Bem-Estar

Cão idoso não dorme à noite: o que fazer?

Publicado em 03 de outubro de 2025

Tempo de leitura: 4min

cao idoso nao dorme a noite 2

Uma queixa relativamente comum entre tutores de pets mais velhos é que seu cão idoso não dorme à noite. De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, diversos fatores podem fazer com que cachorros nessa fase tenham mais dificuldade para dormir.

Cachorro SRD idoso sentado na grama.

Em todos os casos, é preciso buscar ajuda veterinária para entender melhor o que pode estar acontecendo quando o cachorro não dorme a noite toda. Confira o que mais fazer para o cão dormir e como cuidar dele em todas as fases da vida.

O que pode ser quando um cão mais velho não consegue dormir?

Um cachorro idoso que não dorme à noite é relativamente normal. Apesar de os mais velhos terem menos energia, a troca da noite pelo dia é relatada por diversos tutores. Entretanto, não é algo que pode ser ignorado, já que também pode indicar alguns problemas e condições de saúde.

Entre os sinais de que há algo de errado com o cachorro que não dorme à noite, estão: falta de apetite, apatia, redução ou aumento no volume da urina ou das fezes, vocalizações excessivas, perda da comunicação com o pet, entre outros.

Um cachorro que não dorme à noite, inclusive, pode indicar a Síndrome da Disfunção Cognitiva, o Alzheimer canino. Assim, a investigação é importante. Além disso, conforme a veterinária Ana Paula, se um cão idoso não dorme à noite, ele pode apresentar certos problemas de saúde, como:

  • dores e desconforto;
  • dificuldade para urinar ou defecar;
  • perda da visão ou da audição;
  • ansiedade;
  • problemas neurológicos.

Portanto, ao observar que o cão idoso não dorme à noite com tanta facilidade, preste atenção para verificar se ele não apresenta outros sintomas.

Cachorro com insônia: o que fazer?

O primeiro passo para entender o que pode estar por trás da insônia é identificar se o problema é recente. Pense se o pet sempre teve dificuldade para dormir ou se já era um cachorro inquieto à noite.

Em geral, a insônia recorrente desde a juventude do cachorro costuma estar ligada a fatores ambientais ou comportamentais. No entanto, se ela surgiu de uma hora para outra, independentemente da idade do cão, é fundamental levá-lo para um check-up no veterinário quanto antes.

Após uma avaliação criteriosa, geralmente com a ajuda de exames específicos, o profissional chegará ao diagnóstico, orientando sobre o tratamento adequado. Pode ser necessário até mesmo um remédio para o cachorro idoso dormir à noite.

Mesmo não havendo cura para alguns problemas de saúde, como nos casos de algumas doenças cognitivas, é possível adotar medidas efetivas. Elas ajudam a retardar a evolução do quadro e a melhorar a qualidade de vida do cachorro.

Confira dicas de como ajudar o cão a dormir melhor

Em qualquer fase da vida do cão, alguns hábitos adotados durante o dia contribuem para que ele tenha noites mais tranquilas. Abaixo, listamos algumas das principais formas de fazer o cachorro dormir à noite toda.

Imagem de cachorro idoso

Crie uma rotina para o cachorro

A previsibilidade no dia a dia, com horários estabelecidos para acordar, comer, brincar e passear, é importante para reduzir a ansiedade canina. Ela também contribui para que o cão se acostume a dormir sempre no mesmo horário, de acordo com a rotina.

Proporcione um cotidiano com estímulos adequados

Independentemente da idade do cachorro, é importante que ele tenha seus comportamentos naturais estimulados por passeios, brincadeiras com o tutor ou brinquedos interativos. Isso evita que o pet acabe dormindo muito durante o dia e que desenvolva problemas comportamentais ligados à ansiedade.

Escolha uma cama adequada e um lugar tranquilo

Da mesma maneira que um colchão inapropriado dificulta nosso sono, uma cama pequena demais ou muito velha, cujo preenchimento já está gasto, favorece a insônia para o cachorro. Além disso, pode aumentar a predisposição do pet para problemas na coluna.

Leve o cachorro para um check-up ao menos uma vez por ano

As visitas regulares ao veterinário para uma consulta são fundamentais para ver como anda o estado de saúde do seu cachorro e identificar qualquer alteração. No caso dos idosos, a recomendação é levá-los a cada seis meses para check-ups.

cachorro idoso guia2

Tudo sobre o bem-estar animal

Observar o comportamento do pet, manter consultas veterinárias em dia e oferecer um espaço confortável para dormir são passos essenciais para melhorar a qualidade do sono quando um cão idoso não dorme à noite. Continue acompanhando o blog da Petz para ter mais dicas e informações sobre como cuidar da saúde e do bem-estar do seu cão em todas as fases da vida.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog