Todo tutor se preocupa com a saúde de seu filho de quatro patas. Por isso, ao notar que o pet está com queda de pelos, manchas ou coceira, é normal se alarmar. As doenças de pele em gato são preocupantes e estão entre os problemas de saúde mais comuns nos bichanos.

Por isso, conhecer as principais doenças, diagnósticos e tratamentos é essencial para garantir uma recuperação tranquila e manter o pet sempre saudável. A Petz ouviu especialistas e aqui você encontra todas as dúvidas sobre essas disfunções na pele dos gatos. Confira!

Principais doenças

As doenças de pele em gato podem ter diversas causas e todas elas precisam de atenção médica. Nesse sentido, os quatro problemas mais comuns, de acordo com os especialistas são:

Sarna de ouvido

Conhecida também como sarna otodécica, é uma doença muito comum em bichanos e que pode causar grande incômodo para o pet. Nessa situação, ácaros atacam a região do ouvido do gato e proporcionam coceira intensa e um excesso de cera.

Para tentar aliviar os sintomas, o bichano coça muito a orelha, o que causa feridas na região. Se não for bem tratada, pode evoluir para uma inflamação ou infecção bacteriana de ouvido, trazendo graves consequências para o pet.

Dermatite alérgica a pulgas

As pulgas causam muito incômodo, todo mundo sabe. Mas o que muita gente desconhece é que alguns pets podem sofrer ainda mais com esses parasitas. Você já ouviu falar de dermatite em gatos?

A chamada dermatite alérgica a pulgas ocorre quando o gato sofre uma reação alérgica à saliva da pulga. Apenas uma picada pode gerar coceira intensa, que pode durar por muitos dias. Além da tradicional coceira, é comum surgirem feridas na pele do gato, o que naturalmente já preocupa muitos tutores.

Alergia alimentar

Uma boa nutrição é o primeiro passo para uma boa saúde, mas mesmo rações certificadas podem causar problemas de pele em gatos.

A alergia alimentar ocorre quando o gato é intolerante a algum componente da ração, o que requer atenção dos clientes para notar e sanar esse problema. O sintoma principal é o pelo do gato caindo e a pele vermelha. O gato também pode apresentar coceira intensa, intestino desregulado, apatia e falta de apetite.

Micoses

Causadas por fungos, a micose em gatos é um dos problemas de pele mais comuns nos bichanos. Na maioria das vezes, é causada pelo fungo Microsporum canis, que, normalmente, está na pele dos gatos, mas provoca problemas se e quando eles têm queda de imunidade.

Esse problema pode facilmente ser transmitido e afeta a pele, os pelos e até as unhas do felino. Pets com micose frequentemente apresentam zonas sem pelos e pele descamando, o que gera casquinhas na pele do gato.

Diagnóstico e Tratamento

Ao notar qualquer alteração na pele de seu filho de quatro patas, procure um veterinário o mais rápido possível. Os sintomas dessas doenças podem ser parecidas e confundem o tutor. Dessa forma, somente um especialista saberá identificar a origem correta dos problemas.

O diagnóstico é realizado por meio de análises da pele e das feridas, além de exames nos pelos. Após descobrir a causa da doença, o veterinário poderá receitar o tratamento correto.

Para cuidar dessas questões, pode-se utilizar pomadas e loções, além de comprimidos, dependendo do perfil do bichano e a origem da enfermidade.

Cuidados e precauções

Para evitar problemas de pele em gatos, alguns cuidados básicos são muito eficientes. Apesar de serem aventureiros e exploradores, veterinários sempre recomendam que os bichanos fiquem dentro de casa.

Isso porque, durante as saídas, o pet pode entrar em contato com outros animais infectados, contrair doenças ou se envolver em brigas com outros gatos, o que pode ser a causa de diferentes problemas, como a esporotricose.

O estresse e até a falta de higiene também podem gerar problemas

O estresse também é uma causa comum para problemas de pele. Isso acontece porque os gatos gostam de tranquilidade e ambientes mais calmos. Para conter essas questões, exercícios em um ambiente controlado são muito recomendados.

A higiene é fundamental para evitar problemas de pele em gatos. Por isso, vale a pena levar seu bichano regularmente ao pet shop. E, é claro, não se esqueça de limpar regularmente o ambiente do pet, em especial sua caminha. Além disso, a escovação diária é muito benéfica para gatos e garante, além de pelos saudáveis, uma ótima aparência!

A Petz conta com toda a infraestrutura para receber você e seu peludo. Seja para uma visita rotineira, uma consulta com um veterinário ou mesmo um tratamento estético, nossa equipe ficará feliz em recebê-los. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!