O que fazer quando é preciso deixar o cachorro sozinho

Postado por PETZ, em 26/06/2019

Bem-Estar
O que fazer quando é preciso deixar o cachorro sozinho

Se fosse possível, os pets poderiam nos acompanhar em todas as situações. No entanto, nem sempre podemos levar nossos amigos para todo lado. Isso desperta dúvidas em muitos tutores. Afinal, quanto tempo é recomendado deixar cachorro sozinho?

Respondemos essas e outras perguntas a seguir! Conforme indica a médica veterinária de Petz, Dra. Anna Carolina Massenzi, um peludo que fica muito tempo sozinho pode desenvolver problemas de saúde.

“O cão pode apresentar alterações comportamentais, como agitação, ansiedade e estresse”, explica a especialista.

“Esse tipo de situação leva a problemas como feridas por lambidas excessivas, latidos e baixa imunidade, o que pode acarretar outras complicações”, complementa.

Porém, isso não significa que você não pode deixar seu amigo sozinho por um instante. Ele pode passar algum tempo só sem nenhum problema.

Por quanto tempo posso deixar meu cachorro sozinho?

Conforme explica a doutora, não existe um tempo máximo recomendado. Cada caso vai depender da personalidade do cão e, principalmente, sua rotina. A veterinária explica que, o mais importante, é fornecer os estímulos corretos diariamente.

Dessa forma, o cachorro ficará mais relaxado e não terá problemas caso necessite ficar sozinho. “O que deve ser feito é sempre ter um tempo do dia para levar o animal para passear, gastar energia e brincar.”, explica a profissional.

“Isto deve acontecer diariamente. Os pets precisam ter um tempo junto ao tutor para socializar e amenizar o estresse”.

Ou seja, além de ser uma delícia se divertir com seu companheiro de quatro patas, isso ainda contribui para a sua saúde. Por isso, não economize na hora de lazer e aproveite o máximo que puder!

Regras especiais sobre deixar cachorro sozinho em casa

Apesar de não existir uma orientação comum e cada caso tenha que ser específico para a personalidade do pet, algumas exceções são aplicadas. De acordo com a veterinária, os filhotinhos precisam de precaução.

Eles não devem passar muito tempo sem supervisão. Por isso, saiba de todos os cuidados antes de deixar seu filhote de cachorro dormir sozinho.
“Os filhotes são hiperativos e bagunceiros e tendem a aprontar mais nos momentos em que estão sozinhos”, afirma a especialista.

Além de lidar com a bagunça, o comportamento dos bebês pode ser perigoso. “Assim, podem por em risco sua integridade física, ao ingerir algum objeto ou cair de um móvel, por exemplo.”, complementa.

Para os cachorros mais velhos, os problemas são outros. Os idosos costumam ser tranquilos e passam longos momentos sozinhos tranquilamente.

No entanto, caso seu amigo tenha alguma doença ou problema de locomoção, ele também precisará de maior atenção.

Como se preparar para deixar seu cão sozinho

Se por algum motivo você precisar se ausentar e deixar seu amigão sozinho, a dica é oferecer um ótimo ambiente para ele. “É o que chamamos de enriquecimento ambiental”, comenta a Dra. Anna Carolina.

Com diversas atividades disponíveis, o pet poderá se entreter e não sentir tanto a ausência de sua família. “Com muitos brinquedos e petiscos, os pets se distraem e ficam mais confortáveis”, completa a veterinária.

Para isso, siga algumas dicas práticas!

  • Não deixe o animal em um ambiente muito pequeno, isso pode estressá-lo;
  • Deixe a área iluminada e ventilada, para melhorar o bem-estar do peludo;
  • Forneça a quantidade ideal de ração e água para cachorro ficar sozinho;
  • Deixe uma caminha arrumada para quando o cão quiser descansar,
  • Disponibilize brinquedos. Assim, o pet se distrai e não vê o tempo passar.

Uma outra opção incrível para quem precisa deixar cachorro sozinho no final de semana ou durante outros períodos, são os serviços de hospedagem.

A Petz, por exemplo, conta com um hotel e daycare. Dessa forma, seu bichinho fica protegido e se diverte enquanto você viaja.

Não é o máximo ter com quem contar na hora de cuidar melhor dos nossos peludinhos? Acompanhe mais conteúdos do nosso blog e deixe seu grande amigo ainda mais feliz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *