Dormir com cachorro faz mal? Entenda todos os cuidados!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 15, 2021

Bem-Estar
Dormir com cachorro faz mal? Entenda todos os cuidados!
Tempo de leitura: 4 minutos

Os bichinhos tomam conta do espaço da casa, desde a sala até o quarto. Não há quem resista àquela carinha com os olhos brilhando quando eles pedem para subir na cama na hora de dormir. Com isso, surgem dúvidas se dormir com cachorro faz mal para nossa saúde e a do nosso amiguinho.

cachorro deitado em um travesseiro

Como em tudo relacionado ao cuidado dos bichinhos, é preciso tomar precauções. Em alguns casos, dormir com animais faz mal à saúde do tutor e do pet, então é importante consultar um veterinário caso tenha algum contratempo relacionado a isso.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores

Não há nada melhor que estar junto do companheiro de quatro patas. Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor. 

Então, dormir com cachorro transmite doença ou faz mal à saúde? Veja bem, não, mas é importante que o tutor estabeleça os limites desde filhote e tome cuidados com a higiene do bichinho. São atos simples e fáceis de se ter que demonstram carinho e confiança.

Cuidados com a higiene do bichinho

Os bichinhos andam por vários lugares, seja do lar ou na rua. Dormir com cachorro faz mal se a higiene deles não for cuidada de maneira correta, com banhos e tosas regulares. Limpar as patinhas depois de voltar de um passeio ou de usar a caixinha de areia no caso do gato evita a sujeira no ambiente do quarto.

Escovar o animalzinho com frequência também ajuda a evitar reações alérgicas e a presença de pelos mortos na cama. É necessário entender que cada raça de cachorro e gato tem uma quantidade diferente, e que alguns vão soltar mais do que os outros.

Outro cuidado que tem que fazer parte da rotina do tutor é sempre vacinar, vermifugar e usar proteções contra carrapatos e pulgas. Isso impede a transmissão de doenças, como verminoses, toxoplasmose e até a proliferação de ectoparasitas. É um meio simples e eficaz para quem tem dúvidas se o gato ou o cachorro dormir no quarto faz mal.

Truques que o bichinho deve aprender para dormir no quarto

É importante que o tutor imponha limites para seu animalzinho. Em casos em que o pet não respeita a hora e o espaço do quarto, faz mal dormir com cachorro ou gato. Por isso, estabelecer que brincadeiras acabam na hora do sono é essencial para que ele entenda que aquela hora é para sossegar.

Outro jeito simples de evitar contratempos na hora de dormir com o bichinho é treiná-lo para fazer suas necessidades antes de deitar. Isso o condiciona a entender que a cama não é lugar para xixi ou cocô e enfatiza que aquele momento é de descanso.

cachorro dormindo

Precauções para cachorros e gatos

Bichinhos diferentes demandam cuidados diferenciados. O tutor de cães ou gatos deve se atentar às especificidades do amiguinho na hora de permitir que ele durma no quarto.

Cachorros

Se você é tutor de um canino e está em dúvida se dormir com o cachorro faz mal, não se preocupe! Esse ato demonstra amor para ele, e se você tomar cuidados específicos, como educá-lo para entender que aquele é seu espaço, vai deixar a noite de sono de todo mundo mais calma.

O porte pode influenciar em como vai ser essa convivência no quarto. Um de tamanho maior ocupa mais espaço, então é preciso uma cama maior para que você e o bichinho fiquem confortáveis. Para um cão menorzinho, é necessário tomar cuidado com seus movimentos durante o sono, pois há o risco de machucá-lo involuntariamente.

Gatos

Os tutores de gatos têm que sempre tomar cuidado com as unhas, porque esses bichinhos adoram “amassar pãozinho” na hora de acordar e para se ajeitar para dormir. Manter as unhas cortadas evita arranhões involuntários na hora do sono e nesse movimento amoroso que os gatinhos fazem.

Outro ponto extremamente positivo de dormir com os gatos é que isso estreita os laços entre tutor e bichinho, criando uma relação de amor e confiança ainda maior. E eles podem ser ótimos despertadores para quem precisa acordar cedo!

Caminha para cachorro: a solução ideal 

Em alguns casos, o cãozinho se torna territorialista, e isso acaba por confundir a hierarquia da casa. Reprimir comportamentos, como latidos e rosnados, com expressões como “assim não!” evita que ele tente “guardar” a pessoa preferida, como é o caso dos casais que dormem com o bichinho.

Se esse comportamento persistir, é indicado que ele tenha sua própria caminha, já que isso estabelece limites e evita situações onde dormir com cachorro faz mal para a saúde do tutor.

cachorro dormindo ao lado da tutora

Agora que você já sabe se dormir com cachorro faz mal e conhece todas as precauções, que tal colocá-las em prática? Na Petz, você encontra os melhores produtos para higiene e cuidado dos bichinhos. Aproveite e, se quiser, visite uma unidade mais próxima a você! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!