Bem-Estar

Comedouro lento para cachorro: quais são os benefícios?

Ensinar um cachorro a comer devagar pode ser um desafio, não é mesmo? Afinal, só quem é tutor de um animalzinho que devora a ração em segundos sabe como é isso. Mas o comedouro lento para cachorro foi criado para ajudar a resolver essa situação!

De fato, esse tipo de prato pode auxiliar muito na melhora desse comportamento canino e trazer mais saúde para o animal. Afinal de contas, comer rápido pode acarretar diversos problemas e afetar o bem-estar de maneira grave.

Em seguida, vamos ver quais são os benefícios do comedouro lento para cachorro, de que forma utilizar e por qual razão, além de como escolher a melhor opção na hora de comprar e colocar em uso. 

Por que comer rápido pode fazer mal ao cachorro?

Antes de falar diretamente sobre o comedouro lento para cachorro, vamos entender por que ele é importante. A velocidade em que o pet ingere a ração pode dizer muito sobre seu temperamento e indicar possíveis problemas que precisam de atenção para serem evitados.

Em primeiro lugar, quando o cachorro come muito e dentro de um curto período de tempo, seu organismo corre o risco de desenvolver desequilíbrios. É por isso que a tigela foi criada e está sendo cada vez mais escolhida pelos tutores de cãezinhos.

É importante saber que, muitas vezes, o ato de comer rápido pode causar problemas estomacais muito sérios, como a torção gástrica, assim como má digestão, envolvendo gases, arrotos, vômitos, engasgos e asfixia.

Além disso, você já reparou que cães ansiosos costumam ter esse tipo de comportamento? Muitas vezes, comer rápido é um hábito que está diretamente associado à ansiedade e ao instinto protetor.

Nesse sentido, animais que já passaram fome e outras dificuldades na vida podem acabar desenvolvendo o hábito de comer rápido como consequência dessas experiências, devido ao medo de não ter alimento suficiente em outro momento.

Como o comedouro lento para cachorro funciona?

Afinal, como fazer o cachorro comer devagar utilizando essa tigela? Vamos entender melhor! Basicamente, o comedouro cria obstáculos que impedem a rápida ingestão por meio de um formato de labirinto, fazendo com que o cão não consiga abocanhar tudo de uma vez.

Os labirintos incentivam que o pet quebre a cabeça para entender como alcançar a ração, ou seja, além de ajudar na alimentação, o comedouro lento para cachorro também estimula seu raciocínio. Dessa forma, a atividade incentiva a inteligência ao mesmo tempo que recompensa com a comida.

Tempo de adaptação

Para inserir um item totalmente desconhecido na rotina do peludo de forma bem-sucedida, é preciso ter paciência. Entenda que o comedouro lento para cachorro irá implicar na mudança de uma atividade que, para o bichinho, já é muito automática. Por isso, talvez o período de adaptação leve mais tempo do que você gostaria.

No entanto, o mais importante é que o seu amigo de quatro patas se acostume e se sinta melhor se alimentando de maneira mais devagar. Para fazer a melhor escolha para o cãozinho, pesquise sobre os diversos tipos de comedouro lento para cachorro. Existem muitas opções, e uma delas será perfeita para o pet.

Benefícios do comedouro lento para cachorro

Se você vive se preocupando com a alimentação do cachorro, confie nos benefícios da tigela de labirinto! Com certeza seu companheiro vai desfrutar de uma vida muito mais saudável com ele.

Ao diminuir a velocidade do peludo na hora de se alimentar, o comedouro lento ajuda a aumentar a qualidade da digestão, pois incentiva a mastigação de cada grão de ração. Ou seja, por não conseguir colocar muita ração na boca de uma só vez, o pet precisa abocanhar poucos grãos e mastigar antes de engolir.

Filhotes podem usar?

Sim! Também existe comedouro lento para cachorro pequeno, pois esse estilo de tigela é ótimo tanto para cães mais velhos quanto para os filhotinhos. Afinal, a ansiedade canina pode acometer animaizinhos de qualquer idade.

Portanto, se você quer ensinar seu companheiro a comer devagar desde pequenino, o comedouro lento para cachorro é um item muito útil para ter em casa. Assim, o cãozinho aprende a ter calma ao se alimentar desde o princípio. É um cuidado muito importante!

Todas as raças conseguem usar?

De fato, o tamanho da boca do cãozinho pode variar bastante conforme sua raça. Mas não se preocupe! Existem diversos modelos de tigelas de labirinto que auxiliam na alimentação lenta, e o peludo é totalmente capaz de se adaptar.

Para fazer a escolha certa, observe bem seu amigo antes de fazer a compra. Assim, você evita adquirir um modelo que não agrade o peludo. Avalie principalmente o tamanho do seu companheiro.

Se o cão for de porte grande, por exemplo, procure um comedouro maior e que seja mais resistente. Evite modelos de plástico e dê preferência às tigelas de aço inoxidável. No entanto, caso o focinho do cão seja curto, invista em um comedouro com labirintos mais simples.

Mais saúde para o peludo

Investir em um comedouro lento significa oferecer uma rotina ainda mais saudável para o seu amiguinho de quatro patas. Afinal de contas, infelizmente, não é raro que muitos cães sofram com esse tipo de problema.

Além disso, como dissemos acima, é possível acostumar o pet desde a fase filhote a se alimentar com calma. Assim, você evita que sejam desenvolvidos problemas no aparelho digestivo e ainda estimula o raciocínio do cãozinho.


Viu como são muitos os benefícios do comedouro? Escolha o modelo ideal para seu companheiro no site da Petz, onde você encontra diversas tigelas disponíveis. Compre agora para melhorar o bem-estar do peludo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

10 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

1 dia ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

1 dia ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

1 dia ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

2 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

3 dias ago