, pois o cachorro pode consumir a tinta ao lamber as patas”, alerta. Ou seja, embora pareça um simples jornal, este objeto pode trazer sérios transtornos.

Além disso, a baixa absorção da urina pelo jornal velho para cachorro pode prejudicar o bem-estar do animal, que passa a ficar com as patas úmidas e a lambê-las, ocasionando lesões na pele e processos infecciosos.

Afim de garantir mais qualidade de vida ao seu amigo, já existem no mercado, jornais desenvolvidos exclusivamente para uso higiênico e podem ser uma opção a se considerar: o jornal pet.

Eles são provenientes de reflorestamento, mais espessos, com maior poder de absorção, utilizam tinta à base de água e em quantidade suficiente para não afetar a saúde do animal e não deixar pegadas pela casa.

Tapetes higiênicos facilitam o aprendizado

Se você está com dificuldade de ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, saiba que mudar para o tapete higiênico pode ajudar! 

Isso porque, além de ser mais confortável para o cão do que o jornal para cachorro, o tapete ainda é desenvolvido com odores atrativos. 

“Ele também possui fitas adesivas, que evitam que o pet escorregue ou deslize de um local para outro enquanto faz xixi”, diz a Dra. Larissa.

Para ensinar o pet a usar o tapete higiênico, é fácil! Basta ter um pouco de disciplina e seguir os passos, de acordo com o método do reforço positivo. 

Faça essa experiência! Você verá que será muito mais fácil do que saber o que fazer para o cachorro urinar no jornal. Confira o passo a passo abaixo.

  1. Escolha um local tranquilo, onde o pet fique à vontade para fazer as necessidades;
  2. Com a ajuda das fitas adesivas, pregue o tapete no local. Dica: se quiser facilitar o processo e evitar vazamentos, coloque mais de um tapete, ampliando o local de “acerto”;
  3. Fique de olho nos momentos em que o pet indica estar com vontade de fazer as necessidades, com destaque para os períodos após brincadeiras, refeições ou sempre que o cachorro começar a cheirar o chão. Quando isso acontecer, leve-o imediatamente até o tapete higiênico;
  4. Espere que o pet faça xixi e recompense-o com um petisco;
  5. Repita o procedimento até que o adestramento canino funcione e seu amigo comece a ir sozinho ao tapete.

Lembre-se que o cachorro se guia muito pelo olfato na hora de fazer as necessidades. Por isso, sempre que ele fizer xixi no local errado, procure limpar bem, com produtos apropriados e removedores de odor.

Nunca bata no focinho do cachorro com um rolinho de jornal! Além do risco de machucar o pet, métodos aversivos prejudicam o vínculo entre vocês — temos certeza que você não quer ver seu cachorrinho distante.

cachorro vendo jornal

Agora que você já conhece o jornal pet e o tapete higiênico, confira diversas opções aqui, na Petz! Em nossas lojas, você encontra variedades.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog