Descubra como dar remédio líquido para gato sem estresse

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 18, 2021

Bem-Estar
Descubra como dar remédio líquido para gato sem estresse
Tempo de leitura: 4 minutos

Como dar remédio líquido para gato está entre os maiores desafios dos tutores de felinos. Em geral, os bichanos costumam fugir de  qualquer tipo de medicação. Além disso, quando não bem administrado, o remédio fluido pode ser desperdiçado.

gato lambendo a patinha

Portanto, fique conosco e descubra o passo a passo de como dar remédio para gato, de maneira que o líquido seja ingerido totalmente pelo bichinho. Afinal, temos certeza que você sonha com o dia em que o seu gatinho tome facilmente o remédio.

Como dar remédio líquido para o seu gato?

Antes de seguirmos com as orientações, é importante que você saiba que o veterinário precisa estar à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Por isso, não hesite em buscar as respostas com ele se você sentir que precisar, ok? 

Para facilitar o entendimento sobre esse processo, dividimos as orientações em duas etapas: passo a passo e dicas, que deixarão o momento de medicar o seu pet mais leve. 

Passo a passo de como medicar o seu gatinho

  1. Prepare o medicamento com antecedência. Isso significa agitar o remédio, se for necessário, e retirar a dosagem indicada com seringa ou conta-gotas;
  2. Leve o bichano ao local onde você vai dar remédio e não deixe que a sua voz preocupada passe nervosismo para o gatinho;
  3. Pegue a seringa ou o conta-gotas com uma das mãos;
  4. Com a outra mão, agarre a cabeça do gatinho sem apertar, porém, com firmeza, em volta da articulação da mandíbula;
  5. Introduza a seringa ou o conta-gotas atrás do canino (canto da boca), já que os dentes são menores nessa região;
  6. Dê a medicação em pequenas quantidades. Do contrário, corre-se o risco de causar asfixia ao animal;
  7. Segure a boca do pet fechada e deixe a cabeça na posição normal;
  8. Limpe os resíduos do medicamento que estiverem no rosto, com pano úmido;
  9. Ofereça o petisco que o pet mais gosta;
  10. Lave a seringa ou o conta-gotas na torneira, guardando o medicamento na geladeira, se for necessário.

gatinho com expressão curiosa

Dicas para não tornar a hora da medicação traumática

Agora que você já sabe como dar remédio líquido para gato corretamente, conheça dicas eficientes para tornar esse momento menos traumático. Sabemos quanto é raro o tutor ou o pet saírem ilesos, mas acredite, isso é possível! 

  • Corte as unhas do gato antes de dar a medicação. O ideal é que isso seja feito com antecedência para não criar dois momentos estressantes seguidos;
  • Pratique com água para evitar o desperdício do remédio;
  • Na hora da medicação, enrole o animal em um cobertor ou uma toalha grande, deixando apenas a cabeça dele de fora. Também é válido colocar algo na traseira do gato para dificultar a fuga.

Remédios manipulados para pets podem ajudar

Esta é uma alternativa para aqueles gatinhos muito ariscos, porém, é necessário conversar com o veterinário para certificar-se de que esse recurso é realmente indicado para o seu bichinho.

Os remédios manipulados são personalizados, o que evita desperdícios do medicamento ou a superdosagem. Outra vantagem é que, em caso de consumo via oral, é possível escolher o sabor. Certamente, o gostinho de frango, por exemplo, pode agradar, sem causar problemas na hora de ingerir.

Outro benefício é a possibilidade de formular o remédio em diversos formatos, como biscoito, pó, cápsula, sachê, pastilha, xarope, gel transdérmico, pomada, shampoo, loções e outros. A escolha certa vai depender de suas experiências anteriores e da orientação do veterinário.

Misturar o remédio líquido com a comida é outra opção

Mais uma boa saída de como dar remédio líquido para gato é misturar o conteúdo na comida. Isso pode ser muito prático, além de não deixar o pet, que é naturalmente desconfiado, em alerta.

Não coloque muita comida para não correr o risco do pet deixar um pouco do alimento na tigela e não ingerir a dosagem completa do medicamento. Outra observação é que esse método só é realmente eficaz para gatinhos gulosos e que precisam de pouca quantidade da medicação.

É normal o gato espumar enquanto for medicado?

O remédio líquido pode causar reações indesejáveis no animal. As mais comuns são o gatinho babar, espumar ou balançar a cabecinha, espalhando a medicação para todos os lados. Então, não se assuste quando isso acontecer.

A espuma na boquinha pode ser um sinal de que o animal não foi bem preparado para receber a medicação. Portanto, como reação, rejeitou o líquido, colocando-o para fora. Se isso acontecer com seu bichano, interrompa o processo e entre em contato com o veterinário, pois ele saberá como resolver. O importante é não dar uma nova dosagem!

Uma dica para que isso não ocorra em outro momento é apostar nos gestos de carinho. Deixe o animal tranquilo e faça com que ele se sinta acolhido por você. Em seguida, siga as nossas orientações acima e medique o animal sem grandes traumas.

Os tutores de gatos precisam ter em mente que investir no bom relacionamento com o animal não é apenas uma coisa prazerosa, mas um dever. Se não houver carinho, é melhor não ter um pet em casa.

gato se escondendo em caixa de papelão

Agora que você já sabe como dar remédio líquido para gato, com certeza, isso não será mais um problema na sua casa. Porém, se as dores de cabeça continuarem, recorra a um profissional. Para auxiliar você, o blog da Petz está cheio de dicas sobre como cuidar do seu gatinho da melhor forma.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *