Bem-Estar

Como eliminar pulgas em cachorros e gatos

Publicado em 10 de abril de 2017

Tempo de leitura: 4min

Não é incomum que o seu pet tenha contato com pulgas, mas como eliminar este problema caso haja uma infestação? Ainda que o mercado pet ofereça uma grande variedade de produtos antipulgas – que podem deixar qualquer tutor de pets em dúvida – é muito mais fácil entender como eliminar pulgas da melhor forma possível depois de saber como cada tipo de tratamento funciona.

Como eliminar pulgas em cães

Como eliminar pulgas: tipos de tratamento

Aqui nós vamos falar sobre o básico: o que faz com que cada um desses produtos antipulgas seja tão bom e eficiente. Tenha em mente que grandes infestações podem exigir que você faça uso de mais de um tipo de tratamento ao mesmo tempo, uma vez que cada um deles atinge determinada fase do ciclo de vida das pulgas.

De qualquer modo, discuta sobre as diferentes opções com seu veterinário de confiança e sempre siga as instruções de uso dos produtos indicadas pelos fabricantes. Além disso, lembre-se de jamais usar produtos para cachorros em gatos ou produtos para gatos em cachorros, certo?

Shampoos antipulgas

Shampoos antipulga podem ter componentes que matam ou repelem pulgas, dependendo da marca do produto. Eles podem ser industrializados ou 100% naturais, mas é importante saber que, ainda que o shampoo seja efetivo em muitos casos, ele é indicado como coadjuvante no tratamento de infestações e não para a prevenção delas.

Cão sendo higienizado para eliminar pulgas

Tratamentos tópicos

Com ou sem a necessidade de receita médica, os tratamentos de uso tópico são líquidos aplicados diretamente na pele do seu cachorro (como e onde aplicar podem variar de acordo com o fabricante), geralmente em áreas onde o pet não possa lamber, como o pescoço ou ao longo da coluna.

Após a aplicação, o líquido é absorvido pelas glândulas de gordura presentes na pele do cachorro e espalhado por todo o corpo, matando todas as pulgas. A maior vantagem desse tipo de tratamento é a rapidez com a qual ele gera resultados, além de oferecer proteção antipulgas por determinado período de tempo após a aplicação.

Pipeta para eliminar pulgas

Produtos de aplicação oral

A maior parte destes produtos é bastante efetiva, por conter tanto pesticidas que atuam contra pulgas adultas quanto pesticidas que acabam com ovos e larvas. Contudo, alguns fabricantes fornecem apenas um tipo ou outro, por isso é preciso bastante pesquisa!

Coleiras antipulgas

As coleiras antipulgas, além de expulsarem os parasitas que já estão presos à pele do seu cachorro, também liberam pesticidas por toda a área em volta do pet. Além disso, o uso prolongado da coleira pode, em alguns casos, causar algumas reações alérgicas na pele próxima ao local em que a coleira é utilizada.

Nevoeiro de pesticidas

Os nevoeiros funcionam como dedetização, liberando no ambiente cortinas de fumaça que contêm pesticidas. Essa alternativa, apesar de drástica (uma vez que é necessário retirar o pet da área para que o processo seja realizado), é a ideal para grandes infestações e para garantir que a sua casa está completamente livre de parasitas.

Spray antipulgas

Existem muitos sprays antipulga no mercado e você irá escolher o ideal de acordo com o tipo da infestação que você estiver tentando combater.

Alguns são feitos para aplicação direto no animal, enquanto outros devem ser aplicados na mobília e no assoalho da casa; e ainda há outros exclusivos para uso na parte externa do lar.

Alguns sprays oferecem até 30 dias de proteção, enquanto outros apenas matam as pulgas já presentes e perdem rapidamente o efeito. Vale lembrar que a maioria dos sprays têm ação imediata e não serve como forma de prevenção.

Para saber mais sobre como eliminar pulgas e ter acesso aos melhores produtos antipulgas do mercado, encontre a unidade Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog