Bem-Estar

Gato pode comer macarrão? Descubra se as massas estão permitidas

Publicado em 20 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Ninguém nega uma boa macarronada, não é mesmo? O clássico prato italiano é tão admirado que, às vezes, até nossos amigos de quatro patas querem uma boquinha! Mas será que gato pode comer macarrão? 

dois gatos comendo ração

Por mais que este prato seja muito comum em nossos cardápios, é necessário ter cuidado. Afinal, ingredientes do nosso dia a dia podem ser tóxicos para os pets. Quer saber se gato pode comer macarrão? Então, continue lendo! Aprenda sobre a alimentação dos bichanos na Petz! 

Pode dar macarrão para gato? 

Gatos podem comer macarrão? A resposta para esta pergunta é um tanto complexa. Isso porque a massa não contém elementos tóxicos para os bichanos. Na verdade, o problema está no molho, que é muito ácido para o estômago dos peludos. 

Por isso, pode causar complicações, como vômitos e diarreias. Além disso, para um bom espaguete, utilizamos ingredientes como cebola, alho, sal e pimenta, todos tóxicos para os pets. 

Ou seja, oferecer um pouco de macarronada para seu peludo pode trazer muitos problemas! Por isso, se você está se perguntando se gato pode comer macarrão, fica o alerta: este prato está na lista de alimentos que gatos não podem comer

E macarrão sem molho? 

Certo, já sabemos que gato não pode comer macarrão por causa do molho. Mas e se oferecemos apenas massa cozida? Será que é uma das coisas que gato pode comer de forma segura? 

De fato, os riscos de intoxicação com o macarrão sem molho são menores. Entretanto, este alimento também não é indicado para os pets. Isso porque as massas possuem poucos nutrientes que podem ser aproveitados pelos animais. 

Como lembra a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os gatos são exclusivamente carnívoros. O macarrão é rico em amido e carboidratos. Por isso, não faz muito sentido oferecer massa para seu bigodudo! O ideal é procurar um petisco mais seguro e saudável. 

Meu gato comeu macarrão. E agora? 

Agora que você já sabe que gato não pode comer macarrão, vai manter o alimento longe do seu bichano! Entretanto, acidentes sempre podem acontecer. Se seu bichano abocanhou um pouco de macarronada em um momento de descuido, não há motivos para pânico. 

Como vimos, nenhum ingrediente utilizado no preparo das massas é altamente tóxico para os pets. O recomendado é observar o comportamento do bichano por algumas horas. 

Se ele apresentar sintomas como vômitos, diarreia ou apatia, procure um veterinário imediatamente. O especialista poderá realizar um diagnóstico preciso e receitar o tratamento mais adequado. 

gato em frente a comedouro verde

Montando um cardápio equilibrado

Como vimos, os bichanos são pets exclusivamente carnívoros. Graças a esse fato, alguns tutores podem ficar confusos na hora de montar o cardápio dos peludos. Afinal, como adaptar os hábitos de um felino para o ambiente doméstico? 

A Dra. Luiza comenta que, na verdade, esta é uma tarefa bem simples: basta oferecer uma boa ração. “Este alimento atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, comenta a veterinária. Como é elaborada especialmente para os bigodudos, cada porção contém a quantidade exata de nutrientes que eles precisam! 

“Além disso, é de fácil acesso, tem um tempo de conservação longo e permite mais praticidade aos tutores na hora da alimentação”, complementa. Ou seja, antes de se perguntar se gato pode comer macarrão, confira o estoque de ração do seu peludo! 

E os petiscos? 

Os petiscos também fazem parte das coisas que gatos podem comer! A Dra. Luiza explica que eles são muito recomendados por especialistas porque, além de saborosos, são uma ótima forma de agradar seu peludo. Assim, auxiliam a fortalecer laços e são utilizados como reforço positivo, estimulando o bom comportamento. 

Entretanto, o macarrão também não é o petisco mais indicado. A veterinária afirma que há opções mais saudáveis, pois contribuem para a qualidade de vida dos peludos, incluindo frutas e legumes. 

“As fibras encontradas nos vegetais e nas plantas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta. Nesse sentido, a especialista passou uma lista de legumes que estão entre os alimentos que o gato pode comer. Veja como prepará-los.

  • Banana: sem casca e cortada em pedaços pequenos;
  • Batata: cozida, sem tempero e cortada em pedaços pequenos;
  • Cenoura: cozida, sem tempero e cortada em pedaços pequenos;
  • Maçã: sem casca, sem sementes e cortada em pedaços pequenos;
  • Melancia: sem casca, sem sementes e cortada em pedaços pequenos.

A Dra. Luiza ainda lembra que as frutas e os legumes são petiscos, por isso, devem ser oferecidos apenas de vez em quando. Afinal, eles não possuem os nutrientes necessários para um pet carnívoro. 

Por outro lado, os petiscos próprios para pets já são pensados para o organismo dos felinos! Além de seguros, eles são saudáveis e nutritivos. Por isso, procure a Petz mais próxima e garanta um bom petisco para gato! 

gato cheirando ração

Em nossas lojas, você encontra uma grande variedade de marcas e modelos. Certamente, há um petisco perfeito para seu filho de quatro patas. Venha nos fazer uma visita ou acesse a loja virtual da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog