Bem-Estar

Floral para cães: descubra se ele realmente funciona

Publicado em 13 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Seguindo os passos de outros países, o senado brasileiro aprovou uma lei que reconhece animais de estimação como seres sencientes. Isso significa que esses pets têm consciência de suas emoções. Ou seja: mais um motivo para se preocupar com a saúde emocional deles, o que pode ser feito com a ajuda do floral para cães.

cão olhando para a foto

Mas, afinal, o que é o floral para cães?

A natureza está cheia de riquezas, entre elas as plantas medicinais, que há muito tempo são conhecidas por povos e comunidades que vivem da terra. Elas têm tido sua eficiência cada vez mais comprovada pela ciência. Não à toa, diversos remédios já foram e continuam sendo desenvolvidos a partir delas. 

No caso do floral para cães agitados, utiliza-se a essência de flores e de plantas diluída em água e conservante. Embora não sejam considerados remédios propriamente ditos, diversos estudos apontam que esses florais podem ser muito úteis, principalmente como auxiliares no tratamento de problemas emocionais, como ansiedade e depressão. 

Alguns tipos de florais para cães também podem ser aplicados diretamente na boca do animal ou diluídos na água do bebedouro.

Como funciona o floral para cães?

O floral para cães é uma variação da versão para humanos, sendo que ambos têm o mesmo princípio. Desenvolvidos por um médico chamado Edward Bach, os florais surgiram com a proposta de promover o equilíbrio de sete grupos de emoções. São eles:

  • medo; 
  • incerteza; 
  • solidão; 
  • desinteresse; 
  • desânimo; 
  • hiperatividade, 
  • falta de determinação.

É normal que tanto nós quanto os cachorros já tenhamos apresentado desequilíbrio em cada uma dessas emoções. 

cão dentro de cesta olhando para a foto

No entanto, dependendo do momento, geralmente tem uma que se destaca. O problema é que, no caso dos pets, eles não conseguem se expressar por meio da fala. 

Portanto, nem sempre é fácil para os tutores identificar se o cachorro está se sentindo desanimado ou solitário. Por isso mesmo, antes de usar um floral de Bach para cães, vale a pena conversar com um médico-veterinário especialista em comportamento canino.

Em que situações o floral para cães é recomendado?

O uso de floral para cachorro hiperativo é recomendado exclusivamente para tratar problemas emocionais. No entanto, ele também pode auxiliar no tratamento de doenças ou no pós-operatório. 

Mas, em geral, o floral para cães é indicado para uso em situações pontuais. Entre elas, podemos citar:

  • chegada de um novo pet em casa;
  • mudança de ambiente;
  • perda de um membro da família;
  • mudanças no núcleo familiar (divórcio, chegada de um bebê etc.);
  • adestramento,
  • situações estressantes para os pets, como festas de fim de ano.

Sobre a indicação do uso de floral para cães estressados, é interessante pontuar que eles não substituem outras medidas fundamentais no tratamento de problemas contínuos. Por exemplo, se seu amigo de quatro patas se automutila quando fica sozinho, não é o suficiente dar a ele um floral. 

Também é preciso atuar na causa do problema, dessensibilizando o pet em relação à sua ausência e garantindo que o enriquecimento ambiental para que o pet tenha o que fazer enquanto você estiver fora.

Existe contraindicação para o uso de florais?

Ainda que seu uso deva ser preferencialmente recomendado por um médico-veterinário, uma das principais vantagens do floral é que, por se tratar de um produto natural, ele não tem efeitos colaterais ou contraindicações. É possível administrá-los a pets de todas as idades!

dois cães filhotes em cerca olhando para foto

Acesse nossa loja online e confira todas as opções de florais disponíveis para o seu amigo. Em caso de dúvidas, agende uma consulta na clínica Petz mais próxima a você e converse com um de nossos especialistas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog