Ração medicamentosa: alimento ou remédio? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2021

Bem-Estar
Ração medicamentosa: alimento ou remédio? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 4 minutos

A alimentação é um dos pontos mais importantes para uma boa saúde. Porém, para pets com alergias, intolerâncias ou outras doenças, encontrar a ração ideal pode ser um pouco complicado. Para isso, especialistas desenvolveram a ração medicamentosa.

cachorro na frente do pote de ração

Esse alimento não só oferece ao animal os nutrientes necessários de uma ração como auxilia em condições de saúde que precisam de atenção. Conheça mais sobre a ração medicamentosa e como ela pode ajudar seu filho de quatro patas no tratamento de certas doenças e condições.

O que é ração medicamentosa e para que serve

O que é uma ração medicamentosa? É um alimento desenvolvido especialmente para pets com problemas de saúde, conforme explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Flávia Trevisan.

Essas rações são especiais, preparadas com cuidado para auxiliar na recuperação ou manutenção de gatos e cachorros doentes. Além de terem diferentes funções, elas podem ser secas ou em forma de ração medicamentosa úmida e ter diferentes sabores, tudo para tornar o tratamento mais fácil para seu amigo.

Quais os benefícios da ração medicamentosa?

Embora a resposta já esteja no nome, indicando que, além de alimento, é um medicamento, existem outros benefícios a serem considerados. Nosso objetivo ao destacar as vantagens é convencer você a adquirir o produto, mesmo tendo um preço um pouco acima das rações comuns.

Em primeiro lugar, pense que, ao fazer esse investimento, você estará proporcionando mais conforto ao pet. Isso porque o uso da ração, em muitos casos, dispensa a medicação. Confira abaixo outras vantagens desse tipo de alimento.

  • possui diversidade de nutrientes e vitaminas em quantidade balanceada, ideal para o animal e o tratamento da doença;
  • possui baixo teor de gordura;
  • auxilia no desenvolvimento do pet.

pode de ração

Tipos de ração medicamentosa

Cada doença pede uma ração medicamentosa diferente. Por isso, encontramos diferentes tipos em pet shops. Se o veterinário recomendar um alimento diferente para seu filho de quatro patas e você estiver em dúvida sobre qual comprar, não se preocupe. A Dra. Flávia explica as diferenças e as indicações de cada uma delas.

  • ração dermatológica: uma ração medicamentosa indicada para quadros de hipersensibilidade alimentar. Como a maioria das reações se manifesta na pele, a ração dermatológica evita que o pet sofra com queda de pelos e coceira;
  • ração medicamentosa renal: um alimento desenvolvido especialmente para pets com problemas nos rins, ajuda a reduzir a velocidade de progressão da doença, além de oferecer nutrientes específicos para pets com problemas renais;
  • ração hepática: ração medicamentosa para cães e gatos com problemas no fígado, é produzida com uma porcentagem maior de proteína vegetal, que é mais aceita por cães e gatos com problemas hepáticos. Também possui agentes que combatem os radicais livres e auxiliam na recuperação do pet;
  • ração gástrica: para cães e gatos com intolerância alimentar ou doenças inflamatórias crônicas. Oferece uma alta quantia de fibras, auxiliando o trabalho do intestino. Além disso, é rica em probióticos, substâncias benéficas para a digestão;
  • ração urinária: ração medicamentosa para gatos e cães indicada para pets que possuem alguns tipos de cálculos renais, a composição ajuda na dissolução dessas pedras.

Além dessas, existem outras opções, como rações indicadas para pets obesos ou diabéticos. Independentemente do problema de seu filho de quatro patas, em lojas bem equipadas, como a Petz, sempre haverá um produto ideal para cada tipo de dieta para cães!

Como remédio, só com orientação

Esse tipo de alimento deve ser utilizado somente quando há orientação do veterinário. “São elementos coadjuvantes utilizados no tratamento de doenças específicas” explica a Dra. Flávia. Ou seja, as rações também são uma espécie de remédio!

Por isso, nada de comprar um alimento especial para seu amigo sem antes consultar um especialista de sua confiança. Se uma ração desse tipo for oferecida a um pet saudável, pode atrapalhar a saúde dele.

Inclusive, se houver mais de um pet em casa, o ideal é que o animal que esteja precisando da ração especial se alimente em um horário diferente dos demais. Isso porque é normal os pets trocarem de tigela enquanto comem.

Por quanto tempo dar a ração medicamentosa?

O tempo de aplicação do tratamento por meio dessa ração vai variar de acordo com o quadro, o pet e a evolução do quadro. Em casos crônicos, a recomendação pode ser por tempo indeterminado, até que o veterinário considere suficiente.

“Com o acompanhamento do tratamento, é possível saber quando será removida a intervenção nutricional”, explica a Dra. Flávia. Uma vez que o objetivo tenha sido atingido, o veterinário pode indicar o retorno a uma alimentação comum.

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre esse alimento em forma de remédio. É muito bom estar bem informado sobre o que existe de melhor para a saúde do nosso pet, não é mesmo?

tutor oferecendo ração para o pet

Seu filho de quatro patas está precisando de ração medicamentosa? Na Petz você encontra as melhores marcas para diferentes tratamentos. Busque na nossa loja online ou vá até a unidade mais próxima!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *