Bem-Estar

Dia Mundial dos Animais: entenda tudo sobre esta data

Publicado em 26 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já ouviu falar do Dia Mundial dos Animais? Esta é uma data muito importante para a defesa dos bichinhos, já que funciona como um alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente. 

Cachorro com a sombra de um arco-iris no rosto.

É um dia para relembrar os direitos dos animais selvagens e domésticos. Afinal, quer coisa melhor do que celebrar os amigos peludos que presenteiam os dias com muito carinho e amizade?

Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial. Vamos te explicar tudo sobre a origem do Dia dos Animais, a importância da data para a Ecologia, o que você pode fazer para contribuir com a preservação dos bichinhos e como denunciar casos de maus-tratos. Continue lendo!

Como o Dia Mundial dos Animais surgiu?

A história do Dia Mundial dos Animais começa oficialmente em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália. Neste dia, órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Protection Congress e definiram uma data específica para celebrar anualmente os direitos dos bichinhos.

A data escolhida foi 4 de outubro, que também é o dia oficial de São Francisco de Assis. Na tradição cristã, o santo é considerado padroeiro dos animais e da natureza. Por isso, a decisão por essa data é ainda mais significativa para as pessoas que seguem a religião cristã.

A criação do 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, atendeu a um pedido do escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann. Ele foi o idealizador da celebração, ocorrida em 1925, em Berlim, na Alemanha.

Dia dos Animais de Estimação

Você sabia que também celebramos o Dia dos Animais de Estimação no Brasil? Esta data comemorativa nacional acontece todos os anos em 14 de março e tem o objetivo de estimular a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados e das responsabilidades dos tutores, além de incentivar a prática da adoção.

Afinal, não é nada fácil cuidar de um bichinho doméstico, silvestre ou exótico no dia a dia. Por isso, é importante que a população esteja ciente de todas as responsabilidades que envolvem ter um animal de estimação, diminuindo os casos de abandono e maus-tratos no país.

Calopsita dentro da gaiola.

Declaração dos Direitos dos Animais

O Dia Mundial dos Animais passou a tomar maiores proporções e atenção internacional a partir de 1978. Neste ano, foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. 

Criado pela Unesco, o documento determina que os seres humanos têm o dever de proteger e respeitar os animais. Ele conta com 14 artigos que reforçam o entendimento de que todos os bichinhos têm direito a viver em condições próprias para a espécie.

Como ajudar a preservar a vida animal?

A preocupação com a vida animal e a natureza atravessa os séculos. Assim, o Dia Mundial do Animal gera reflexões sobre a importância de dar continuidade a esse trabalho. Para isso, destacamos algumas ações simples e viáveis a seguir. Inclua pelo menos uma no seu dia a dia.

  • prefira adotar um pet em vez de comprá-lo;
  • Ao fazer a adoção, tenha atitude responsável;
  • Evite colaborar com setores que maltratem animais (circos que incluem bichinhos nos espetáculos, por exemplo);
  • Evite usar produtos testados em animais;
  • Não use roupas feitas com pele ou pelos de animais;
  • Seja voluntário em um órgão que se dedique a proteger animais ou o meio ambiente.

Como denunciar maus-tratos aos animais

A importância de ações de conscientização, como o Dia Internacional dos Animais, é ainda maior quando são divulgados dados alarmantes de violência contra animais. De acordo com dados da Agência Brasília, infelizmente, esse crime é o segundo maior registrado no Disque Denúncia da Polícia Civil. 

Maltratar animais é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). Além disso, em setembro de 2020, aumentou-se a pena para quem praticar atos violentos contra animais. A reclusão passa a ser de dois a cinco anos, com multa e proibição de guarda.

Alguns exemplos de maus-tratos incluem abandonar animais domésticos nas ruas, envenenar, mutilar, ferir, capturar espécies silvestres, forçar os bichinhos ao cansaço extremo, não dar comida e água diariamente e não protegê-los do sol, do frio ou da chuva.

Então, se você presenciar uma situação que coloque um animal em risco, denuncie. Você pode se dirigir a uma delegacia ou fazer a denúncia por telefone, ligando para a Polícia Militar (190). Se as vítimas forem animais silvestres e espécies exóticas, o Ibama (0800 061 8080) deve ser acionado.

Agora, você já sabe tudo sobre o Dia Mundial dos Animais e entende como as pequenas ações podem contribuir para a preservação das espécies. Lembre-se que o primeiro passo é feito em casa, proporcionando as melhores condições de vida para os pets. 

Gato com pelos claros deitado na grama.

Para te ajudar nessa missão de incorporar a causa durante todo o ano, não apenas no Dia Mundial dos Animais, na loja on-line da Petz, disponibilizamos os melhores produtos, acessórios, brinquedos, rações e medicamentos para cuidar cada vez melhor dos amigos de estimação. Conheça já o nosso catálogo! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog