Bem-Estar

Gato pode comer barata? Conheça os riscos desse hábito e as dicas para evitá-lo

Publicado em 02 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se avistar certos insetos no chão de casa já causa repulsa, imagina só ver o seu adorado pet comer um deles? Sim, isso é algo bem nojento e nem um pouco saudável. Porém, por ser um hábito comum entre os felinos, o seu gato pode comer barata sem você perceber.

gato deitado no colo do tutor

Mesmo domesticados, os gatos são caçadores por natureza. Então, faz parte do instinto do animal caçar pequenas presas, e ele não precisa de muitos motivos para isso. Basta avistar um inseto para ele querer brincar ou abocanhar o bicho.

Você já deve ter notado seu amigo peludo agir dessa forma. No entanto, esse comportamento pode oferecer alguns riscos, ainda mais no caso de certos insetos. Acompanhe para saber mais e descobrir por que barata faz mal para gato.

Faz mal gato comer barata?

Devido ao instinto, é comum encontrar o gato caçando baratas, assim como outros insetos. O problema é que essa brincadeira dos bichanos pode custar a saúde deles, caso o tutor não fique atento!

As baratas possuem hábitos alimentares bem variados. Assim, elas comem qualquer coisa que encontram por aí, desde um inofensivo doce até excrementos e resíduos de lixo. Além disso, as que são avistadas em casa costumam morar no esgoto.

Esse é o grande perigo. As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de diversas doenças. Como elas circulam por locais muito contaminados, carregam nas patas e no abdômen diversas bactérias, como a Salmonella e a Shigella, que causam sérios problemas gastrointestinais nos felinos.

Assim, o gato não pode comer barata. Isso faz muito mal para o bichano. No entanto, esse não é o único risco que o inseto oferece aos felinos. Existem alguns outros.

Os riscos do exoesqueleto da barata

Ao saber a resposta para a pergunta “gato pode comer barata?”, assim como os riscos que isso oferece ao pet, também é importante entender que o exoesqueleto dela é resistente e envolvido por uma camada quitinosa. Qualquer inseto que possui essa parte mais dura pode trazer problemas para seu amigo peludo ao ser ingerido, como:

  • vômito;
  • diarreia;
  • irritações no sistema digestivo.

Na maioria dos casos, os sintomas são de curta duração. Porém, eles não deixam de ser bem desagradáveis e incômodos. Nas situações mais graves, a ingestão pode levar à obstrução da garganta do felino, dificultando a respiração.

Por isso, ao notar qualquer comportamento estranho do seu amigo peludo, ainda mais após vê-lo com uma barata na boca, leve o pet ao médico-veterinário imediatamente. Também tenha em mente que seu gato pode comer um inseto de espécie diferente. Porém, isso pode fazer tanto mal para ele quanto a ingestão da barata. Então, tenha atenção redobrada!

Cuidados com o uso de inseticida

Gato pode comer barata? Não! Sendo assim, é importante oferecer o mínimo de chances do inseto aparecer na sua casa. Para isso, muitos tutores recorrem ao bom e velho inseticida. Porém, tenha atenção! Essa escolha também pode ser arriscada.

O uso de inseticidas comuns pode até ser a maneira mais fácil de eliminar as baratas. No entanto, essa não é a alternativa mais recomendada, principalmente se você possui pets em casa. O produto ajuda a exterminar o inseto, mas oferece riscos aos bichanos, que podem encontrar a barata envenenada e abocanhá-la.

Por isso, ao notar que tem baratas na sua casa (e sabendo que gato come barata acidentalmente), faça uma boa limpeza pelos cômodos com produtos neutros e use repelentes naturais. Dessa forma, você evita que seu amigo peludo seja contaminado por veneno.

dois gatos sentados em uma cadeira

Instinto de caça

Como já mencionamos, os gatos têm instinto de caça, assim como outros felinos. Além disso, os insetos costumam ser presas muito interessantes para eles. Assim, o seu gato pode comer barata e outros bichos acidentalmente.

Contudo, ele não faz isso com a intenção de se alimentar, necessariamente. Pode ser mais uma brincadeira divertida do que algo predatório. Desse modo, você não vai conseguir evitar esse comportamento natural. Mesmo com o oferecimento da melhor alimentação e a oferta de brinquedos para o seu bichano, ele vai continuar em busca de insetos.

Por isso, aqui, seu papel é proporcionar um ambiente limpo e adequado para minimizar possíveis riscos, além de estar sempre atento ao que o gato pode comer acidentalmente.

Algumas dicas para evitar baratas

O repelente natural é uma das alternativas para deixar as baratas bem longe da sua casa. Existem outras medidas que podem ajudar nessa missão. As dicas a seguir podem ser úteis:

  • troque o lixo com frequência;
  • faça faxinas regulares;
  • evite deixar resquícios de comida pela casa, principalmente na cozinha;
  • evite embalagens de comida abertas;
  • mantenha o ambiente sempre limpo e arejado;
  • coloque protetores nas portas e telas de mosquiteiro nas janelas.

Vale dizer que as baratas são muito espertas e se infestam pela casa com facilidade. Por isso, caso você veja elas no ambiente mesmo após os cuidados, é o caso de chamar uma empresa especializada para acabar com o problema. Durante o processo de dedetização, saia do local com seu bichano até tudo se normalizar.

gato com a boca aberta e língua de fora

Agora que você já sabe que gato pode comer barata acidentalmente e que isso não é nada bom para a saúde do bichano, que tal ler outros conteúdos? Aqui, no blog da Petz, temos diversas dicas interessantes. Confira

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog