Bem-Estar

Gato castrado antes e depois: o que muda na vida do bichano?

Publicado em 02 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se você está se perguntando como fica um gato castrado antes e depois, veio ao lugar certo! Apesar de a castração ser um processo muito comum, alguns tutores ainda têm dúvida sobre o assunto. Por isso, conversamos com uma veterinária, que explicou tudo! 

gato com os olhos serrados

Afinal, trata-se de uma cirurgia invasiva, então é comum ficar inseguro. Porém, não se preocupe. Neste guia, você irá aprender tudo sobre a operação. Continue lendo para saber mais sobre como fica o gato depois de castrado

Por que a castração é tão importante? 

Antes de falarmos sobre gato castrado antes e depois, é importante reforçar a importância desse procedimento. A Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz, lembra que a castração é um processo simples e descomplicado. 

Além de evitar filhotes, essa cirurgia traz mais bem-estar para os peludos. O gato castrado fica mais calmo e menos agitado. Sem a necessidade de sair de casa para buscar um parceiro, o peludo ficará mais confortável e feliz. 

A castração ainda previne doenças, como os temidos tumores. Por isso, veterinários e especialistas em saúde pet sempre afirmam que castrar o gato é um ato fundamental em uma tutoria responsável. 

Como ocorre a castração? 

Sendo uma cirurgia invasiva, é comum que o tutor fique receoso, imaginando como ficará o gato castrado antes e depois. Pedimos para a Dra. Louise explicar o passo a passo da operação para que o procedimento fique mais claro. 

“No caso dos machos, fazemos a retirada dos testículos e das estruturas adjacentes. Já nas fêmeas, removemos o útero e os ovários”, afirma. Pode parecer um tanto complexo, mas a veterinária garante que os riscos são mínimos. “O mais importante é realizar uma avaliação veterinária e exames prévios”, avisa. 

Por isso, procure um profissional de sua confiança e converse sobre a castração. O especialista saberá tirar todas as suas dúvidas e poderá trazer mais tranquilidade durante o processo, te dando as informações necessárias sobre os gatos antes e depois de castrados

Gato castrado antes e depois: o que muda? 

A recuperação da cirurgia de castração é rápida e simples, mas como o gato fica depois de castrado? Será que é necessário algum cuidado especial?

Conforme explica a Dra. Louise, a castração realmente traz algumas mudanças comportamentais para os peludos. As principais são:

  • mais tranquilidade: os bichanos castrados ficam mais calmos e menos agitados;
  • menos interesse pela rua: depois da cirurgia, os gatos ficam mais caseiros; 
  • menos atividades: como ficam menos agitados, os pets castrados se exercitam menos; 
  • menos agressividade: esta característica é especialmente marcante em gatos ariscos. Após a cirurgia, eles costumam ficar mais amigáveis; 
  • menos xixi: além de ser uma necessidade fisiológica, o xixi do gato serve como marcação de território. Depois do animal ser castrado, este comportamento diminui. 

A lista acima deixa claro porque castrar seu bichano é uma ótima ideia. Apesar de ajudar nos problemas comportamentais, a castração também traz algumas responsabilidades para o tutor. Confira abaixo. 7

gato com olhos arregalados

Quais cuidados um gato castrado requer?

Como vimos, os pets castrados ficam mais calmos e menos agitados. Com isso, gastam menos energia, então há aquele famoso mito de que gato depois de castrado engorda. Entretanto, a Dra. Louise explica que é perfeitamente possível evitar o ganho de peso. Basta seguir algumas recomendações. 

Ofereça apenas ração para gatos castrados

Estes produtos contêm menos calorias. Com isso, as chances do bichano engordar são menores. Além disso, a ração para gatos castrados contém nutrientes importantes para essa fase da vida do peludo. 

Estimule as atividades

Como os pets castrados ficam mais calmos, cabe ao tutor estimular as atividades físicas! Para isso, basta investir alguns momentos do seu dia brincando com seu amigo. As brincadeiras são a forma mais eficiente de incentivar o gasto de energia! 

Invista em enriquecimento ambiental

Além das brincadeiras, os acessórios são excelentes na hora de motivar o seu pet a se exercitar! O enriquecimento ambiental consiste em adequar sua casa para que o peludo possa se divertir sozinho! Para os bichanos, os objetos mais recomendados são prateleiras, tocas, postes e esconderijos! 

Seguindo as recomendações acima, praticamente, você não irá perceber diferença no seu gato castrado antes e depois! Quer dizer, você ainda terá os pontos positivos da castração: mais tranquilidade, saúde e bem-estar! 

gato dormindo

Nas clínicas da Petz, você encontra uma equipe especializada, que ficará feliz em conhecer seu filho de quatro patas e tirar todas as suas  dúvidas sobre o assunto. Procure a unidade mais próxima e venha nos visitar! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog