Bem-Estar

Escovar dente de gato: saiba a importância de uma boa saúde bucal

Publicado em 03 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

É um consenso geral: gatos são pets muito higiênicos. Os bichanos, além de fofíssimos, tomam banho sozinhos e ainda enterram as necessidades na areia! Quando o assunto é higiene bucal, porém, a história é diferente. Escovar dente de gato é um hábito necessário para manter a saúde de seu amigo peludo.

Apesar de carinhosos, os gatos podem ser um pouco relutantes com uma intervenção desse tipo. Por isso, se você tem dúvidas de como escovar os dentes de gato, continue lendo! Convidamos um médico-veterinário para responder às perguntas mais frequentes.

Gato no centro da image com os dentes sendo escovados

Higiene bucal para gatos é importante!

Antes de falarmos sobre como escovar dente de gato, devemos ressaltar a importância da higiene bucal para os pets. Portanto, conforme explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Igor Hulewicz Nemtzoff, limpar os dentes é uma questão de saúde!

“A gengivite e a formação da placa de tártaro são dois dos problemas mais comuns relacionados à falta de higiene bucal”, explica o especialista. “Há, ainda, a reabsorção dentária, que é uma inflamação na região da boca. Essa doença causa a fragilização e até mesmo perda dos dentes”, completa.

Por isso, escovar dente de gato é um assunto sério! E, claro, nada melhor do que aprender como cuidar de seu melhor amigo. Para isso, basta seguir as dicas abaixo.

Afinal, como escovar dente de gato?

Quem tem um bichano em casa sabe que esse pet pode ser delicado quando o assunto é higiene. Apesar de muito limpinhos, os gatos morrem de medo de água e, às vezes, não gostam de ser higienizados com frequência.

Mas o Dr. Igor explica que você pode escovar dente de gato e não há muito mistério nisso. É tudo uma questão de costume! Se o pet tiver o hábito de ser submetido à higiene bucal, poderá encarar esse momento como uma pausa para receber atenção e carinho.

Então, se se você estiver querendo introduzir a prática na rotina do seu filho de quatro patas, o especialista dá as seguintes dicas:

  • Realize a escovação em um ambiente tranquilo, onde o pet possa ficar calmo;
  • Comece fazendo um carinho até que o gato esteja bem relaxado;
  • Com a ajuda da escova de dente para gato, vá realizando movimentos leves,
  • À medida que o pet for ganhando confiança, a escovação será mais fácil e completa.

O Dr. Igor reforça que é importante que o bichano entenda o momento de escovação como um ato de carinho. Isso irá tornar o hábito de escovar dente de gato uma coisa prazerosa.

O médico-veterinário também afirma que nunca se deve forçar a escovação. Isso pode estressar o pet e, com o tempo, traumatizá-lo, o que tornará a higiene de gato mais difícil.

Estabeleça uma frequência da escovação

Apesar de muitos tutores serem conscientes de que precisa escovar dente de gato, ainda há certo descuido em relação à frequência dessa prática. Se pararmos para pensar, porém, não é difícil imaginar de quanto em quanto tempo se deve escovar dente de gato, não é mesmo?

Se limpamos nossos dentes após cada refeição, por que com os bichanos seria diferente? O Dr. Igor afirma que, de maneira ideal, o momento de higiene bucal deve ocorrer cotidianamente. “A escovação é muito importante e deve ser diária”, afirma o especialista.

“Caso o tutor não possa cuidar da higiene bucal do animal todos os dias, ela deverá ocorrer, no mínimo, três vezes por semana”. Lembre-se de que o cuidado com a higiene bucal é uma questão de saúde!

Saiba como recorrer a algumas alternativas de higiene

Se, por um motivo ou por outro, não for possível escovar o dente de seu gato, o Dr. Igor lembra que há alternativas para cuidar da higiene bucal de seu amigo. Hoje, encontramos no mercado opções de produtos que limpam a boca de maneira eficaz, especialmente pensadas para pets que não se dão bem com a escovação.

“Há diversos itens, como enxaguantes bucais sem sabor (que se dissolvem na água), sprays e espumas que se aplicam utilizando o dedo”, afirma. Porém, nada funciona melhor do que uma boa escovação para limpar as sujeiras mais profundas. O ideal é que esses produtos sejam utilizados de maneira complementar.

O Dr. Igor também lembra que, assim como outros aspectos da rotina, a saúde bucal de seu pet deve ser sempre acompanhada pelo médico-veterinário. Ele saberá indicar se a limpeza está sendo feita da maneira correta ou se seu amigo precisa de algum tratamento dentário.

escovando o dente do gato

Com as dicas acima, você não terá mais problemas na hora de escovar dente de gato! E, se precisa de itens para auxiliá-lo na higiene bucal de seu filho de quatro patas, a Petz pode ajudar!

Em nossas lojas você encontra escovas, cremes dentais e produtos complementares, como sprays e enxaguantes bucais! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog