Bem-Estar

Psicologia canina: saiba como identificar o comportamento dos pets

Publicado em 04 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

DAnimados, divertidos e carinhosos, os cãezinhos são tudo de bom! Não é à toa que eles são conhecidos como os melhores amigos do homem. Porém, o quão bem nós conhecemos nossos amigos? O que os cachorros pensam? Por que agem como agem? O que leva um cachorro a um mau comportamento? É para responder a essas perguntas que existe a psicologia canina!

psicologia cachorro

Este ramo da ciência veterinária busca entender melhor os cachorros e auxiliar o relacionamento com os tutores. Se você se interessa por pets ou deseja entender melhor seu amigo peludo, venha conosco conhecer mais sobre o comportamento canino.

O que é psicologia canina?

Com certeza, todo tutor de cachorro já imaginou o que passa pela cabeça de seu filho de quatro patas. Mas, só nos últimos anos, estudiosos e cientistas têm tentado descobrir como funciona a mente dos cachorros. Essa é a ciência conhecida como psicologia canina.

Além de buscar compreender os cães, este ramo da medicina veterinária é muito útil para auxiliar pets com diferentes desvios de comportamento. Assim, a psicologia canina é hoje uma opção de tratamento, facilmente encontrada em grandes clínicas veterinárias.

Como é uma consulta psicológica para cães

Os tutores experientes já sabem: cada pet é único! Porém, é necessário que o especialista conheça o cachorro. “Em uma primeira consulta, o veterinário vai entender o comportamento e a personalidade do cão”, comenta a médica-veterinária da Petz, Dra. Larissa Seibt.

Ela acrescenta ainda que, “Após isso, ele precisará compreender a rotina do pet, seu habitat e tudo que faz parte do seu dia a dia”. Isso significa que, muitas vezes, as consultas são realizadas em domicílio.

“É importante que o psicólogo conheça a rotina do pet, seu ambiente e fatores que possam estar interferindo no comportamento inadequado” explica a veterinária. Por isso, é comum que a psicologia canina envolva toda a família, e os tutores também tenham tarefas e responsabilidades.

Quando procurar o centro de psicologia para cães

Apesar de todo tutor desejar conhecer melhor seu amigo, nem todos os pets necessitam de acompanhamento com um especialista de psicologia canina. Esse tratamento é indicado apenas para cachorros que apresentam algum problema comportamental. Os principais motivos para levar um cachorro ao psicólogo são:

  • Latidos em excesso;
  • Mau comportamento ao passear;
  • Agressividade repentina;
  • Hostilidade com visitas e outros pets,
  • Apatia sem motivo aparente.

Estes sinais podem indicar que seu filho de quatro patas necessita visitar um veterinário. Um check-up rotineiro indicará se a causa do comportamento é, na verdade, psicológica. Caso o especialista ache necessário, ele pode recomendar uma visita a um psicólogo.

A psicologia canina é um adestramento?

Você pode pensar que o adestramento e a psicologia canina são semelhantes, mas, na verdade, são bem distintos. Claro, comandos como “fica”, “senta”, “deita” e “aqui” podem ser muito úteis em situações estressantes. Dessa forma, a psicologia canina vai além!

psicologia canina

Esta ciência tenta entender quais são os motivos que levam um cachorro a um mau comportamento, e a partir daí, desenvolver um tratamento completo. Portanto, eventualmente, o psicólogo pode sim ensinar alguns comandos, que serão auxiliares para a terapia, e não seu objetivo final.

Outra diferença é que, muitas vezes, o trabalho do psicólogo para cachorro atua em outras esferas. Portanto, o tratamento pode envolver mudanças no ambiente, alterações na rotina e até orientações para os tutores! Entender nossos amigos não é tão fácil quanto parece, não é mesmo?

Onde encontrar psicologia canina

Acha que seu filho de quatro patas precisa visitar um psicólogo? O primeiro passo é realizar um check up para garantir que o cachorro está bem de saúde. Caso seja necessário, o veterinário irá receitar a consulta psicológica. O ideal é procurar uma clínica completa, com profissionais de todas as áreas.

psicologia caes

Por sorte, as clínicas da Petz possuem todas as especialidades para tratar o seu amigo, inclusive psicologia canina! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog