Bem-Estar

Cães idosos – Os cuidados mais importantes

Depois de fases de pura energia, agitação e diversão, os cães atingem um estágio da vida que requer mais atenção e precauções – e estar preparado para lidar com cães idosos é fundamental para oferecer qualidade de vida ao seu pet. Embora a idade em que um cão possa ser considerado idoso varie de acordo com o seu porte, é entre os 8 e os 10 anos de vida que esses pets começam a apresentar os sinais mais típicos dessa fase, exigindo cuidados maiores e mais específicos por parte dos seus tutores.

Assim como os seres humanos, os cães idosos destacam uma série de mudanças no comportamento e na disposição com o passar do tempo, e estar atento para notar esses sinais no seu pet é a melhor forma de garantir que ele tenha bem-estar em todas as fases da vida.

A diminuição dos níveis de energia, problemas na visão, audição e percepção são ocorrências bastante comuns quando uma idade mais avançada chega para os cães, assim como mudanças na pelagem e o aparecimento de caroços e outros relevos na pele. Junto com isso, o cansaço começa a aparecer mais cedo nas atividades do pet e as suas horas de sono aumentam consideravelmente.

 

Os sinais dos cães idosos

Conforme o cachorro envelhece, outras evidências características da idade avançada também podem aparecer; incluindo preguiça extrema, perda de apetite, dificuldades respiratórias, perda de mobilidade, doenças odontológicas e sinais de senilidade, entre outros. Mas isso não quer dizer que todos os cães idosos desenvolvam estes sintomas, e saber quando começar a oferecer cuidados mais específicos ao pet é a melhor forma evitar o aparecimento de novas limitações.

Os riscos de algumas doenças e complicações mais preocupantes também aumenta consideravelmente para o cachorro idoso, que passa a ter mais chances de desenvolver desde problemas urinários até diabetes e câncer. Com isso em mente, fica claro que a manutenção da saúde do pet se torna o ponto de foco nessa fase, e agendar check-ups regulares com profissionais veterinários é essencial – já que, quanto antes for detectado qualquer tipo de problema, maior será a facilidade em resolvê-lo.

Cuidados especiais para o seu pet idoso

Além das consultas com profissionais – que podem ser agendadas com o tipo do Petz Veterinário em mais de 30 unidades da rede em todo o Brasil –, vale lembrar que os tutores de cachorros mais velhinhos devem prestar atenção na alimentação dos pets; optando pela ração para cães idosos como base da dieta.

O surgimento de problemas nas articulações e de dores nas juntas também é comum nos cachorros mais velhos, e os profissionais veterinários podem receitar suplementos nutricionais para amenizar o nível de desconforto do pet em função desse tipo de problema.

O acompanhamento da dieta e a realização de exercícios físicos regulares também são boas maneiras de prevenir o desenvolvimento acelerado de complicações motoras no pet – sendo que esse controle deve ser indicado e acompanhado por profissionais.

Adaptando a rotina ao cachorro idoso

Não são apenas as visitas ao veterinário que devem mudar quando o cão chega a fase idosa, e a rotina do pet também deve ser adequada às suas condições físicas por meio de pequenas e importantes atitudes.

  • Prefira caminhadas mais curtas e lentas na companhia do pet
  • Evite mudanças grandes na posição dos móveis da casa para prevenir acidentes
  • Troque os brinquedos do cão por versões específicas para pets idosos
  • Disponibilize caminhas e cobertores para o cachorro em diferentes locais da casa, mantendo o seu conforto
  • Adapte rampas no lugar de escadas dentro de casa, quando for possível
  • Evite a permanência do pet em locais que favoreçam acidentes, como lances de escada ou chãos escorregadios
  • Massageie e escove o pet semanalmente para evitar o aparecimento de problemas na sua pele e pelagem
  • Mantenha o cão afastado de áreas com temperaturas extremas e ou correntes de ar

Quer manter a saúde do seu pet idoso sempre em dia? Encontre a unidade Petz Veterinário mais próxima de você e agende uma consulta!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

55 minutos ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

1 hora ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

1 hora ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

1 hora ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

1 hora ago

Como plantar alface americana

A alface americana é uma das hortaliças mais populares do mundo, apreciada por suas folhas…

1 hora ago