Bem-Estar

Xixi fora do lugar: como ensinar para o pet o lugar correto

Publicado em 06 de agosto de 2015

Tempo de leitura: 3min

xixi-lugar-certo-01

Xiiiiii…xi! Você chega após um período fora e percebe que o seu cãozinho usou boa parte da casa como banheiro. Xixi espalhado por todos os cantos, nas pernas das cadeiras, no tapete persa e no vaso chinês da vovó. E, o pior: essa cena se repete dia após dia. É só dar uma bobeada e o peludinho carimba um canto da casa.

Casos de cães que fazem xixi fora do lugar são muito comuns entre filhotes e adultos, e são um dos principais motivos de atrito entre proprietários e cães. Se isso também acontece com você, fique tranquilo, pois existe solução. Primeiro, devemos avaliar o que faz com que o seu cãozinho erre, já que existem fatores diversos que podem levá-lo a não acertar o local do xixi.

Para filhotes que estão em fase de aprendizagem, devemos dar mais opções de banheiro, já que eles não conseguem segurar o xixi por muito tempo. Espalhe mais tapetinhos ou jornais pela casa e recompense muito os acertos fazendo festa, carinho ou oferecendo a ele seu petisco predileto. Outro fator importante é verificar a proximidade dos potinhos de água e comida com os locais que você escolheu para os banheirinhos, pois, os cães, assim como nós, não gostam de se alimentar onde fazem as necessidades. Então, o ideal é que a comida e a água fiquem em uma ponta do ambiente e o banheiro em outra, oposta.

Se seu cão já é adulto, ele pode estar errando por não ter sido ensinado corretamente quando filhote, o que pode ser corrigido com treinamento similar ao realizado com os filhotes. Nunca grite, bata ou esfregue o focinho dele no xixi, pois o seu cão pode começar a fazer as necessidades em locais escondidos, ou pior, fazer para chamar a sua atenção. O reforço positivo, com petiscos, festa e carinho quando ele acerta são mais eficazes do que a bronca.

xixi-lugar-certo-02

Alguns cães adultos costumam errar o xixi levantando a patinha próximo a superfícies verticais, como vasos e quinas de paredes. Esse comportamento, mais comum em machos não castrados, está relacionado com a demarcação de território. A castração costuma ajudar na correção desse comportamento em cães adultos e a evitar que ele se desenvolva em filhotes.

Em outra situação, um cão que sempre acerta o xixi, erra muito quando está sozinho em casa. Isso acontece devido a um problema comportamental conhecido como ansiedade de separação, no qual o cão altera o seu comportamento por não conseguir lidar com a separação com o dono.

Todos os casos acima possuem solução. Procure um profissional qualificado para avaliar qual é o caso e traçar o treino adequado para o seu cão. Também é importante avaliar se o motivo dos erros não está relacionado com problemas de saúde: cães que sabem o local correto e sempre acertam o xixi, normalmente não começam a errar de uma hora para outra, sem motivo.

Xixi fora do lugar? A solução é treinar! Senão…xiiiiiiii!!!

Por Raphael Storti, adestrador da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog