Doga: saiba mais sobre a prática conhecida como yoga para cachorro

Você já ouviu falar sobre corridas matinais, natação, circuitos de agilidade e outros exercícios comuns praticados por cães, mas e quanto à yoga para cachorro? Será que essa prática é funcional para os filhos de quatro patas?

Quem cuida de cães sabe o quão ativos e brincalhões eles podem ser. Para gastar toda essa energia, é necessário praticar atividades físicas. No entanto, nem todas as atividades podem ser realizadas por todos os tipos de animais.

Por sua vez, a yoga é um tipo de exercício simples e acessível para boa parte dos bichinhos. Ela promove bem-estar e relaxamento para cachorro. Dessa forma, a técnica pode servir para acalmar os ânimos do companheiro canino caso ele esteja passando por um período turbulento da vida.

Então, como a yoga para cachorro funciona? É possível inscrever o pet em aulas específicas ou dá para praticar os exercícios no conforto de casa? Quais são as posições mais indicadas para o mascote? Confira as respostas para essas perguntas, a seguir.

Como a yoga para cachorro funciona?

A yoga para cachorro não apenas é uma realidade, como tem nome próprio: exercício conhecido como “doga”. Essa prática foi criada nos Estados Unidos. O nome é uma referência entre as junções das palavras “dog” (cachorro) e “yoga”.

Trata-se de um exercício praticado pelos pets junto dos tutores. A doga oferece benefícios tanto aos bichinhos quanto às pessoas. Inclusive, serve para estabelecer vínculos ainda mais fortes com os animais de estimação, aumentando a confiança e o respeito mútuo.

A prática é bastante terapêutica e perfeita para tutores que vivem querendo saber como acalmar cachorros. Ela cuida da saúde física e mental dos animais, uma vez que ajuda a controlar sintomas de problemas como: ansiedade, estresse e agitação em geral.

A doga funciona de forma muito parecida com a yoga tradicional. A grande diferença está justamente nos movimentos executados na companhia do cãozinho. O pet interage com o tutor durante toda a sessão, fazendo as próprias poses.

Dicas para praticar doga

A doga é um excelente exercício para cachorro. No entanto, antes de praticá-la, é importante ter em mente que os bichinhos não têm a mesma capacidade de raciocínio lógico que os humanos. Por isso, não espere que eles imitem todas as poses executadas durante a prática.

Na realidade, a yoga para cachorro se baseia muito mais na espontaneidade dos movimentos realizados pelo animal. Enquanto você estiver em uma determinada posição, o pet pode interagir de diversas maneiras diferentes.

Alguns sentam, outros deitam. Em alguns casos, os bichinhos até tentam copiar os tutores. A ideia é ser paciente, estabelecendo um momento de concentração e tranquilidade com o mascote.

O primeiro passo para o melhor aproveitamento da doga é encontrar um local silencioso na casa. Barulhos podem distrair tanto o pet quanto você. A ideia é justamente se manter focado no exercício, sem interrupções externas. Lembre-se de utilizar um tapete (mat) apropriado.

Depois, você pode tentar algumas posições simples com o pet. Pode ser que seu companheiro demore algum tempo para entender o que está acontecendo. O importante é não forçar o bichinho a ficar parado. Lembre-se de ser paciente e usar técnicas de massagem e alongamento em cachorro durante o processo.

O mais indicado é assistir às videoaulas na internet, feitas por profissionais. Por meio delas, você sabe exatamente quais são as melhores posições de doga para tentar reproduzi-las com o animal de estimação. Além disso, as instruções ajudam a controlar o ritmo da respiração.

Benefícios da doga

Muitos tutores têm dúvida sobre como acalmar cão estressado ou ansioso demais. Práticas simples como a doga podem fazer toda a diferença para corrigir esse tipo de traço comportamental do mascote. Afinal, a yoga para cachorro trabalha, justamente, a “paz interior” do animal.

Esse é um momento de relaxamento, no qual seu filho de quatro patas gastará toda a energia acumulada. Isso faz com que sintomas relacionados à ansiedade e ao estresse sejam reduzidos aos poucos, uma vez que o bichinho é submetido a um ambiente tranquilo.

Com isso, certas “manias” inconvenientes do cachorro podem ser extintas aos poucos. Alguns exemplos são: latidos em excesso, destruição de objetos e agressividade. Além do mais, os alongamentos da doga são benéficos para as articulações e aumentam a flexibilidade do animal.

Sem dúvida, a yoga para cachorro é uma prática cheia de vantagens para você e seu animalzinho de estimação. Com as dicas, é mais fácil estabelecer uma rotina de exercícios caninos. Para mais conteúdos como este, continue navegando pelo blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

2 horas ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

3 horas ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

3 horas ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

3 horas ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

3 horas ago

Como plantar alface americana

A alface americana é uma das hortaliças mais populares do mundo, apreciada por suas folhas…

3 horas ago