Bem-Estar

Adestramento de cães: ensine seu pet da melhor forma possível

Publicado em 04 de novembro de 2019

Tempo de leitura: 3min

Para ter um pet equilibrado, bem-educado e ajustado, além de dar carinho e atenção, é importante ensiná-lo sobre o que deve ou não fazer, por meio do adestramento de cães!

adestramento de cao

No entanto, estabelecer limites é muito necessário para que seu amigo de quatro patas possa aprender a lidar com frustrações e situações controladas, além de também adquirirem autocontrole. Um cão que não conhece limites corre o risco de perder o acesso às pessoas e ao contato social por um problema fácil de ser resolvido.

Continue lendo e veja algumas dicas de como adestrar cachorro para impor limites de forma pacífica e positiva!

Adestramento canino: ensine comandos básicos

Ensine comandos (senta, deita, vem e fica) e use-os sempre que for dar algo que o cão gosta ou quer: nada na vida é de graça, o pet vai ter que fazer por merecer!

O pet que tem tudo do jeito que quer, na hora que quer, acaba virando um “mandão”, que usa de comportamentos inadequados para conseguir as coisas – pular, latir, arranhar e outros.

Defina alguns limites no adestramento de cães

Alguns limites podem ser úteis. Entre eles, use vozes de comando para impedir que o pet suba no sofá ou saia pelo portão. No entanto, outros podem ser impostos somente em situações específicas. Ao sair para passear, por exemplo, não deixe que seu amigo saia correndo. Peça para que ele aguarde por você!

Isso não tem nada a ver com ser dominante, é simplesmente um limite que o cão precisa respeitar para conseguir o que quer: passear!

Não economize nos limites

Para completar, use o adestramento de cachorro para ensiná-lo a só pegar um osso ou brinquedo do chão quando você liberar. Como ensinar isso? Coloque coleira e guia no cão e jogue o petisco no chão, longe do alcance dele.

adestramento de caes

Quando ele for pegar o alimento, fale “não” e a própria guia fará o trabalho de impedir que ele chegue ao petisco (não dê trancos ou broncas). O pet aprenderá que, quando você falar “não”, ele deve desistir do petisco do chão e irá se controlar.

Evite situações estimulantes para adestrar cães

Não tente iniciar o treinamento durante situações muito excitantes para o cão! Comece estabelecendo limites dentro de casa, como o exemplo das portas durante o passeio, depois, passe para locais diferentes. Use sempre coleira e guia para contê-lo, pois essas ferramentas ajudarão no seu controle.

Também ofereça recompensas quando o pet aceitar o limite imposto. Assim, ele aprenderá mais fácil! Para essas situações você pode contar com a ajuda de um adestrador de cachorro!

Adestramento de cães: seja firme!

Uma das maiores dificuldades dos tutores é manter a disciplina e não flexibilizar os limites. Mas, se a regra é “não pegue o petisco do chão”, o pet não pode nunca pegar. Além disso, se ele não pode subir no sofá; ninguém pode permitir.

Senão, o cão aprende que ninguém resiste ao charme dele e não vai obedecer aos seus comandos ou do adestrador de cães! Assim, os limites vão por água abaixo!

Jamais maltrate os cães!

Nunca imponha limites de forma física: ou seja, empurrando, agredindo, rolando o cão em posição “submissa” ou qualquer forma rude de agir. Os melhores limites são aqueles bem explicados e invariáveis, impostos de forma prática e inteligente.

adestramento de cachorro

Se a ideia é impor limites para controlar melhor um cão dominante ou agressivo, força física não ajudará em nada. Prefira métodos totalmente baseados em reforço positivo e não hesite em pedir ajuda de um profissional para saber como treinar seu cachorro da melhor forma possível!

 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog