Bem-Estar

Gato pode comer catnip? Veja aqui e saiba tudo sobre a erva-dos-gatos

Se você é um tutor de felinos, com certeza já ouviu falar de catnip, também conhecida como a erva-dos-gatos. Essa plantinha pode ser utilizada para diversos fins: adestramento, atividade física, relaxamento e até diversão. Contudo, será que gato pode comer catnip?

O uso é feito pelo aroma. Ou seja, os gatos precisam cheirar o catnip para terem o efeito esperado. Então, será que a ingestão causa algum problema? Confira todas as respostas a seguir sobre se gato pode comer catnip.

O que é catnip?

Afinal, o que é catnip? Catnip é uma planta da mesma família da hortelã. O nome científico é Nepeta cataria. Ela foi desenvolvida há muitos anos, na Europa e na Ásia Central.

Os registros de uso da erva-do-gato são mais velhos que você imagina. Durante a Roma antiga, ela era utilizada como tempero para as carnes. Com o passar do tempo, ela foi associada aos felinos, e isso se deu por causa de todos os efeitos da catnip nos bichanos. 

Os efeitos são provocados por uma substância chamada nepetalactone, presente no catnip. Essa substância imita a ação do feromônio do gato, associado ao acasalamento. Por isso que os gatos ficam tão animados ao cheirarem essa plantinha. 

Se você tem dúvida sobre como usar catnip, é muito fácil: basta espalhar um pouquinho no chão ou na área que você deseja que o seu gato fique para ele interagir com o elemento em poucos segundos.

Gatos podem comer catnip?

Após espalhar a planta, você perceberá que o felino começará a rolar, se esfregar e até lamber o catnip. Aí vem a dúvida: será que gato pode comer catnip?

A resposta é sim! A erva não faz mal nenhum ao estômago do animal. Também não causa nenhum tipo de vício e não possui nenhuma contraindicação.

Porém, se o seu gato ingerir uma grande quantidade da planta, pode haver algum desconforto estomacal, além de vômitos e diarreia. Nessa situação, é recomendado hidratar o bichano e levá-lo ao veterinário de confiança para garantir que não haverá nenhum problema. 

Além disso, o catnip só tem efeito quando o gato sente o cheiro. Por isso, não é recomendado oferecer essa erva como comida ou petisco, apenas para ele a cheirar. 

Quando é indicado dar catnip para o gato?

Agora que você já está por dentro de que gato pode comer catnip, deve estar se perguntando quando oferecer para o pet cheirar, não é mesmo? O uso da erva-do-gato é bastante vasto. Ela pode ser indicada em diversas situações. Algumas das principais são: 

  • estimular a prática de exercício;
  • fazer treinamentos específicos (se o gato é arisco com visitas, por exemplo, usar o catnip nessa situação pode ajudar);
  • incentivar novos hábitos (como usar um arranhador ou dormir na caminha);
  • adaptar a um novo ambiente;
  • ajudar no relaxamento, na diminuição da ansiedade e do estresse.

Além desses fatores descritos acima, o catnip é uma ótima alternativa de brincadeira e forma de diversão para o seu gatinho. 

Por causa da versatilidade, a erva pode ser encontrada em diversos formatos. Você pode encontrá-la de maneira avulsa e desidratada, em formato de spray ou até como arranhadores e brinquedos com catnip

Como os gatos se comportam com o catnip?

Conforme você viu acima, a erva-do-gato é um ótimo estimulante para a maioria dos felinos. Após cheirarem a planta, eles podem apresentar algumas mudanças comportamentais, ficando mais eufóricos e alegres. Além disso, os gatos podem: 

  • correr mais rápido pela casa ou pelo ambiente em que estiverem;
  • balançar mais a cabeça e o rabo;
  • escalar e pular em locais mais altos;
  • arranhar com mais velocidade que o usual;
  • perseguir presas imaginárias, como um brinquedo;
  • liberar mais saliva;
  • emitir sons diferentes dos miados tradicionais.

Após o efeito do catnip, que pode durar entre 5 e 15 minutos, os gatos tendem a ficar mais preguiçosos e relaxados, já que gastam muita energia com a brincadeira. 

É importante lembrar que nem todos os gatos são estimulados pela erva. Cerca de 25% dos felinos não reagem a ela. 

Alguns estudos sugeriram que a reação ao catnip é hereditária, ou seja, é passada de pai para filho. Por isso, se o seu gatinho não é estimulado por essa planta, há grandes chances dos filhotes ou dos irmãos também não serem. Além disso, cada pet é individual, por isso, as reações podem variar.

Há alguma contraindicação ao catnip?

Até os dias de hoje, não há nenhuma indicação contra o uso do catnip. Porém, recomenda-se a utilização espaçada da erva para manter a intensidade dos efeitos da substância.

Outro fator que deve ser observado é o comportamento do gato durante o uso do catnip. Alguns felinos, principalmente os machos, podem se tornar agressivos.

Nesse caso, a recomendação é suspender o uso da planta e conversar com um veterinário, que irá recomendar outras alternativas ao uso da erva. 

Você costuma oferecer o catnip ao seu gato? Se você está procurando onde comprar catnip, procure a loja mais próxima da Petz ou adquira diretamente no nosso site.

Gostou de saber se gato pode comer catnip? Então, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos sobre como cuidar dos felinos aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça um pouco mais sobre os tipos de canário

Você sabia que existem vários tipos de canário? Essa ave pequena é muito conhecida pelo…

16 horas ago

Já se perguntou se passarinho faz xixi? Tire essa dúvida agora!

O organismo das aves é um pouco diferente do dos seres humanos e outros mamíferos,…

17 horas ago

Aprenda como fazer muda de hortênsia e embeleze ainda mais seu jardim!

Aprenda como fazer muda de hortênsia e transforme seu ambiente externo! Essa é uma planta…

2 dias ago

Cachorro com coceira e feridas: identificando as causas

Um cachorro com coceira e feridas requer atenção imediata dos tutores. Sintomas como esses indicam…

3 dias ago

Calopsita pode tomar leite? Cuidados na alimentação das aves

Essa ave de origem australiana conquistou corações ao redor do mundo. Ela ficou popular por…

3 dias ago

Plantas para pets: coelho pode comer samambaia?

Coelho pode comer samambaia? Se você é tutor de um orelhudo, essa pergunta já pode…

5 dias ago