Bem-Estar

Como dar comprimido para gato: facilitando o processo

Publicado em 24 de novembro de 2017

Tempo de leitura: 4min

Saber como dar comprimido para gato pode ser mais difícil do que você pensa. Ao contrário do cachorro, que pode ser driblado colocando o remédio no meio da comida, o gato é mais seletivo na hora da alimentação. E há chances do seu pet te arranhar ou morder durante o processo, mas se acalme! Nem tudo está perdido.

Para que o nosso bichano fique bem, tudo vale a pena, até mesmo aprender como dar comprimido para gato, não é mesmo? O médico veterinário é o melhor amigo dos nossos pets, é ele que deve dizer os cuidados necessários aos nossos pets. Neste processo é muito importante seguir à risca a sua receita médica veterinária, respeitando horários e as doses dos medicamentos – e, antes de iniciar o procedimento, preparar-se para transmitir segurança ao seu pet, evitando estresses desnecessários.

Antes de tentar forçar a ingestão do comprimido, se não houver restrições alimentares e houver a liberação do veterinário do seu pet, pode se tentar oferecer o comprimido macerado, isto é amassar o comprimido até que ele se apresente em pó, diluí-lo em uma pequena parte liquida de um sachê da preferência de seu gato. Neste momento, ofereça o alimento como um agrado, utilizando um tom de voz amigável, acariciando e tranquilizando seu pet.

Tutora fazendo carinhos em seu pet felino

Caso o método acima não funcione, pode se optar pela ingestão forçada. Atualmente no mercado, existe um aplicador de comprimido. Quando ele estiver tranquilo, segure o comprimido na sua frente e coloque dentro da boca com o aplicador.  Massageie a garganta de seu pet para que ocorra a deglutição.  Não force e nem tente enfiar o remédio no fundo da garganta, isso o deixará estressado e agressivo.

Para os gatos mais bravos, uma boa ideia manter as unhas curtas, assim, o risco de uma arranhadura será menor. Depois de dar o medicamento para seu gato, recompense-o com carinhos, brincadeiras e comida para que ele mantenha o bom comportamento.

Remédio para gato: qual é o ideal?

Apesar de não ser das tarefas mais fáceis, dar comprimido para gato ainda é melhor do que dar remédio líquido. Isso porque, para a medicação líquida, o processo de preparação do pet é muito parecido, mas será necessário segurar a cabeça do felino e usar uma seringa ou conta-gotas quase diretamente na sua garganta – algo que obviamente estressará o animal.

Verifique com o seu médico veterinário se há opção de comprimido e dê preferência para ela, pois mesmo difícil pode ser menos exaustiva para o gato.

Remédio para dor em gatos

Nunca dê medicamentos usados para tratar a dor em humanos para seu gato, pois podem causar efeitos colaterais graves no seu sistema nervoso.

Como dar comprimido para gato

Vermífugo para gatos filhotes

Geralmente são aplicadas três doses de vermífugo indicado pelo veterinário na etapa inicial, portanto nada de sair comprando qualquer remédio sem antes levar seu pet para uma consulta.

Depois desse período a aplicação será feita de acordo com a forma que o veterinário julgar necessária e com os hábitos do animal.

Remédio líquido para felinos

Uma solução para tornar a aplicação de remédio líquido menos traumática e mais fácil é misturá-lo com a comida, caso o pet não esteja com restrições alimentares.

A dica é primeiro servir uma porção de comida sem remédio, para não levantar suspeitas, e só depois misturar a medicação aos poucos.

Se não puder misturar ao alimento, o jeito é seguir o mesmo passo-a-passo do comprimido, com a diferença que será necessário segurar a cabeça do gato para aplicar o remédio com a ajuda de uma seringa ou conta gotas. Boa sorte!

Em busca dos melhores produtos para o seu pet? Acesse a loja virtual Petz!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog