Gato enxerga no escuro? Descubra essa e outras curiosidades

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 5, 2018

Bem-Estar
Gato enxerga no escuro? Descubra essa e outras curiosidades
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem nunca ouviu falar que os olhos são as janelas para a alma? Ditados populares à parte, a verdade é que, no caso dos gatos, os olhos deles realmente parecem traduzir bastante de sua personalidade. Afinal, assim como os próprios bichanos, olhos de gato também são dotados de muito charme, atitude e, principalmente, de mistério. Mas, afinal,  gato enxerga no escuro?

 

  1. Como a visão dos gatos é diferente da nossa?

Estudos para desvendar como é a visão dos gatos estão continuamente sendo feitos. No entanto, hoje em dia, a ciência mostra que, apesar de os olhos dos gatos terem uma estrutura bastante semelhante a dos olhos de humanos, a visão dos gatos têm algumas diferenças cruciais.

De acordo com a Dra. Camille Oliveira, médica-veterinária da Petz, a primeira delas é o fato de a pupila dos bichanos não serem redondas, e sim em formato de fenda. “Assim elas se fecham bastante para evitar a entrada do excesso de luz, que incomoda os gatos”, diz.

Além disso, você já deve ter reparado que esses pets são experts em perceber o que se passa ao redor deles, não é mesmo? Isso ocorre porque o campo visual dos gatos é de 200 graus. “É maior que o do ser humano, que é de 180 graus”, conclui a Dra. Camille.

 

  1. É verdade que os gatos enxergam melhor a noite? Gatos enxergam no escuro total?

Como todo gateiro sabe bem, gatos são pets de hábitos noturnos. Mais do que isso, é impressionante como eles se locomovem bem no escuro, pulando de um lugar para o outro com bastante precisão.

A Dra. Camille explica que isso ocorre porque, da mesma maneira que as pupilas do gato se fecham bem durante o dia, elas também se abrem mais que as dos seres humanos no escuro, permitindo uma maior entrada de luz.

Isso sem falar no fato de a retina dos felinos ser composta por mais bastonetes do que cones, o que significa que ela é mais equipada para absorver a luz do que as cores.

 

  1. Gatos enxergam colorido? Quais são as cores vistas por ele?

Já que falamos em absorção de cores, algumas pessoas acreditam que gatos enxergam em preto e branco. Mas, de acordo com estudos, isso não é verdade! Apesar do número menor de cones na retina, acredita-se que gatos consigam enxergar o azul e o amarelo, exatamente as cores da Petz! No entanto, elas não são vistas de maneira tão nítida quanto nós as vemos.

 

  1. Os gatos se comunicam com os olhos?

Para nós, um simples olhar já é capaz de dizer muita coisa ao interlocutor. Já quando o assunto são os gatos, a questão ainda não foi totalmente esclarecida. No entanto, alguns estudos – e também alguns gateiros – acreditam que esses pets sejam, sim, capazes de se comunicar com os olhos. Nesse sentido, eles citam, por exemplo, quando o bichano olha para o tutor e dá uma piscadinha, o que seria um sinal de afeto e de confiança. É ou não é muito amor?

 

  1. Quais são as principais doenças oculares em gatos?

Segundo a Dra. Camille Oliveira, as doenças oculares mais comuns são: conjuntivite, úlcera de córnea, glaucoma, uveíte e descolamento da retina.

Ainda que a conjuntivite não seja considerada uma doença grave, todas elas exigem atenção imediata, sendo que algumas podem, inclusive, levar à perda de visão. Por isso, leve o pet ao veterinário imediatamente ao perceber qualquer alteração nos olhos ou no comportamento do pet, como vermelhidão, presença de secreções, quedas frequentes, etc.

 

  1. O que fazer para garantir ao gato uma visão saudável?

Para a veterinária da Petz, os cuidados com a visão do bichano começam com uma alimentação equilibrada, fazendo o uso de rações de qualidade específicas para felinos.

Tenha cuidado com objetos potencialmente perigosos pela casa e procure fazer a higienização regular dos olhos do pet com o uso de algodão e de soro fisiológico. Segundo a especialista, isso vale principalmente para gatos com mais secreção ocular, como os persas e himalaios.

Por fim, lembre-se que a cegueira e outras doenças oculares também podem estar associadas a outros quadros de saúde, como diabetes, FIV e FELV. Por isso mesmo, é importante levar o pet ao veterinário ao menos uma vez por ano a fim de identificar qualquer alteração logo no início!

Já recebeu a orientação do veterinário em relação à ração mais recomendada para o seu amigo? Entre no site da Petz ou visite a unidade mais próxima a você, onde você encontra rações, brinquedos e todos os acessórios para manter o bem-estar do seu amigo. As clínicas da Petz também contam com diversas especialidades, incluindo oftalmologia veterinária.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Hellena M. D. Ritter - 25/10/2019

queria pedir que falassem sobre guepardos.????????
#I ❤ Petz