Dormir com o cachorro faz mal? Descubra!

Postado por PETZ, em 06/09/2018

Bem-Estar
Dormir com o cachorro faz mal? Descubra!

Nos primeiros dias do pet na sua casa, você repete para si mesmo que o melhor é estabelecer regras desde o início, que dormir com cachorro faz mal e que o ele não vai poder subir na cama ou mesmo passar a noite dentro do seu quarto!

Aí o pet começa a chorar, faz carinha de pidão e você finalmente deixa que ele suba e durma na sua cama e até sonha. Mas é só por esta noite! E na seguinte, na seguinte, na seguinte….

Se você se identificou com a história, saiba que não está sozinho. Muitos donos de pet também não resistem à tentação de dormir bem pertinho de seu melhor amigo. Resta saber se dormir com animal de estimação faz mal.

E então, é errado dormir com o cachorro?

dormir com cachorro faz mal

Quem responde é a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino. Para alívio dos que adoram dormir abraçadinhos com o pet, ela explica que não existe certo e errado nesse sentido. “O que existe é o hábito de cada família”, diz. “Tem pessoas que adoram e seus respectivos pets também. Em contrapartida, também existe o inverso”, completa.

Ou seja, se você e seu pet estão de acordo, não tem porque acabar com esse hábito tão benéfico para o vínculo entre o tutor e seu pet. Isso, claro, desde que sejam tomados alguns cuidados, como veremos mais para a frente.

Principais riscos de dormir com o pet

dormir com cachorro faz mal

De maneira geral, é bastante seguro dormir com o cachorro na sua cama. Mas, existem algumas situações em que a prática não é muito recomendada, ou exige uma atenção especial.

É o caso, por exemplo, dos pets muito pequenos com tutores de sono pesado que, por descuido, podem acabar ficando em cima deles. Ou das camas muito altas para pets que se mexem bastante durante a noite, visto que eles podem cair e sofrer alguma lesão. Aí sim faz mal dormir com cachorro.

Seja como for, uma dica bacana recomendada pela Dra. Karina é ter uma rampa ou escadinha para que o pet possa descer da cama quando sentir necessidade. Isso vale especialmente para os pets com problemas de coluna e de raças predispostas a ter problemas ortopédicos.

Cuidados com o pet na hora de dormir


Ao dormir com o cachorro, a gente acaba ficando bem pertinho dele, o que é ótimo do ponto de vista afetivo! Por outro lado, do ponto de vista da saúde física, é imprescindível ter alguns cuidados a fim de prevenir o surgimento de doenças:

 

  • Siga à risca o calendário de vacinação e de vermifugação do seu amigo. Embora isso valha para todos os pets, independentemente de ele dormir com você ou não, não custa nada reforçar;
  • Pets que dormem com o tutor devem estar sempre limpinhos. Por isso, leve-os para banhos semanais ou quinzenais, dependendo da pelagem;
  • Mantenha a tosa higiênica do pet sempre em dia;
  • Para garantir o estado de saúde do seu pet, leve-o para um check-up no veterinário pelo menos uma vez ao ano, e não deixe de fazer os exames de sangue e de fezes. (Mais uma vez, a dica é válida para todos os animais de estimação, e não só para os que dormem com o tutor).


Se mesmo seguindo os cuidados de higiene, você sentir que acorda espirrando, tossindo ou com qualquer sinal de mal-estar, o melhor é procurar um médico. Pode ser que você seja alérgico. Nesse caso, o mais provável é que você tenha que deixar de dormir com seu amigo.

Como fazer cachorro dormir na caminha?

dormir com cachorro faz mal

Além das alergias, existem, ainda, outras razões que levam os tutores a desistir da ideia de dormir com o pet na mesma cama.


É o que costuma acontecer, por exemplo, quando o tutor tem sono leve e o pet se mexe muito durante à noite, ou quando o cachorro, principalmente, apresenta comportamento territorialista e fica agressivo quando você se movimenta e encosta nele. Nesses casos, não tem jeito, o melhor é que cada um durma em sua cama.


O primeiro passo para desacostumar o pet a dormir na sua cama, portanto, é garantir um lugar para cachorro dormir, como uma caminha, por exemplo. Já o segundo, de acordo com a Dra. Karina, é educar o pet a não subir na cama nunca e se manter firme na decisão, já que, para os pets, é impossível compreender que podem subir em alguns momentos e em outros não. “Se ele pode subir uma vez, sempre poderá. O importante é ser consistente na criação”, diz.

E você, gosta de dormir com o seu pet ou prefere cada um em seu espaço? Seja qual for a resposta, o pet shop Petz tem o que você precisa, incluindo escadas para cães e gatos, além de diversas opções de camas para que tanto você quanto seu pet tenham uma noite tranquila e confortável.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *