Bem-Estar

Como cortar unha de gato? 5 dicas para ajudar

Publicado em 03 de abril de 2020

Tempo de leitura: 4min

Você já pensou sobre como cortar unha de gato da forma correta? Por mais que os bichanos já tenham sido domesticados há muito tempo, ainda conservam algumas características selvagens. Um exemplo claro disso são as unhas do felino. Se não forem cortadas, elas continuam crescendo e ficando afiadas.

gato brincando no arranhador

Para evitar arranhões e danos aos móveis da sua casa, é melhor saber como cortar a unha do gato, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos este post com boas dicas para realizar essa tarefa, tornando-a mais fácil e sem riscos para você ou para o animal.

Treine o hábito desde cedo

Você sabia que os gatos não gostam muito de terem suas patas tocadas diretamente? Isso é uma barreira instintiva dos peludos, já que elas são suas ferramentas principais para brincar, escalar e, teoricamente, caçar e se defender de presas.

Um gatinho que vive no conforto de um lar não precisa de unhas longas e afiadas, e é por isso que elas devem ser cortadas periodicamente. É importante tocar sua pata desde filhote para que ele se acostume com a rotina e não fique traumatizado no futuro. As unhas podem ser cortadas a partir dos dois meses de idade do felino.

Transforme o processo em brincadeira

Assim como cortar a unha de gato filhote é mais simples, outra coisa que facilita é não encarar o ato como algo obrigatório. Introduza o cortador de unha aos poucos, fazendo o bichinho acreditar que a ferramenta é um brinquedo, despertando seu interesse por ela.

Seguindo essa lógica, na hora de cortar a unha faça pausas, acaricie o gato, ofereça petiscos e outras recompensas que ele mais goste. Tratando esse momento de uma forma mais leve, cortar a unha do seu amigo peludo não será um estresse toda vez — nem para você, nem para ele.

Saiba a maneira correta de cortar a unha do gato

Existem diversos erros que podem ser evitados nos cuidados de higiene com os animaizinhos de estimação. Saber como cortar a unha de gato em casa é fundamental para a saúde e o bem-estar do seu companheiro de quatro patas. Mas qual é a medida certa que as unhas devem ser mantidas?

gato coçando o corpo

Ao apertar suavemente as patas do gato, você vai ver que há uma parte rosada antes da unha. Essa área se chama sabugo, e não deve ser cortada em hipótese alguma, pois contém vasos sanguíneos, e um trauma na região causará muita dor e sangramento. A linha de corte deve ser medida um pouco antes da ponta da unha.

Conte com um bom cortador de unhas para gato

É comum ver alguns tutores por aí utilizando cortadores, alicates ou tesouras de unhas de humanos para cortar as unhas dos gatinhos. Descarte essa possibilidade imediatamente, pois elas podem trazer muita dor de cabeça, já que podem machucar e não cortar a unha de maneira eficiente.

Os cortadores de unha projetados especialmente para os gatos contam com um encaixe mais confortável para o animal e tornam o processo praticamente indolor para ele. A chave é utilizar o cortador a mais ou menos 45 graus, trazendo ainda mais segurança ao processo. Vale lembrar que o melhor cortador é aquele ao qual o animal de estimação e o tutor se adaptam melhor.

Procedimento para cortar a unha do gato

Agora que você já sabe como cortar unha de gato arisco, está na hora de colocar a mão na massa. O primeiro de tudo é escolher um lugar com boa iluminação e confortável para você e para o gato. Você pode envolver o seu peludo em uma toalha para que se mantenha mais estável durante o processo. 

patinhas de gatos pequena

A posição escolhida pode ser sobre o colo do tutor, sobre a cama ou outra superfície mais estável. Procure fazer intervalos com carinhos para que ele não fique tão agitado. Se você já se sente preparado para cortar a unha do seu gato, também pode procurar um profissional e adquirir as melhores ferramentas na Petz!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog