Bem-Estar

Exercícios para gatos: saiba como estimular atividades físicas

Publicado em 27 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Quando pensamos em felinos, não imaginamos o pet mais animado do mundo, não é? A imagem do bichano, popularizada através de desenhos e filmes – como o Garfield –, geralmente, é associada à preguiça! E, por isso, os tutores não se preocupam tanto com exercícios para gatos.

exercicios para gatos felinos

Mas saiba que nossos amigos peludos também precisam de atividades! Movimentar o corpo evita doenças e problemas de saúde, garantindo a eles uma melhor qualidade de vida!

Então, caso possua um bichano em casa quer de estimulá-lo com algumas brincadeiras, a Petz preparou um guia completo de como treiná-los. Confira!

Gatos precisam de exercício?

Sim! Apesar dos gatos não serem associados à prática de exercícios, eles também precisam de atividades para uma boa saúde. Aliás, quem convive com um bichano sabe que eles adoram algumas brincadeiras para gatos e muitas vezes gostam de sair correndo pela casa!

O que acontece com muitos pets é a falta dos estímulos corretos! Com isso, eles tendem a ficar preguiçosos e sedentários.

Portanto, os exercícios são ótimos para os gatos, já que além de prevenir doenças também ajudam a desestressar! Ou seja, não faltam motivos para brincar com seu amigo peludo!

Exercícios para gatos: os preferidos deles!

Os gatos filhotes costumam ser muito animados, e não é difícil estimular uma brincadeira. Basta ele observar um objeto curioso ou um inseto e pronto: já elabora uma complexa caça e sai correndo e pulando.

Esses exercícios são excelentes para o organismo do pet e devem continuar depois da idade adulta!

Os bichanos mais velhos, no entanto, não se envolvem tão facilmente. Por isso, recomendamos brinquedos para gatos específicos, como bolas ou varas com acessórios na ponta.

Apesar dos gatos brincarem com quase tudo, não é recomendado oferecer produtos que não foram pensados para pets.

exercicios para gatos pet

Alguns objetos de humanos possuem substâncias que podem causar alergias nos nossos amigos. Além disso, os fios são um perigo para os bichanos: este é o corpo estranho mais encontrado em consultas veterinárias.

Gato obeso: saiba quais os exercícios indicados

Os gatos também podem desenvolver obesidade caso não tenham um estilo de vida muito saudável. Este quadro pode gerar uma série de complicações como problemas cardiovasculares, diabetes e doenças de fígado.

Além disso, os esses gatinhos costumam ficar ainda mais preguiçosos e passam a evitar de vez as atividades, o que gera um ciclo vicioso péssimo para a saúde.

Assim, por mais que seu filho de quatro patas fique muito fofo gordinho, o ideal é levar para um veterinário analisar a necessidade de um tratamento com exercícios para gatos obesos. Lembre-se que obesidade é um problema de saúde, e deve ser acompanhada por um especialista!

Como estimular um gato preguiçoso

Se seu gato passa a maior parte do tempo dormindo, não se preocupe. Isso é completamente normal! Na verdade, estudos indicam que os bichanos costumam dormir até dois terços do seu dia!

Isso porque os felinos descansam de maneira diferente: para se manterem alertas contra ameaças, ao invés de terem um sono pesado por algumas horas, eles dormem um sono leve durante quase o dia todo. Por isso, não pense que seu filho de quatro patas é preguiçoso!

A dica é ter um ambiente estimulante, cheios de distrações e brincadeiras dos gatos de forma que ele possa brincar mesmo quando estiver sozinho. Os felinos dorminhocos, inclusive. costumam ser ativos durante à noite. Com o estímulo correto, vai adorar praticar atividades físicas!

Exercícios para gatos castrados: eles são mais sedentários?

Este é um mito muito difundido! Mas, na realidade, os gatos castrados podem ser tão ativos quanto antes da esterilização. O que acontece é que, após a cirurgia, o bichano pode ficar mais tranquilo. Vai perder a vontade de sair de casa e não ficar tão agitado por perceber a presença de outro animal.

Mas isso não quer dizer que ele não gosta de brincadeiras! Se for corretamente estimulado por um tutor que saiba como exercitar gatos, o bichano castrado também pode realizar exercícios específicos.

Se estiver com medo de sobrecarregar seu filho de quatro patas, lembre-se de respeitar os limites do pet. Ao perceber que ele está cansado e precisa de um tempo, deixe-o livre para tirar suas sonecas!

exercicios para gatos

Agora que você já conhece os benefícios e sabe como fazer exercício com gatos, é hora de tornar sua casa um local divertido para os bichanos.

Na Petz você encontra diversos modelos de brinquedos que vão ajudar seu amigo se manter ativo! Venha nos fazer uma visita ou conheça nossa loja online!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog