Aquário

Como criar peixes saudáveis e com o bem-estar em dia

Publicado em 07 de novembro de 2016

Tempo de leitura: 4min

Quem tem um aquário em casa já sabe que a sua manutenção é fundamental para a saúde e o bem-estar dos seres que o habitam, e saber como criar peixes da melhor forma também é importante para evitar situações de estresse para o pet. Embora muitos acreditem que as batidas nas paredes do taque sejam a principal fonte de desconforto para os peixes, há uma série de outros fatores que podem influenciar na qualidade de vida destes seres – e conhecer tais aspectos é o primeiro passo para garantir o ambiente ideal para o conforto deles.

Saber como criar peixes, no entanto, é algo que só pode ser feito por meio da observação intensa das condições do aquário e dos seres que nele vivem – pois, somente uma análise profunda e criteriosa é capaz de destacar os aspectos que estão fora de equilíbrio, oferecendo as informações necessárias para modificar o que está errado e, por fim, atingir a harmonia que trará bem-estar aos peixinhos. Com isso em mente, confira alguns dos principais itens para ficar de olho ao notar algo estranho no seu aquário.

Como criar peixes saudáveis como pets 

Como criar peixes – Mudanças no comportamento dos pets

O comportamento habitual dos peixinhos do seu aquário é um dos principais indicativos de que pode haver algo de errado e, quanto mais tempo você passar observando a rotina do tanque, mais fácil será notar algo fora do comum. Os tutores que passam bastante tempo em contato com o aquário são os primeiros a perceber mudanças no comportamento dos peixes que podem indicar sinais de estresse.

A diminuição do apetite, a vontade de se esconder por períodos muito longos e a ação de nadar se encostando nas paredes ou nos objetos presentes no tanque são grandes indicativos de estresse nos peixes, podendo significar a presença de doenças.

Mudanças físicas nos peixes

Saber como criar peixes também envolve o percebimento de mudanças repentinas na aparência dos peixes e, quando a observação deles faz parte do seu dia a dia, fica muito mais fácil notar as evidências. Sinais de cortes ou arranhões no corpo do pet, por exemplo, podem indicar que ele esteja sofrendo algum tipo de agressão por parte dos colegas – indicando, assim, a existência de uma situação de estresse.

Da mesma forma, alterações na coloração do peixe também podem ser bons indicativos de problemas – já que uma série de doenças que afetam estes pets podem provocar o clareamento, o escurecimento e até o aparecimento de pontos brancos nas suas escamas.

Respiração incomum

Notar que o peixe respira com dificuldade ou que se desloca até a superfície do aquário para respirar é outro sinal clássico de que o estresse está presente no tanque. Geralmente, problemas com a limpeza do aquário e da sua água são os grandes responsáveis por dúvidas na hora de entender como criar peixes; e contar com um grupo adequado de produtos para a manutenção do tanque é fundamental para qualquer pessoa que tenha peixinhos como pets.

Produtos que medem os diferentes parâmetros da água, como níveis de amônia, nitrito, nitrato e PH, também fazem parte do grupo de testes essenciais para manter a qualidade da água no tanque e a saúde dos peixes.

Como manter peixes pet saudáveis

Situações estressantes

Para saber como cuidar de um peixe, portanto, é preciso entender que todo tipo de situação que puder causar desconforto e estresse para os pets que vivem na água deve ser evitado – e ficar atento aos aspectos descritos a seguir é uma ótima forma de garantir o bem-estar e a qualidade de vida destes seres.

  • Falta de limpeza ou temperatura errada na água do aquário
  • Superlotação de peixes no mesmo tanque
  • Ausência de elementos de decoração no aquário (que também servem como refúgio para os pets)
  • Dieta deficiente (no tipo específico de alimento – feito com rações de baixa qualidade, por exemplo – ou na quantidade oferecida)
  • Convivência com peixes agressivos no tanque
  • Mudança para um novo aquário (período de adaptação que costuma ser bastante estressante para os peixes)

Procurando o melhor para o bem-estar do seu peixinho de estimação? Encontre a unidade Petz mais próxima de você e venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog