Bem-Estar

Problemas comuns no adestramento

Publicado em 30 de julho de 2015

Tempo de leitura: 2min

ccprobadest01

Quando pensamos em educar o nosso pet, temos sempre que priorizar a paciência, o cuidado, o carinho e o respeito pelo amigo. A maneira como o tratamos, sem dúvida influencia em seu comportamento, portanto, durante o adestramento é muito importante que o proprietário esteja presente nas aulas. Nosso método Adestramento Inteligente é baseado no reforço positivo, o que evita os problemas comuns no adestramento.

Abaixo, seguem alguns mitos e verdades sobre o adestramento:

Idade 

Algumas pessoas acreditam que devemos esperar os cães crescerem até o seis meses, no mínimo, para começarmos as aulas. O correto é inicia-las desde cedo, a partir dos 45 dias de vida, pois eles aprendem extremamente rápido as coisas certas, assim como as coisas erradas. Portanto quanto mais cedo, melhor.

Repetição desnecessária

Quando estamos ensinando o cão, temos a tendência de repetir várias vezes o mesmo comando, com a falsa ideia de que, assim, eles entenderão e obedecerão mais rápido, não é mesmo? Mas, você sabia que isso pode resultar em um comportamento contrário? Quando falamos várias vezes em seguida, confundimos o cão e dificultamos o processo de aprendizagem.

O ideal é trabalharmos com um petisco e induzir os movimentos do comando desejado com muita tranquilidade, para que a aprendizagem seja eficaz e traga para ele o prazer em aprender.

Violência

As aulas de adestramento têm que ser agradáveis, gerar prazer, bem-estar e serem harmoniosas tanto para o pet, como para o proprietário. Se utilizarmos a violência, além do pet não entender o comportamento, nem aprender nada com isso, estaremos estimulando a violência e a agressividade nele, o que provocará ainda mais problemas de comportamento.

Espero ter ajudado com essas dicas e desejo bons treinos.

ccprobadest02

Por Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog