Bem-Estar

Gato pode comer peixe? Descubra se o alimento está liberado!

Publicado em 23 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quando falamos na alimentação dos felinos, logo temos em nossas mentes aquela cena dos desenhos animados, quando o bichano abocanha um peixe para comer. Mas será que gato pode comer peixe mesmo? 

gato deixado

É importante prestar atenção nos cardápios dos bichanos. Afinal, muitos alimentos que não são tóxicos para nós podem ser para os gatos. Para te ajudar a entender melhor se gato pode comer peixe, elaboramos um guia completo com diversas dicas.

Afinal, gato pode comer peixe?

Se você tem um peludinho em casa, pode ser difícil lidar com o olhar pidão dele. Apesar de sempre querer agradar os bichanos dando a eles pequenos pedacinhos da nossa comida, é preciso ficar muito atento, já que alguns alimentos fazem muito mal para os felinos.

É o caso dos peixes crus, por exemplo. Embora os felinos adorem essa comida e não consigam recusá-la, é preciso negá-la aos olhinhos do pidão. Isso porque, se o alimento for oferecido cru para os bichanos, eles podem sofrem de uma intoxicação alimentar e se contaminar. 

Além disso, peixes enlatados, como atum e sardinha, possuem grande quantidade de sódio, além de outros temperos que fazem mal para os felinos. Por isso, alimentos enlatados também devem ser evitados na refeição dos gatos.

Sendo assim, se você está se perguntando se pode dar peixe para gato e está cogitando oferecer a comida crua ou enlatada, saiba que esse não é um petisco indicado. O melhor é buscar uma opção de alimento mais saudável e segura.

Perigos do peixe cru

Ao oferecer peixe cru para gatos estamos apresentando alguns riscos à saúde do pet. Isso porque esse alimento cru pode conter bactérias e parasitas prejudiciais aos bichanos, como a Salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar.

Além disso, os peixes crus podem provocar uma deficiência de vitamina B no organismo do felino, já que contêm uma substância que reduz a tiamina, que faz parte do complexo B. 

Perigos do peixe entalado

Os alimentos enlatados contam com altas concentrações de sódio, que acabam sendo prejudiciais aos felinos. Isso porque podem levar ao aumento da pressão arterial dos bichanos, além de problemas no intestino, no rim e no fígado.

Alimentos enlatados também possuem muita gordura para ajudar na sua conservação, tornando o alimento muito gorduroso. Assim, podem aumentar os riscos para a saúde do pet.

gato sentado

Outras opções de peixes

Agora que estamos cientes de que não podemos dar peixe para gato,  seja cru ou enlatado, será que podemos oferecer o alimento de outra maneira para nossos peludos?

O problema do gato comendo peixe, mesmo sendo preparado de outra maneira, como cozido, são os espinhos. Isso porque o cozimento da carne favorece o processo de endurecimento das espinhas, que podem fazer mal ao gatinho.

Apesar de a carne cozida e sem tempero ou grandes quantidades de sal poder ser colocada na dieta do animal, isso só deve ser feito quando o médico-veterinário orienta. Por isso, prefira manter os pescados apenas na sua alimentação. Agora você já sabe a resposta quando perguntarem se gato pode comer peixes. 

Alimentos que gatos não podem comer

Apesar de os felinos serem parecidos conosco, não podemos oferecer todos os alimentos que estão inclusos na nossa alimentação para eles. Para você ficar por dentro de algumas das principais comidas que o pet não pode ter em sua rotina alimentar, separamos uma lista:

  • chocolate;
  • uva;
  • alho e cebola;
  • leite e derivados;
  • ovo cru;
  • café;
  • álcool;
  • açúcar.

Lembre-se que mesmo o animal fazendo uma carinha triste, é importante negar esses alimentos para ele. Afinal, queremos que nosso peludinho fique saudável e tenha uma vida longa e feliz, não é mesmo?

Petiscos saudáveis

Se seu bichano é fã de peixe, não se preocupe, há diversas opções de petiscos saudáveis que estão liberados na alimentação dos pets. Busque aperitivos que tenham o sabor de peixe e ofereça para os peludinhos nos intervalos das refeições.

É importante lembrar que os petiscos não podem substituir a ração do gatinho. Por isso, não ofereça em grandes quantidades, principalmente perto do horário das refeições, já que pode levar o animal a perder o apetite. 

Alimentação equilibrada

Elaborar um cardápio para seu peludinho pode ser uma tarefa difícil, visto que ele deve conter todos os nutrientes essenciais para manter a saúde e o bem-estar do pet. Pensando nisso, conte sempre com a ajuda de um profissional de sua confiança para ajudar na elaboração da rotina alimentar do animal.

A ração deve ser a base da alimentação do pet. Por isso, se o peludo é fã de peixes, procure uma ração para gato com sabor de peixe que tenha todos os nutrientes para a fase da vida do animal e suas necessidades nutricionais.

gato lambendo os beiços

Gostou de saber um pouco se gato pode comer peixe? Aqui, no blog da Petz, estamos sempre com o radar ligado para trazermos as melhores dicas e explicações sobre a alimentação, rotina e cuidados com os animaizinhos. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog