Bem-Estar

Banheiros para gatos: saiba 6 mitos e verdades sobre o tema

Publicado em 04 de julho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Só quem tem um pet em casa sabe que isso traz muitas responsabilidades! Uma dos passos principais é sempre conhecer os hábitos da espécie. Os gatos, por exemplo, enterram as necessidades sem treinamento. Aliás, será que há outras coisas para saber sobre banheiros para gatos?

banheiros para gatos

Chamamos uma especialista para desvendar 6 mitos e verdades sobre o tema. Continue lendo e aprenda mais sobre banheiro de gato e descubra como melhorar a qualidade de vida de seu bichano!

1. Banheiros para gatos: eles nascem sabendo enterrar as necessidades

Verdade! Esse é um instinto e, portanto, os bichanos já nascem com esse hábito. Alguns animais em particular podem ter um comportamento diferente por alguma característica ou trauma. Mas, no geral, os gatos gostam de enterrar as necessidades.

O curioso é que nem mesmo os especialistas sabem dizer ao certo qual o motivo para isso! Alguns afirmam que é uma técnica de sobrevivência, pois assim escondem os rastros. Outros afirmam que é um sinal de respeito ao tutor: enterrando o xixi, o gato admite a superioridade do dono da casa.

2. A sílica é a melhor opção de areia para os gatos

Mito! Na verdade, tudo vai depender do gato, da casa e do tutor. “Existem basicamente três tipos de areias para gatos, cada uma com características próprias”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Anna Carolina Massenz.

  • Absorvente: como a sílica, esse tipo absorve a urina e o odor, sendo uma ótima opção para ambientes fechados! Tem alto poder desodorizante e, apesar de ser mais cara, rende bem mais. O que a torna uma opção econômica. Alguns bichanos, porém, não se adaptam à textura dessa areia, que é bem diferente da natural.
  • Aglomerante: como a bentonita ou a areia comum para gatos. O material cola ao redor da urina e das fezes, formando pequenos blocos. É de fácil manuseio e também auxilia a disfarçar o cheiro. Mas precisa ser trocada com mais frequência.
  • Biodegradáveis: são materiais de origem vegetal, como serragem, papel ou palha. Não possui função desodorizante e precisa ser trocada com muita frequência. Porém é mais ecológica e pode, inclusive, ser descartada no vaso sanitário.

Em lojas bem equipadas, como a Petz, é possível encontrar a melhor areia para gatos. Basta o você escolher aquele que combina mais com o seu amigo!

3. Banheiros para gatos específicos para cada bichano

Verdade! Mas isso não quer dizer que cada felino utilizará uma caixa de areia para gatos específica. Segundo especialistas, os bichanos possuem relações complexas.

banheiros para gatos pet

E, caso sua casa tenha mais de um pet, fica difícil saber como eles irão se comportar em relação ao banheiro para gatos. De forma geral, o mais indicado é uma caixa a mais do que o número de felinos da casa. Ou seja: se há 2 gatos, o ideal é ter 3 caixas.

4. O gato dominante vai comandar os banheiros

Verdade! Mas a questão é um pouco mais complicada do que isso. “Quando temos casas com muitos gatos, sempre temos alguns que são dominantes e outros que são submissos” explica a Dra. Anna Carolina.

Mas essa relação pode ser sutil e nem sempre é facilmente percebida pelos tutores. No entanto, caso o gato dominante tome conta de um dos banheiros, ele pode afastar os outros pets. Que ficarão sem lugar para fazer as necessidades.  Isso pode levar o bichano a fazer xixi no lugar errado. Por isso os especialistas sempre recomendam mais caixas do que gatos.

5. Banheiros para gatos sujos podem trazer doenças

Verdade! Gatos possuem personalidade forte e são muito exigentes em relação ao banheiro pet!

“Se a caixa estiver suja, a probabilidade do bichano não querer usá-la é grande”, comenta a Dra. Anna Carolina. Isso pode trazer algumas complicações. Se o pet segurar o xixi por muito tempo, esperando que a caixa seja limpa, ele pode desenvolver doenças urinárias.

Outro problema comum é a constipação, por ressecamento das fezes. Por isso é tão importante manter os banheiros para gatos sempre limpos e organizados!

6. A caixa aberta é melhor pela ventilação

Mito! Esse é um outro caso que vai depender do felino e do tutor. Alguns pets não se adequam à caixa de areia fechada para gatos. Porém, esses modelos podem reter melhor o odor, o que ganha pontos para os tutores.

Tanto a caixa fechada como a aberta são adequadas e recomendadas por especialistas. Por isso, o melhor é experimentar e ver qual se adequa mais a sua casa.

banheiros para gatos felinos

E aí, já aprendeu tudo sobre banheiros e qual a melhor areia para gatos? Na Petz, você encontra o que seu bichano precisa para fazer as necessidades com tranquilidade e segurança! Procure a unidade mais próxima e venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog