Carinho em gato: aprenda sobre o que seu peludo gosta

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 19, 2021

Bem-Estar
Carinho em gato: aprenda sobre o que seu peludo gosta
Tempo de leitura: 3 minutos

Não é novidade nenhuma que todos adoram fazer carinho em gato, mas com certeza alguns tutores já vivenciaram uma situação parecida com seu pet. Como o bichano vira as costas do nada no meio da carícia, fica o questionamento se ele estava gostando ou não.

pessoa fazendo carinho em gato

O local ideal que o gato gosta de carinho muda de um peludo para outro, principalmente por causa da variação da raça. Assim, isso pode influenciar se o pet é mais ou menos carinhoso.

Local para não fazer carinho

Muitos pensam que gato não gosta de receber carinho, porém o pet pode estar só avisando que não quer receber afeto naquela parte do seu corpo. O correto a fazer é parar e respeitar o desejo do animalzinho. 

Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger. 

Outra área para não fazer carinho no bichano é o bigode, pois essa parte do corpo ajuda no equilíbrio e na movimentação do pet. Por causa do bigode, eles conseguem se equilibrar em lugares pequenos e estreitos. Sendo assim, é muito importante que o tutor tenha cuidado e não corte essa parte sensível.

Como fazer carinho em gato

Apesar de a maioria das pessoas pensar que gatos não gostam de carinhos, esses felinos adoram receber carícias. Onde os gatos gostam de carinho mesmo é na parte superior da cabeça, entre as orelhas, e nas costas. 

Uma das dicas de como fazer carinho em gato é estar sempre com as mãos leves e fazer movimentos suaves. Com isso, você deixará seu bichano relaxado e satisfeito sem incomodá-lo.

Outro ponto importante é fazer carinho nas bochechas do bichano, pois é nessa região que acontece a liberação de feromônios. Eles são os responsáveis pela marcação de territórios. Consequentemente, isso faz com que se sintam bem no ambiente em que estão.

Os lugares para fazer carinho em gato são muito importantes para o pet se sentir seguro e não ficar irritado com o que está acontecendo. Por causa disso, o pet pode chegar a morder e arranhar se não se sentir confortável. 

gato preguiçoso

Como ganhar a confiança de gatos que não gostam de carinho

Entender que o bichano tem seu próprio tempo e ter paciência são os primeiros passos para ganhar confiança e conseguir fazer carinho no gato. Contudo, reservar um espaço da residência para deixar os brinquedos, arranhadores e os potes com água e comida são muito importantes.

Realizar brincadeiras diárias com o pet os estimula positivamente, cedendo a oportunidade de uma aproximação sucinta ao passar do dia a dia. Assim, aos poucos, a confiança do gatinho é ganha.

Consequentemente, ao ganhar a confiança, fazer qual carinho o gato mais gosta se tornará mais fácil para o tutor. Dessa forma, também será mais agradável para o pet, que estará se sentindo confortável e seguro.

Vantagens para saúde de fazer carinho em gato

De acordo com o estudo publicado na edição do jornal American Medical Association, fazer carinho em gatos pode trazer benefícios para a saúde física. Por consequência, ajudará também na saúde psicológica do tutor e, principalmente, em crianças. Assim, o pet pode ajudar em assuntos como: 

 

  • Combate a alergias;
  • Redução da solidão;
  • Aumento da autoestima;
  • Aumento dos níveis de ocitocina, conhecido como hormônio do amor;
  • Diminuição do estresse; 
  • Aumenta o humor.

gato recebendo carinho nas costas

Portanto, ter um gato em casa é muito mais do que ter um amigo engraçado e inteligente, e as vantagens vão muito além de somente acariciar o bichano, trazendo benefícios para o tutor e família. Gostou de saber mais sobre carinho em gato? Então confira mais conteúdos como esse em nosso blog da Petz.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *