Bem-Estar

Entenda todos os efeitos dos fogos de artifício nos pets!

Publicado em 04 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 5min

Os fogos de artifício podem assustar — e muito! — os pets. Em épocas de festas de fim de ano ou finais de campeonatos de futebol, eles enchem os céus e acabam por amedrontar os bichinhos. Isso acontece porque os animais possuem uma capacidade de ouvir muito mais potente do que a dos seres humanos. 

fogos de artifício

A equipe do Blog da Petz preparou um conteúdo especial explicando como funcionam os fogos de artifício, quais os problemas que podem causar nos bichinhos e se existe algum tipo de proteção legal contra o uso desses objetos em grandes cidades. Confira!

O que são os fogos de artifício?

Os fogos de artifício são caracterizados por uma reação química em que os elétrons recebem uma energia maior do que o normal e, para retornar a origem, lançam raios luminosos. O nome desse processo é luminescência e um dos materiais mais utilizados para essa reação é a pólvora.

Para fazer exibições coloridas, usa-se uma pólvora que possua diferentes sais de vários elementos que juntos criam uma explosão de cores. O estouro deles no céu causa um barulho muito mais alto que o normal. Esse som tem um nível que já é excessivo para humanos, mas para cães, gatos e outros animais é pior ainda.

O que fazer para acalmar um pet na queima de fogos?

Como explicamos, esses shows luminosos têm um barulho que faz mal para cachorro, gato e outros animais domésticos. É importante que o tutor aprenda técnicas que possam ajudar a acalmar o bichinho e deixá-lo com a sensação de segurança até a queima de fogos de artifício terminar. Listamos aqui algumas.

O pet não pode ficar sozinho

É muito importante que você não deixe o bichinho solitário nesse momento de tanto barulho. Se ele estiver sozinho, vai pensar que está em perigo e pode tentar escapar da casa ou apartamento. Isso pode levar a machucados sérios e até óbito.

A companhia também pode ajudar em casos de pets com epilepsia ou convulsões, por exemplo. O barulho pode servir de gatilho para uma crise, e com o tutor por perto, o cuidado é imediato.

Crie um ambiente seguro e calmo para o pet

Uma técnica muito útil para acalmar os bichinhos na queima de fogos de artifício é criar um ambiente para eles ficarem. Esse lugar deve passar a sensação de segurança e assegurar ao pet que o barulho está do lado de fora, longe dele. Você pode fazer isso fechando portas, janelas e cortinas, por exemplo.

fogos de artifício

Em ocasiões em que o tutor já sabe que haverá fogos, é legal acostumar o pet a esse local alguns dias antes. Você pode colocar petiscos, comida, brinquedos e até feromônios para atrair o bichinho até o cantinho seguro. 

Mantenha uma atitude positiva

Os pets tendem a observar muito o comportamento dos tutores, e isso reflete diretamente no comportamento deles. Durante a queima de fogos, tente manter uma expressão positiva, transmitindo segurança para que os bichinhos passem por esse momento com calma. 

Uso de medicação

Existem alguns remédios que podem ajudar na hora da queima de fogos de artifício. Esses produtos não vão deixar o animal dopado, apenas mais tranquilo para se acostumar ao barulho. É crucial que o tutor consulte um veterinário de confiança para que ele possa avaliar qual é a melhor opção para o caso do bichinho. 

Acostume o pet aos barulhos altos

Outra técnica que ajuda muito a acalmar os pets é acostumá-los aos barulhos mais altos. Você pode fazer isso com uma caixa de som, distraindo o bichinho com petiscos e brinquedos, por exemplo. Ao ver que ele se acostuma, aumente o volume de forma lenta e conforme o tempo dele.

Existem leis que proíbem os fogos de artifício?

A resposta é sim, existe lei que proíbe soltar fogos de artifício. Um dos primeiros a tratar do assunto foi o Decreto-Lei n° 4.238, de 1942. Ele fala sobre a fabricação e comercialização de artigos de pirotecnia e determina que as fábricas desses artigos devem estar em áreas afastadas de qualquer lugar habitado.

Contudo, somente esse decreto não foi suficiente para impedir que os fogos de artifício estivessem presentes nos centros urbanos. Algumas cidades ainda não possuem legislação específica para esse assunto. Aos poucos, os estados estão criando suas próprias leis para impedir os shows barulhentos.

É o caso da Lei n° 17.389, de 2021, do estado de São Paulo. Ela foi muito importante, pois proibiu a compra e a soltura dos fogos em todo o território estadual. A punição para quem desrespeitar algum artigo é de multa e pode ser dobrada em caso de reincidência.

Outro estado que tem uma lei contra fogos de artifício é Roraima. O número dela é 1.484 e entrou em vigor em junho de 2021. A punição também é uma multa e pode ser dobrada caso haja reincidência. É importante que, aos poucos, essas diretrizes sejam criadas para poder conter cada vez mais o uso desses artigos nos centros urbanos.

A importância da legislação

O combate ao uso de fogos de artifícios nos centros urbanos é muito importante para os animais. É um jeito de preservar a saúde mental dos bichinhos e evitar casos de fuga, ferimentos e até óbito.

Além do barulho, os fogos podem causar incêndios em áreas onde há vida silvestre. Isso afeta muito a saúde desses animais, podendo provocar queimaduras e até morte. Com a diminuição do uso, a preservação desses ambientes é facilitada e os bichinhos mantêm seu lar intacto.

fogos de artifício

Pronto, agora você já entende tudo sobre os fogos e as legislações que proíbem a soltura deles. Aproveitando, que tal dar uma olhada no nosso pet shop on-line? Só na Petz você encontra os melhores produtos para cuidar e mimar o bichinho. Visite uma de nossas lojas físicas, se preferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog