Bem-Estar

Gato enjoa da ração? Veja o que pode estar acontecendo com seu pet

Publicado em 11 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Se o seu bichano não está mais dando atenção ao pote de comida, sabia que ele pode simplesmente não querê-la? Isso mesmo, o gato enjoa da ração, e é muito importante se atentar a esse comportamento para mantê-lo saudável.

gatos comendo ração

Isso porque ele pode começar a perder pelo e se sentir cansado a todo momento, além de diminuir alguns quilos na balança. Por isso, se você tem notado esse comportamento em seu peludinho, não deixe de ler este conteúdo para descobrir o que fazer quando o gato não quer comer a ração. Confira.

Falta de apetite ou enjoo?

“O meu gato não quer comer ração, e agora?”. Para responder a essa pergunta, primeiro, você precisa entender se é realmente “charme” ou falta de apetite. Afinal, se o seu bichano não estiver com vontade de comer, pode ser um sintoma de que algo não está certo. Sendo assim, não hesite em levá-lo ao veterinário.

A falta de apetite é um sintoma comum. Os possíveis diagnósticos são: viroses, infecções, depressão e até mesmo velhice dos nossos companheiros de quatro patas. Porém, para ter certeza, você precisará levar a sua bola de pelos a um especialista.

Agora, se o veterinário falar que não é falta de apetite, saiba que pode ser algo mais simples. Isso porque o gato enjoa da ração, como iremos explicar em detalhes mais adiante.

O que pode fazer com que o gato enjoe da ração?

Entender porque os gatos enjoam da ração é uma tarefa mais simples do que muitos possam acreditar. Afinal, mesmo que eles não falem, existem alguns comportamentos que falam por si só.

Se o seu gato enjoou da ração, é preciso analisar e identificar alguns sinais em sua rotina. A seguir separamos duas situações que podem fazer com que o seu bichano não queira mais comer. Veja.

Mimos

Sabia que se a sua bola de pelos não está comendo pode ser algo que está fazendo? Os biscoitos durante o dia, por exemplo, é um dos principais causadores que fazem com que os gatos enjoem da ração.

Isso porque, quando você dá esses petiscos em excesso, eles esperam por esse momento especial e trocam a ração por esses mimos. Eles não são bobos, não é mesmo? E como gostamos de mimá-los, o gato enjoa da ração facilmente.

Comida fora de casa

Outro provável motivo para os bichanos não quererem comer a ração são os seus famosos passeios noturnos. Assim, se o seu peludinho tiver acesso à rua, você encontrou a razão do comportamento estranho.

gato deitado

Não é que os gatos enjoam da ração, mas eles possuem outro “fornecedor”. Caso suspeite que seja isso mesmo, faça um teste e tente ver onde o seu gatinho gosta de ficar e se alguém costuma o alimentar.

É importante ficar atento, afinal, existem vários perigos de comer alimentos que estão na rua. Desta forma, você consegue manter o seu pet saudável e feliz com a sua liberdade noturna.

O que fazer para que o bichano volte a comer?

Mesmo que você saiba que gato enjoa da ração e quais os principais motivos, o que é preciso fazer para que ele volte a se alimentar? Para te ajudar nessa tarefa nada fácil, separamos três dicas para seguir. Confira.

Trocar a ração

Sim, é possível que o seu bichano não esteja feliz com a ração que você comprou. Mesmo que você tenha escolhido a melhor ração, ele pode preferir outra marca e até mesmo sabor.

Quem tem um bichano como companheiro sabe que ele tende a ser criterioso e ter seus próprios costumes. Por isso, para os tutores de primeira viagem: não se preocupem, é um comportamento comum!

Criar uma rotina

Se você costuma deixar o pote de ração à disposição do seu bichano, uma alternativa para resolver esse problema é criar uma rotina de alimentação. Isso quer dizer mostrar para o seu pet que há horários certos para comer.

Para isso, você pode deixar a vasilha por 30 minutos e depois retirar, repetindo esse processo até que ele entenda que há horários para se alimentar. Assim, seu gato irá esperar ansioso para o momento da refeição. Interessante, não é mesmo?

Mudar a vasilha de lugar

O lugar em que coloca a vasilha de ração pode ser o grande problema. Por isso, antes de trocar a marca, vale fazer um teste e colocar o pote em outro lugar. Uma dica é escolher um lugar escuro, afinal, esses animaizinhos são noturnos e adoram comer em cômodos sem luz.

Inclusive, se a vasilha estiver perto da sua caixa de areia, eles podem não querer misturar os cheiros. Isso porque, essas bolas de pelos tendem a ser muito higiênicos.

Até mesmo escolher um pote de comida que seja mais alto pode ser uma solução. Afinal, quando os bichanos vão envelhecendo, eles passam a sentir dores no corpo e não conseguem mais abaixar como antigamente, por isso atenção!

gato comendo da tigela

Depois de descobrir que o gato enjoa da ração e algumas possíveis soluções, que tal aproveitar o que a Petz tem a oferecer? Acesse o nosso site e confira os nossos produtos e condições de pagamento.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog