Saiba como limpar orelha de gato: 6 passos para uma higiene completa!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 16, 2021

Bem-Estar
Saiba como limpar orelha de gato: 6 passos para uma higiene completa!
Tempo de leitura: 4 minutos

Na maioria das vezes, os tutores de bichanos não precisam se preocupar com a higiene de seus pets. Afinal, os felinos tomam seu próprio banho! Porém, há uma tarefa que todo gateiro deve aprender: como limpar orelha de gato

gato deitado olhando para a câmera

Essa é uma área que as linguadas não alcançam e, por isso, os pais e mães devem estar atentos. Remover o excesso de sujeira com certa regularidade é importante para evitar fungos, parasitas e infecções. Quer aprender como limpar ouvido de gato? Continue lendo! Preparamos um passo a passo para higienizar seu bichano de forma segura! 

1. Escolha um momento confortável 

Convencer seu pet de que é hora da limpeza pode não ser tão fácil. Os bigodudos possuem um ritmo próprio e, muitas vezes, não gostam dos rituais de higiene, como limpar orelha de gato. 

Por isso, é recomendado escolher um momento confortável, quando o bichano está tranquilo e relaxado. Além disso, esse é um processo que não pode ser feito às pressas, ou será muito desconfortável para o felino. Deixe para higienizar seu filho de quatro patas quando você estiver com tempo e disposição! 

2. Separe o material necessário

Como os felinos não gostam tanto desse momento, é importante que ele seja o mais rápido possível. Dessa forma, as chances de você irritar seu peludo são menores! Uma forma de agilizar todo o processo é deixar os materiais já separados e prontos para serem utilizados. Você irá precisar de:

  • Algodão limpo e seco;
  • Pote com água;
  • Toalha seca,
  • Limpador auricular de gatos.

3. Deixe seu pet seguro e relaxado

Deixar seu peludo seguro e confortável durante o processo de limpeza é um passo muito importante para aprender a limpar a orelha do gato. Dessa forma, ele irá perceber que esse é um ritual para seu próprio bem, e que mexer em sua orelhinha não trará nenhum risco para sua saúde. 

gato no colo de pessoa

Uma boa forma de deixar seu amigo seguro é fazendo carinho com uma boa dose de cafunés! Com isso, logo o gato estará bem relaxado e, assim, limpar sua orelha será muito mais fácil! 

4. Comece pela parte externa

Para saber como limpar a orelha do gato, primeiramente, é preciso aprender a higienizar a parte externa. Essa é a parte mais visível e mais fácil de limpar. Basta molhar o algodão em água e passar de forma suave pela orelha, removendo as impurezas. 

É importante estar atento para não deixar cair água no ouvido do gato, pois a umidade contribui para o surgimento de infecções. Depois de remover toda a sujeira com o algodão molhado, passe a toalha, secando a orelha e deixando-a segura para a saúde do seu pet. 

5. Vá para a parte interna

A limpeza da parte interna é a parte mais complicada quando se trata de como limpar o ouvido de gato. Isso porque essa é uma região complexa e, caso não seja feita com cuidado, a higienização pode comprometer a audição do bichano. 

Outra dica para o tutor limpar a orelha de gato é utilizar um limpador auricular de gatos. Esse produto, que você encontra na loja virtual da Petz, é desenvolvido por especialistas e possui uma composição segura, que irá higienizar a orelha sem riscos de infecção. Se preferir, peça para um profissional higienizar a parte interna da orelha do bichano! 

6. Considere a necessidade de atendimento profissional

Higienizar as orelhas dos bichanos é um processo comum que deve ser realizado com certa regularidade. Especialistas dizem que o ideal é ficar de olho em seu filho de quatro patas e realizar o processo de limpeza sempre que necessário. Isso deve ocorrer, em média, a cada três meses. 

Se a orelha do seu amigo estiver muito suja ou com secreção grossa e escura, é necessário buscar a ajuda de um profissional. Algumas doenças, como a sarna de ouvido, causam excesso de sujeira na região das orelhas. Nesses casos, o especialista poderá verificar a saúde do seu gatinho e receitar o tratamento correto. 

Com esses seis passos sobre como limpar orelha de gato, você poderá deixar seu pet mais limpinho, seguro e saudável! Lembre-se que cuidar da higiene do seu peludo é um ponto importante em uma tutoria responsável! 

Otite: saiba como identificar o problema! 

A otite em gatos é um quadro de inflamação na região auricular. Infelizmente, esse é um problema frequente, especialmente em bichanos que acessam a rua. Como as orelhas são órgãos muito expostos, é comum que parasitas e objetos se alojem nessa área, causando infecções. Alguns sinais de otite em gato são:

  • Sujeira na orelha;
  • Secreção grossa e escura;
  • Mau cheiro;
  • Coceira;
  • Vermelhidão.

Mesmo que a otite em gatos não seja um problema grave, é essencial buscar a ajuda de um veterinário. Se não for tratado corretamente, o quadro pode evoluir, levando até mesmo à perda da audição dos felinos. 

Por isso, se notar qualquer um dos sintomas acima em seu peludo, busque um profissional capacitado. Ele poderá examinar de perto a saúde de seu amigo e recomendar o tratamento adequado, além de explicar como limpar ouvido de gato com otite

gato filhote

Sabendo limpar a orelha de gato, você poderá oferecer mais segurança e saúde para seu filho de quatro patas! Lembre-se que uma tutoria responsável inclui alimentação de qualidade, brincadeiras, visitas regulares ao veterinário e, claro, muito carinho! 

Agora que aprendeu como limpar orelha de gato, confira outras dicas incríveis que auxiliam e facilitam a sua vida e deixam o felino mais tranquilo. Tudo isso aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *