Como cuidar de coelhos: mitos e verdades na criação dos orelhudos

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 16, 2021

Bem-Estar
Como cuidar de coelhos: mitos e verdades na criação dos orelhudos
Tempo de leitura: 3 minutos

Não há dúvidas de que a melhor maneira de aprender como cuidar de coelhos é levando o seu amigo para uma consulta no veterinário, perguntado ao especialista e tirando suas dúvidas.

No entanto, na correria do dia a dia, muitos tutores acabam deixando essa etapa importante para lá e se guiam com base em diversas dicas e conhecimentos difundidos na internet e na cultura pop.

Mas, você já se perguntou o que é mito e o que é verdade nos cuidados que devemos ter com coelhos domésticos? Confira!

Coelhos comem cenoura:

A alimentação dos coelhos também serve para desgastar seus dentes

Verdade! Apesar de não serem roedores, esses lagomorfos também possuem dentes que crescem sem parar, ao longo de toda a vida deles.

Sendo assim, é preciso que eles sejam desgastados, a fim de evitar má oclusão, feridas, entre outros problemas de saúde.

E é aí que entra o feno! Parte essencial quando o assunto é como cuidar de coelhos domésticos, ele ajuda a fazer a manutenção dos dentes.

Além disso, é muito rico em fibras, contribuindo para o funcionamento do intestino e para evitar a formação de bolas de pelos.

Coelhos não precisam tomar banho

Mito! Assim como os gatos e os roedores, os coelhos também se limpam com frequência, lambendo os próprios pelos para remover a sujeira e pelos mortos.

Porém, isso nem sempre é o suficiente para manter a higiene deles.

Lembre-se que os banhos são muito estressantes para esses pets que são presas na natureza.

Além disso, os pelos deles são difíceis de secar e exigem equipamentos adequados. Dessa forma, pode dar banho no coelho apenas em locais especializados.

Outra dica é, no mesmo dia, levá-lo para a tosa higiênica, evitando o acúmulo de sujeiras em regiões sensíveis.

É necessário escovar os coelhos diariamente

É verdade! Em lojas, como a Petz, é possível encontrar kits de escovas para coelhos, e não é à toa. Fazer a escovação diária do orelhudo ajuda a remover sujeiras, evitando o surgimento de doenças e auxiliando na remoção dos pelos mortos.

Com isso, você também diminui a chance do pet desenvolver bolas de pelo no sistema gastrointestinal. E por isso, o ideal é acostumar o pet desde pequeno.

Assim, o momento será de relaxamento e de vínculo entre o animal e o tutor.

É possível criar coelhos soltos dentro de casa

É parcialmente verdade. Assim como acontece com todos os animais de estimação que vivem em gaiolas, garantir que o coelho tenha bastante espaço para brincar e se locomover é fundamental para a saúde física e mental dele.

No caso dos coelhos, é recomendado, inclusive, que eles fiquem soltos por longos períodos de tempo durante o dia. Talvez por isso, deixá-los soltos pela casa tem se tornado uma opção cada vez mais popular.

Mas essa prática não é para todo mundo

Para quem passa a maior parte do dia fora de casa, por exemplo, é grande o risco do pet acabar roendo fiação, produtos químicos e outros elementos perigosos.

Afinal, o que o coelho come não inclui qualquer outro objeto, que seja alimentos.

Para os que tem outros animais em casa, não ter um ambiente seguro e protegido para o coelho pode deixá-lo estressado e colocar em risco a vida dele.

Sendo assim, na maior parte das vezes, o mais adequado na hora de saber como cuidar de coelhos, é ter uma gaiola espaçosa para quando o pet estiver sozinho, soltando-o sempre que você estiver em casa.

Está faltando alguma coisa para o seu coelho? Na Petz, você encontra desde rações especiais para coelhos até brinquedos e outros acessórios fundamentais para o bem-estar deles.

Procure a unidade mais próxima a você ou compre em nosso site!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *