Escova de dente para cachorro – Foco na saúde oral

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 12, 2017

Bem-Estar
Escova de dente para cachorro –  Foco na saúde oral
Tempo de leitura: 3 minutos

Cuidados com a higiene bucal do seu pet significa mais do que um hálito fresco. Investir alguns minutos do seu dia para cuidar dos dentes e gengivas do seu pet, seja um cachorro ou um gato, pode evitar que ele sofra de doenças bucais, e a escova de dente para cachorro ou para gato pode ajudar nessa missão!

Problemas dentais ou bucais, quando não percebidos ou não tratados, podem se tornar muito sérios e prejudicar seriamente a saúde o bem-estar dos nossos pets, causando, inclusive, complicações no coração, fígado e rins. Neste sentido, fica claro que escova de dente para cachorro ou para gato deve fazer parte do kit básico de acessórios de qualquer pet.

escova-dentes-pet

4 razões para cuidar da saúde bucal do seu cachorro

  1. Cuidados com a saúde bucal previne seu pet de doenças sérias: com o passar do tempo, o crescimento do tártaro pode se tornar uma infecção que, por sua vez, se espalhará pelo organismo do seu pet e afetará órgãos como fígado, coração e rins, além de poder causar diabetes e até alguns tipos de câncer.
  2. Você economizará dinheiro: a compra de escovas e pastas de dentes para cachorros, além de brinquedos de morder, trarão muita economia a você a longo prazo, uma vez que eles serão muito mais baratos do que os tratamentos pelos quais o seu pet precisará passar se ele desenvolver doenças bucais.
  3. Cachorros e gatos são ótimos em esconder dor: ainda que nossos pets sejam animais domésticos já há muitas gerações, eles ainda carregam consigo o instinto de autodefesa, que os impede de demonstrarem fraqueza, doenças ou dor. Não espere que seu pet mostre a você que ele está com problemas bucais, mas você pode perceber sinais disso, como mau-hálito e tártaro nos dentes.
  4. Mau-hálito pode ser uma dica de que há problemas sérios acontecendo: leve o seu pet imediatamente ao veterinário se você perceber excesso de salivação, deglutição, vermelhidão nas gengivas, machucados nas gengivas ou na língua, dentes moles ou com muita placa, pus ou problemas para morder.

Escova de dente para cachorro? Não posso utilizar uma escova de dentes comum?

Você provavelmente percebe que os dentes dos nossos cães são muito diferentes dos nossos, assim como toda a anatomia da boca deles, independente da raça, certo? Por esse motivo, utilizar em cães escovas de dentes projetadas para a nossa arcada dentária pode fazer com que a escovação não seja tão eficiente quanto seria com uma escova apropriada.

Atualmente, o mercado pet oferece uma grande variedade de escovas dentais para cachorros, especificamente desenhadas para ajudarem você na missão de escovar os dentes do seu pet e, ao mesmo tempo, realizarem a limpeza da forma mais eficiente possível.

Pet com escova de dente para cachorro na boca

Creme dental para cachorros X Creme dental para pessoas

Aqui a regra é a mesma: produtos de higiene são formulados especialmente para cada organismo/anatomia. Utilizar o seu creme dental no seu cachorro pode não ser eficiente e, ainda, pode fazer muito mal ao estômago do seu pet!

Meu cachorro não está aceitando a escova de dentes, o que eu faço?

A escovação é questão de hábito e você e seu pet devem desenvolver isso aos poucos. Ele dificilmente aceitará que, de primeira, você escove todos os dentes dele com uma escova, mas você pode começar envolvendo o seu próprio dedo em um chumaço de algodão ou gaze e passando delicadamente pelos dentes do pet.

As escovas de dentes para cachorros também são disponibilizadas em formatos de dedal, o que pode facilitar muito o seu trabalho, em um primeiro momento, até que o seu pet se acostume com a escova dele. É tudo questão de paciência e adaptação. Mostre ao seu pet que esse cuidado é necessário e pode ser prazeroso!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *