Bem-Estar

Como saber se a gata está em trabalho de parto?

Ter uma gatinha prestes a dar à luz em casa pode significar muita insegurança e preocupação. Afinal, o que precisa ser feito? Se for necessário, os tutores são capazes de ajudar? Quando o trabalho de parto começa? Aliás, as gatas entram em trabalho de parto? Continue a leitura e confira como saber se a gata está em trabalho de parto.

4 dicas de como saber se a gata está em trabalho de parto

Antes de aprender como saber se a gata está em trabalho de parto, é necessário considerar o tempo de gestação da felina, que dura de 63 a 67 dias, podendo chegar a 72 dias, no máximo. Contar um pouco mais de dois meses no calendário é uma tarefa fácil. A parte difícil é saber exatamente quando a mascote engravidou. 

Geralmente, o período de cio ocorre uma vez a cada três semanas, ou seja, as chances de uma gravidez são grandes. Por isso, antes de pensar em como saber mais sobre a gata em trabalho de parto, é preciso ter certeza de que ela está prenha — algo que não é tão simples assim. Vamos às dicas para saber se a gata está em trabalho de parto ou prenha.

Observe a instabilidade de humor

Quais são os sintomas de trabalho de parto em gatos? Quem tem animaizinhos de estimação sabe exatamente quando eles estão diferentes porque a convivência desenvolve uma intimidade sem igual, permitindo a criação de uma rotina saudável e bem característica, que pode ser um fator-chave na hora de identificar se há algo incomum acontecendo. 

Para saber quando uma gata está prenha, é essencial observar o comportamento dela no dia a dia. É muito comum que ela fique mais quieta e reservada do que o normal. Isso tudo porque está passando por mudanças hormonais e corporais, então precisa de um tempinho para se adaptar à nova condição. Além disso, pode ser que ela durma mais do que já está acostumada porque precisa de mais tempo de descanso.

Pode ser que a gata apresente falta de apetite

Assim como as mulheres grávidas, outro sintoma de parto de gata ou gravidez é a perda do apetite por um tempo. Então, é comum que ela recuse ração nos primeiros dias. A tendência é que, depois de um período, ela volte a comer como habitual. Porém, aqui vai um ponto de atenção: caso ela demore mais que dois dias para voltar à normalidade, procure um veterinário para tratar a falta de fome. 

Deixar de comer pode ser um fator agravante a longo prazo. Por isso, é muito importante que a gatinha esteja bem nutrida para o desenvolvimento dos filhotes ser saudável e ela não sofrer no parto nem no pós-parto. 

Observe a instabilidade de humor

Uma coisa é certa: tanto no mundo humano quanto no mundo felino, engravidar libera uma quantidade muito grande de hormônios no corpo — algo que pode gerar instabilidade no humor. Nas gatinhas, isso pode significar tanto aumento na agressividade quanto na afetuosidade. 

No primeiro caso, você vai notar que a gata está arranhando mais ou recusando carícias que ela já estava acostumada a receber. Geralmente, é só tentar se aproximar que ela vai se esconder ou ficar isolada em algum canto da casa. Essa é uma característica bem comum em gatas prenhas ou que estão iniciando trabalho de parto.

É um pouco mais raro, mas o contrário também pode acontecer. Nesse caso, será possível notar que a gata está muito mais próxima, pedindo mais carinho e colo. Agora, você já conhece alguns sintomas de como saber se a gata está em trabalho de parto. Confira outros a seguir.

Atente-se às mudanças corporais

Se você continua se perguntando “como saber se minha gata está em trabalho de parto?”, atente-se aos mamilos inchados, à vulva dilatada e à barriga saliente — transformações mais comuns no corpo das gatinhas prenhas. 

Se sua gata apresenta as duas primeiras mudanças citadas, pode ser que já esteja próxima ao dia do parto dos gatos. Observe essas características com atenção, pois elas são essenciais no diagnóstico de gravidez. 

Primeira dica extra: não dispense o ultrassom!

A gestação felina tem sintomas muito semelhantes aos de outras doenças, como verme, por exemplo. Quer ter certeza absoluta? Marque uma consulta com seu veterinário de confiança e agende um ultrassom. Essa é a forma mais segura de saber se a gata está em trabalho de parto ou no começo da gestação. 

A partir desse exame, você recebe orientação sobre como cuidar direitinho da sua gatinha nesse momento tão especial e importante. 

Segunda fica extra: castre sua gata

É muito importante ter em mente que, uma vez que uma gata entra no cio, é muito provável que ela escape para cruzar com o gato mais próximo da sua casa, já que isso faz parte do instinto! Em um piscar de olhos de um pequeno descuido, é possível que sua gatinha apareça prenha. 

Para evitar que isso aconteça e ainda prevenir diversas doenças uterinas, castre sua pet. Geralmente, você não vai gastar muito porque existem hospitais veterinários populares que cobram valores sociais no procedimento. Além disso, a maioria das prefeituras tem programas de castração gratuita. Informe-se e garanta o melhor para a saúde de quem você ama!

Gostou de aprender um pouco mais sobre como saber se a gata está em trabalho de parto? Então, não deixe de conferir outros conteúdos que vão te ajudar a cuidar da saúde e do bem-estar do seu bichinho aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode estar acontecendo?

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a ficar enjoados. Esse quadro é caracterizado…

22 horas ago

Doenças de pele em gato: sintomas e cuidados essenciais

As doenças de pele em gato merecem atenção especial por parte dos tutores. Esse é…

23 horas ago

Aprenda como fazer muda de bromélia

As plantas podem fazer parte da decoração da casa e dar um novo ar ao…

2 dias ago

Calopsita espirrando: o que pode ser?

A calopsita espirrando merece uma atenção especial. Quando se trata da saúde de um animal…

2 dias ago

Ferrugem em plantas: como tratar corretamente!

Ferrugem em plantas: como tratar da forma correta e eficiente? Essa é uma preocupação tanto…

3 dias ago

Manchas vermelhas na pele do cachorro: um sinal de alerta!

As manchas vermelhas na pele do cachorro podem indicar tanto doenças cutâneas quanto enfermidades sistêmicas…

3 dias ago