Espécies

Saiba como cuidar de peixes de aquário

Publicado em 29 de janeiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Um dos maiores empecilhos para quem quer ter peixes como pets é acreditar que a manutenção do aquário é trabalhosa. Além disso, apesar desses animais não necessitarem de tanta atenção como os pets convencionais, cuidar de peixes também requer certo conhecimento.

Peixe dourado

Assim como qualquer animal, o peixinho pode apresentar problemas de saúde durante sua vida. Ele precisa de alimentação adequada e um ambiente propício para seu desenvolvimento e bem-estar.

Portanto, para aprender como cuidar de peixe de aquário, também é necessário saber cuidar da sua casa: o próprio aquário. Para sanar as dúvidas e ver que não é uma tarefa tão difícil, continue a leitura abaixo e se apaixone por esse hobby!

Cuidados com o peixe

Os cuidados relacionados diretamente ao animal estão mais ligados à alimentação dos peixes. O tipo de alimentação e quantidade a ser oferecida deve ser de acordo com a espécie em questão.

Por isso, para cuidar de peixes da melhor forma, é necessário conhecer os hábitos alimentares e escolher uma ração de qualidade. Lembre-se de que a porção de ração deve ser o suficiente para ser consumida, caso contrário, acabará estragando e sujando a água mais rápido, eliminando substâncias tóxicas.

Para saber se a quantidade de comida é ideal, coloque uma porção da ração e espere três minutos. Se os peixes comerem tudo, ofereça mais um pouquinho e espere mais uma vez. Se não comerem, é porque a porção anterior já foi suficiente para alimentá-los.

Faça esses testes e observe a quantidade de ração que deve ser oferecida diariamente, de acordo com o número de animais presentes no aquário. Conforme o cardume cresce, também é preciso fazer ajustes.

Outros cuidados com os peixes

A parte nutricional é um ponto importante quando se trata de cuidar de peixes. Alguns, principalmente no início da vida ou em época de reprodução, podem precisar de vitaminas. Quando estão doentes, precisam de tratamento.

Caso note que o peixe não aparenta estar saudável ou acredite que o peixe precisa de suplementos, consulte um médico-veterinário especializado. Os peixes também sofrem de doenças causadas por parasitas, bactérias e fungos.

peixe betta amarelo nadando para baixo.

Como saber se o peixe está doente

Para ter sucesso como tutor de peixe, também é preciso saber como cuidar de um peixe doente. O primeiro passo é identificar quando algo não vai bem. Os sinais clínicos podem variar de acordo com o agente causador da doença, mas os principais são:

  • perda de apetite;
  • perda de vontade de nadar;
  • respiração acelerada;
  • inchaço;
  • perda de cor;
  • feridas no corpo;
  • presença de substâncias mucosas no corpo;
  • desgaste das barbatanas;
  • aparecimento de vermes.

Como cuidar de peixes doentes

Se após reconhecer algum sinal de doença você quiser saber como cuidar de peixes doentes, entenda que o melhor a fazer é procurar um médico-veterinário para avaliar e recomendar o melhor tratamento. Geralmente, as medicações são dissolvidas na água do aquário ou na ração.

Contudo, o melhor a fazer de imediato e durante o tratamento é manter o pet em um recipiente longe dos demais animais até estar completamente curado. Um animal doente no aquário pode contaminar os outros e, ao manter o enfermo afastado, é possível evitar a transmissão da doença e controlar melhor seu consumo de alimento, nível de atividade, limpeza do ambiente e medicação na água.

Cuidados com o aquário

Já foi mencionado que a manutenção do aquário de água doce e também de água salgada está intimamente ligada aos cuidados diários com os peixes e sua saúde. Tudo começa em um bom planejamento sobre a espécie a ser criada, quantidade de peixes e tamanho do aquário.

O aquário é um ecossistema e a vida do peixe depende do seu equilíbrio. A qualidade da água é de suma importância para que o animal viva bem. Para garantir a limpeza da água, nível de pH e oxigenação, é necessário adquirir alguns equipamentos, como:

  • termostato;
  • filtro;
  • dispositivo de iluminação;
  • plantas para aquário;
  • cascalho.

O termostato vai garantir a temperatura ideal para peixes de aquário (que pode variar dependendo da espécie). Os filtros, além de ajudarem a eliminar sujidades, oxigenam a água, o que é fundamental para a sobrevivência dos peixes.

As plantas e o cascalho também auxiliam na limpeza, fazem uma bela decoração e também ajudam na oxigenação da água. Com todos os equipamentos funcionando, logo será necessário fazer a limpeza do aquário.

Como limpar a água do aquário?

Para cuidar de peixes de forma assertiva, limpar a água do aquário é um processo fundamental que todo tutor precisa conhecer. Uma dica é realizar trocas parciais, e não de todo o volume de água do aquário.

Isso porque existem bactérias boas presentes na água que fazem todo o ecossistema aquático funcionar. Quando toda a água é eliminada, essas bactérias também são, colocando a vida do peixe em risco. O ideal é trocar de 20 a 30% do volume do aquário.

Além disso, a água a ser acrescentada deve ficar 48 horas descansando para que o excesso de cloro e outras substâncias evaporem. Também podem ser utilizados produtos específicos, que amenizam os efeitos dessas substâncias. Não se esqueça de limpar o fundo do aquário com um sifão.

peixe betta roxo-azulado nadando.

Cuidar de peixes não é uma tarefa complicada. Além de decorar casas, escritórios ou qualquer outro ambiente, funciona como uma terapia para os amantes do aquarismo. Se ficou interessado em começar esse novo hobby, acesse o blog da Petz e confira outras dicas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog