Correr com cachorro: dicas para começar a praticar o exercício

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 19, 2021

Bem-Estar
Correr com cachorro: dicas para começar a praticar o exercício
Tempo de leitura: 3 minutos

A corrida é um exercício que pode ser praticado de forma simples e, mesmo assim, traz muitos benefícios. E há forma melhor de se exercitar do que com seu melhor amigo ao lado? Por isso, muitas pessoas passaram a correr com cachorro para levar um toque especial para o treino.

cachorro pulando

No entanto, há diversos cuidados a serem tomados antes de começar a correr com cachorro. Por isso, antes de calçar o tênis, vestir a roupa de ginástica e pegar a guia, conheça melhor o processo de praticar corrida com os pets a seguir.

Nem todos os cães devem praticar corrida

Apesar de ser uma prática muito positiva entre humanos, nem sempre a corrida traz benefícios para os cães. Isso pode acontecer por vários motivos. Alguns cães, como os Galgos Ingleses, são feitos para a corrida. 

Podendo chegar a 72 km/h, são a raça de cão mais rápida do mundo! No entanto, a mesma regra não vale para outras raças, como Pugs e Bulldogs Franceses. Isso porque esses pets têm o focinho achatado e não conseguem liberar calor pela respiração muito bem.

Outro ponto que influencia na hora de decidir se fazer corrida é realmente o melhor exercício para o seu peludo é o peso do cão. A corrida não é recomendada como forma principal de emagrecimento para cachorros. Cães com sobrepeso podem forçar muito suas articulações e acabar criando fraturas ao praticar o exercício.

Além disso, deve-se ter certeza de que o pet está saudável para começar a praticar corrida. Portanto, é de suma importância que o tutor leve o peludo a uma consulta no médico-veterinário antes do início do exercício e mantenha check-ups constantes.

cachorro correndo

Como adaptar seu cachorro à rotina de exercícios

Se o médico-veterinário deu sinal verde para começar a correr com o peludo, agora é hora de entender como fazer corrida da melhor forma. Mesmo que seu cão seja um exímio atleta, são necessários cuidados.

Primeiro, entenda o ritmo e os limites de seu peludo. Não espere que o cachorro te acompanhe em corridas grandes logo de cara. Assim como nós, humanos, eles precisam de um período de treino e adaptação para evoluir a rotina.

Por isso, comece com uma corrida leve e perceba quando o pet começa a cansar. Esse é o momento de parar, descansar um pouco e fazer o caminho de volta andando. Leve sempre ração, água e petiscos para hidratar e estimular positivamente o cão. 

Outros pontos de atenção ao correr com cães

Além dos preparos iniciais que pontuamos acima, existem hábitos durante o exercício que devem ser criados, para o bem-estar do cão e do tutor. Um deles é evitar os horários mais quentes do dia. Procure sempre correr cedo pela manhã ou no fim de tarde. 

Procure fazer pausas durante a corrida e procurar a sombra. Se for praticar o exercício durante a noite, utilize roupas reflexivas tanto em si quanto no pet, para sinalizar corretamente que vocês estão ali.

Por fim, utilize uma coleira para correr com cachorro e guia adaptada que se conecta à sua cintura. Assim, você preserva sua postura ideal e garante a segurança do seu cão e das pessoas em volta. Escolha um local calmo para praticar o exercício com tranquilidade. 

cachorro praticando atividade física

Agora é hora de escolher o tênis, vestir roupas leves e pegar a guia! Gostou de saber como correr com cachorro? Então, descubra ainda mais dicas de bem-estar com os bichinhos aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *